Cerca de 130 atendidos na Casa do Pequeno Artista (CPA), entre crianças e adolescentes, visitaram nestas quarta e quinta-feiras, 28 e 29, as instalações da 1ª Feira Literária de Juiz de Fora. O evento, parceria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com seis livrarias da cidade, tem como objetivo aproximar a comunidade, em especial os jovens, da prática da leitura.
Segundo o educador da CPA, João Marcelo, a Feira proporciona aos jovens uma experiência diferente da que eles conhecem, relacionada à leitura: “Aqui, nossos atendidos podem perceber que existem maneiras diferentes, e muito mais divertidas, de se interessar pela leitura. Por termos um índice grande de defasagem escolar entre eles (os atendidos), queremos que ao menos se habituem com a forma mais lúdica, e não apenas com a questão massiva e formal de ler, imposta no ambiente escolar”.
Durante o evento, os jovens puderam conferir a produção de livros e conversar com escritores. “Na quinta-feira tivemos um bate-papo com a autora do livro ´Casamento do Galo José`, Marisélia Abreu. Ela contou como a obra foi produzida, desde o princípio, ou seja, desde o rascunho, até as ilustrações. Esta é uma maneira de mostrarmos aos jovens que não são apenas palavras, mas todo um trabalho que pode se tornar profissão”, acrescentou João Marcelo.
A resposta dos jovens foi positiva. “Foi importante para a gente conhecer outras maneiras de leitura, como a contação de histórias. Essa foi a melhor parte. Gostei muito de como os autores interpretam suas histórias e passam para a gente”, afirmou Hyuri de Oliveira, 14 anos.
A Casa do Pequeno Artista
Atualmente, a CPA, serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da PJF, executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), mantém mais de 200 educandos com idades entre 12 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade pessoal e ou social. O programa oferece aos participantes oficinas de musicalização, dança, artes e informática. A unidade fica na Rua Espírito Santo, 456 – 2° andar – Centro. O telefone de contato é o 3690-8336.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.