O vereador Flávio Cheker (PT) foi uma das autoridades a se pronunciar na abertura da 1ª Conferência de Comunicação de Juiz de Fora, denominada “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” (25/09). Cheker considerou uma honra a Câmara sediar a abertura e informou que esta foi uma reivindicação dos organizadores. “É emblemático o Legislativo sediar a Conferência, afinal aqui é a Casa do Povo, embora infelizmente com frequência seja grande o hiato entre os políticos e o povo,” disse, enfatizando a importância e amplitude do evento na medida em que reúne profissionais, estudantes, professores da área e lideranças comunitárias em um grande debate aberto.
“Estamos diante de uma platéia qualificada que conhece os pontos nevrálgicos da área,” disse. Mesmo sendo a primeira conferência, Cheker a considera vitoriosa, a começar pelo número de participantes. Todas as inscrições para delegados foram preenchidas, ou seja, 150, sem contar a dos observadores.
Eventos como a Conferência podem não resultar em soluções imediatas, mas Cheker afirma que têm o mérito de levar a sociedade organizada a se mobilizar em busca de alternativas e fazer cobranças às autoridades constituídas.
Os debates, na verdade, foram iniciados na véspera durante Audiência Pública sobre a situação das rádios comunitários realizada por solicitação de Cheker. O tema voltou a ser abordado na Conferência.
Também usaram da palavra a representante dos movimentos sociais, Adenilde Petrina; da Universidade Federal de Juiz de Fora, Kleber Ramos; o secretário Municipal de Comunicação Social, Rodrigo Barbosa, e o prefeito Custódio Mattos.
Em seguida, foi realizada palestra sobre “Comunicação: Meios para a construção de direitos e cidadania na era digital” por Murilo César Oliveira Ramos, professor da Universidade de Brasília (UNB), e Josué Franco Lopes, da Associação Brasileira de Radiodifusão (Abraço). O evento prosseguiu sábado (26/09) no auditório do Instituto Granbery.