A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu na tarde desta terça-feira, 12, um passeio com 15 assistidos do Centro de Referência Especializado Para População em Situação de Rua (Centro Pop) e da Casa da Cidadania. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o parque do Museu Mariano Procópio – muitos pela primeira vez – e desfrutarem do contato com a natureza durante toda a tarde.
A programação começou com uma recepção aos atendidos, que puderam aproveitar a sombra das árvores para pintar e interagir com o ambiente. Em seguida, o grupo teve as orientações para o passeio, que durou até o fim da tarde. Com a presença de um guia, os visitantes caminharam por toda a área verde do parque, onde perguntaram sobre as plantas e viram de perto os animais, como cisnes e tartarugas.
Enquanto caminhava pela trilha, um casal, de mãos dadas, observava os pássaros e conversava com os amigos sobre o descarte correto do lixo, os monumentos históricos e as mudanças que o local sofreu ao longo do tempo. Amaro Emílio, um dos assistidos pelo Centro Pop, já faz planos para uma nova visita, que será em setembro: “Eu venho aqui desde criança, mas hoje foi diferente. Na próxima vez vou trazer o violão, para aproveitarmos ainda mais esse espaço. Gostei muito da caminhada de hoje”.
Para concluir o passeio, eles tiveram uma dinâmica que abordou a preservação e a conscientização do patrimônio histórico, frisando que todos são responsáveis e convidados a conhecer o espaço. Depois do lanche, produziram cartões postais, que puderam enviar para familiares e amigos.
“Pela oportunidade de saírem da zona de conforto, aprenderem sobre a história do local e seus monumentos, e ainda conhecerem suas belezas naturais, já valeu a caminhada”, destacou Auzenda Maria Villela, supervisora de Atenção à População em Situação de Rua, que acompanhou a visita.
Serviços para população em situação de rua
O Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção na sociedade do cidadão em situação de rua, buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. O centro tem capacidade para atender, em média, 120 pessoas por dia, e funciona na Rua Oswaldo Veloso, 190, no Centro.
Já a Casa da Cidadania realiza o acolhimento institucional destes cidadãos, que se encontram também em situação de alto risco e vulnerabilidade social. A Casa da Cidadania fica na Alameda Silva Mello Reis, 6.001, Bairro Jardim Esperança.
O cidadão pode ter acesso aos serviços por demanda espontânea, quando procura a unidade, ou através do serviço de abordagem, que pode ser solicitado por qualquer pessoa, pelo telefone 3690-7770.