JF MAIS CIDADANIA – Cerca de 35 pessoas em situação de rua atendidas por unidades socioassistencias da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participaram na manhã desta quarta-feira, 19, de um passeio no Morro do Cristo e no Parque da Lajinha. A atividade fez parte de um projeto desenvolvido em conjunto pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e pela Casa de Cidadania, cuja proposta é realizar visitas a pontos turísticos da cidade. O objetivo é promover a reinserção social deste público através da cultura, arte e lazer.
As visitas, finalizadas com um piquenique no Parque da Lajinha, foram guiadas por uma dupla de integrantes da Guarda Municipal Ambiental (GMA), que deu informações sobre os aspectos ecológicos, históricos e culturais dos pontos visitados. “Juiz de Fora tem um grande potencial turístico. Queremos aproveitar essas opções para oportunizar momentos de lazer e conhecimento”, explicou a pedagoga das unidades, Josélia Maria Avelino. De acordo com ela, a proposta é uma eficiente ferramenta para a reinserção destas pessoas na sociedade: “Estas atividades possibilitam um momento que é raro na vida deles, de descontração e, ao mesmo tempo, de cultura e conhecimento. Além disso, eles percebem que as opções que a cidade oferece também são para eles”.
Esta é a terceira visita promovida pelas unidades nas duas últimas semanas. No dia 11, o destino foi o Museu Mariano Procópio, e no dia 18, o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes. Na sexta-feira, 21, a Casa de Cidadania reunirá todos os atendidos que participaram do passeio para uma conversa de avaliação. “Queremos saber a impressão que eles tiveram, o que mais gostaram e, claro, ouvir sugestões para uma próxima visita”, finalizou Josélia. Na ocasião, aqueles que se interessarem serão convidados a fazer um desenho sobre os pontos turísticos visitados.
Os serviços
A Casa da Cidadania realiza o acolhimento institucional de cidadãos que se encontram em vivência de rua, em situação de alto risco e vulnerabilidade social. A capacidade de atendimento é de 70 usuários, sendo 55 leitos masculinos e 15 femininos. A unidade fica na Alameda Ilva Mello Reis, 6.001, no Bairro Jardim Esperança.
O Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades, voltadas para a reinserção na sociedade do cidadão em situação de rua, buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. A unidade conta, ainda, com uma biblioteca e uma sala de artes para a promoção de oficinas de artesanato. O Centro Pop tem capacidade para atender, em média, 120 pessoas por dia, e funciona na Rua Oswaldo Veloso, 190, no Centro. O cidadão pode ter acesso ao serviço por demanda espontânea, quando procura a unidade, ou através do serviço de abordagem, que pode ser solicitado por qualquer pessoa, pelo telefone 3690-7770.
Ambas as unidades são geridas pela SDS e executadas pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac)