O secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Flávio Cheker, e a chefe do Departamento da Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Thais Altomar, participaram nesta sexta-feira, 29, da mesa de abertura do 3° Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora, realizado no anfiteatro do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm). O tema deste ano foi “Ideias Para um Brasil Socialmente Justo”. O evento contou com a presença de cerca de 150 pessoas.
Flávio Cheker abriu a mesa lembrando os dez anos de criação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), destacando os sucessos e desafios dessa caminhada, e elogiou as motivações do encontro: “O seminário tem ocupado um papel importantíssimo de fazer com que a discussão chegue ao domínio de toda a sociedade, nas questões que envolvem o direito das minorias e pessoas com qualquer tipo de deficiência. Momentos como esse incentivam a circulação de informações de qualidade e alimentam o combate ao preconceito”.
Thaís Altomar, presidente da Somar Brasil, também foi convidada a discursar na abertura do seminário: “Temos avanços bem visíveis, que devem ser considerados pelas pessoas com deficiência. Com a participação desse grupo nas políticas públicas, conseguimos uma infinidade de questões que foram aprimoradas mais rápidamente. Quando a gente envolve outros órgãos na luta, conseguimos levar a ideia da mudança, que já está acontecendo”.
De acordo com o organizador do evento e diretor do site “ViverJF”, Marcel Aziz, o encontro teve o objetivo de trocar experiências e discutir ideias que oportunizem uma comunidade mais igualitária. Ele agradeceu o apoio dos parceiros, entre eles a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Associação de Atenção à Pessoa com Deficiência – Somar Brasil e ao Instituto Médico Psico Pedagógico (Imepp): “Queremos ajudar Juiz de Fora a ser um lugar de debate sobre inclusão social e cidadania, seja para a pessoa com deficiência, em estado de vulnerabilidade ou situação de risco. Assim, os palestrantes trouxeram ideias sobre a temática, que valem a pena serem compartilhadas”.
Palestrantes
O 3° Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora teve as palestras da psicóloga Maria Elizabete de Oliveira, mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública e Técnico Administrativa da UFJF; da repórter com síndrome de Down da TV Brasil, Fernanda Honorato; do diretor de Jornalismo do “Mobiliza Brasil”, Marcos de Souza; da gestora do Centro de Prevenção à Criminalidade de Juiz de Fora e da gestora Arine Caçador.