O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, participou, na tarde desta sexta-feira, 29, do 1º Seminário de Responsabilidade Social e Sustentabilidade de Juiz de Fora. O evento, promovido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o site viverjf.com, aconteceu no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), localizado na Rua Benjamin Constant, 790, Centro. O seminário reuniu cerca de cem pessoas e buscou debater ideias para a concepção de uma cidade socialmente responsável e sustentável.
Cheker compôs a mesa de abertura do evento ao lado do coordenador geral da Intecoop, Petrônio Barros Ribeiro; do diretor do site viverjf.com, Marcel Aziz Iunes; da pró-reitora adjunta de extensão da UFJF, Maria Lúcia Polisseni; e da diretora do MAMM, Nícea Helena Nogueira.
Em seu discurso, Cheker destacou o trabalho que vem sendo protagonizado na cidade, no âmbito da assistência e do desenvolvimento social. “Hoje, a questão da sustentabilidade está em evidência. É preciso que cada vez mais tenhamos essa noção de que o consumo deve ser feito de maneira crítica e consciente. É necessário, também, que tenhamos a visão do reaproveitamento desses recursos consumidos, e, neste ponto, temos trabalhado intensamente, através do segmento dos catadores de materiais recicláveis. Procuramos incentivar esse trabalho, porque, hoje, eles são verdadeiros agentes ambientais, ajudando na preservação da cidade em que vivemos e auxiliando nesse processo sustentável”, ressaltou Cheker.
A programação incluiu três painéis – Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Modernidade Urbana Sustentável -, totalizando cinco palestras. Foram debatidos assuntos como sustentabilidade e suas perspectivas, responsabilidade social corporativa, mobilidade urbana focada em pessoas e tecnologia para inclusão social integrada na saúde.
Durante a primeira palestra do evento, o gerente de Recursos Humanos, Qualidade e Meio Ambiente da ArcelorMittal Juiz de Fora, Ricardo Schmidt Araújo, apontou as iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social desenvolvidas pela empresa. O gerente citou projetos como o “Cidades da Solda”, que já beneficiou 112 jovens de programas da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o “Poupança Jovem” e o “ProJovem Urbano”, além do “Pequeno Jardineiro”, que beneficia jovens do município através da formação profissional e do incentivo à responsabilidade social.
“Queremos que a sociedade tenha conhecimento sobre os projetos sustentáveis desenvolvidos pela prefeitura e pelas instituições da cidade. Esperamos que esse debate possa ajudar a sociedade nessa questão e incentivar novos programas e projetos sociais para a garantia de uma cidade mais sustentável”, afirmou o coordenador geral da Intecoop, Petrônio Barros Ribeiro.