Usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI), serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), comemoram, nesta quarta-feira, 3, uma grande conquista. Depois de três meses participando de oficinas semanais, 43 idosos completaram a primeira turma de informática promovida pela unidade e se conectaram com novas tecnologias através da internet e das redes sociais.
O grupo fez parte do projeto-piloto que busca introduzir a informática na rotina dos idosos do CCI. As oficinas foram realizadas na sede da unidade, no Centro Educacional do Menor (CEM) e na Faculdade Machado Sobrinho, em virtude do grande número de participantes.
De acordo com a pedagoga do CCI que acompanhou as oficinas, Luziana Moreira, os idosos aprenderam, ao seu tempo, as técnicas da informática, que os aproximaram de novas culturas e realidades. “Foi uma experiência extremamente positiva pelo envolvimento dos idosos, interessados em dominar as novidades que acontecem a sua volta. Pelas redes sociais, eles entraram em contato com parentes, até de outros países, e, a partir de agora, têm a chance de ficar mais próximos da família”, destaca Luziana.
Os benefícios vão além da socialização. Independentes, eles podem se aprofundar em áreas de interesse, como gastronomia e cultura, ficam por dentro das notícias, antes recebidas somente pelo jornal e rádio, e podem escrever sobre suas memórias, além de evitarem doenças relacionadas à solidão e falta de autoestima, como é o caso da depressão.
A equipe técnica do CCI vai se reunir para uma análise do andamento do projeto-piloto para, assim, viabilizar as próximas turmas de informática na unidade.
A unidade
O CCI é um serviço da SDS, executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), que realiza ações visando a garantir o envelhecimento saudável no município. Entre as atividades oferecidas, estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, ioga e informática. O telefone de contato é
o 3690-7365.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social no telefone 3690-8314.