O vereador Flávio Cheker cobrou compromisso e empenho do Executivo Municipal no atendimento das demandas dos catadores de materiais recicláveis da cidade. O parlamentar petista esteve reunido na tarde desta quarta-feira (30), com a nova titular da Secretaria de Assistência Social do Município, Tammy Claret Monteiro. Na pauta do encontro, a construção de um galpão para triagem de lixo para a Ascajuf (Associação Municipal dos Catadores de materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Juiz de Fora), no bairro Santa Tereza.
O projeto vem sendo gestado desde 2009, e já conta com recursos para sua realização, disponibilizados pela Fundação Banco do Brasil. Contudo, vem sofrendo com uma série de dificuldades e atrasos. Até o momento, o terreno encontrado para o galpão, anteriormente pertencente à União, ainda não está formalmente sob propriedade do município, apesar de a Câmara já ter aprovado projeto autorizativo, que permite que o Executivo transmita a posse da área à Ascajuf.
Durante a reunião, a presidenta da Ascajuf, Janaína Aparecida Silva, deu um testemunho emocionado da situação vivida pelos catadores. Segundo ela, a grande maioria deles não acredita mais na entrega deste galpão. Para além disso, eles ainda vêm sofrendo com os preços baixos pagos pelos materiais recolhidos, principalmente pela impossibilidade de entregar estes aos compradores, o que faz com que tenham que repassar o material a atravessadores.
Cheker procurou apontar soluções para as dificuldades. Ele se comprometeu a verificar a situação do terreno, recorrendo ao secretário de Patrimônio da União, Rogério Aranha. Para além disso, procurou envolver os outros agentes públicos presentes na reunião. “Devemos saudar a participação decisiva da Fundação Banco do Brasil, que insistentemente vem contribuindo para a construção da obra. Contudo, é preciso que a Prefeitura se responsabilize mais, que decida priorizar efetivamente o atendimento às necessidades dos catadores”.
Como encaminhamentos da reunião, decidiu-se formalizar o grupo que vem acompanhando a questão, dos quais participam as secretarias de Assistência Social, de Atividades Urbanas, o Demlurb e a Agenda JF, da Prefeitura Municipal, o Centro de Atendimento ao Cidadão e a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara de Juiz de Fora, além de representantes da Ascajuf e da Fundação Banco do Brasil. Para além disso, o projeto será reformulado, de modo a que possa novamente se adequar aos critérios exigidos para a liberação dos recursos.
Leia também: Atuação de Flávio Cheker garante construção de centro de triagem
[…] também Catadores de papel e centro de triagem: eu espero, tu esperas, eles vão passando dificuldades Atuação de Flávio Cheker garante construção de centro de triagem Flávio comemora uso da Usina […]