Um apelo pela preservação da Praça Jarbas de Lery Santos e pela valorização dos espaços públicos de convívio. E também um clamor de moradores e comerciantes do Alto dos Passos para que não haja a implantação do “binário” planejado pela Prefeitura para a região, sobretudo para a Rua Belmiro Braga. Este é o saldo da Audiência Pública realizada nesta quarta (19), e que discutiu possíveis intervenções na praça do São Mateus para modificações no trânsito da área. O evento foi convocado pelo vereador Flávio Cheker e contou com ampla mobilização dos moradores da região e de outros bairros, como o Alto dos Passos, bem como de estudantes de cursos de Arquitetura e Urbanismo e representantes de entidades.
Abrindo a Audiência, o vereador Flávio Cheker ressaltou que o encontro tinha por objetivo proporcionar uma verdadeira discussão sobre o tema, fazendo valer o princípio da participação popular – expresso inclusive no próprio Estatuto das Cidades, que especifica que toda ação de intervenção urbana deve ser precedido pelo debate público. Ele lembrou que o encontro nasceu a partir de contato realizado a partir de uma moradora, que havia sido convocada pelo Executivo para uma reunião para discutir a intervenção e que se assustou com a proposta.
Cheker lembrou que, a seu ver, o projeto é um equívoco duplo. Primeiramente, a proposta é um erro técnico, porque não resolve o problema do trânsito da região e da cidade. Para além disso, trata-se de um erro também do ponto de vista humanista, porque retira o direito das pessoas ao convívio proporcionado pela praça, pelo espaço público.
Presente ao encontro, o secretário de Transporte e Trânsito afirmou que não existiria uma proposta final de modificação na praça, apenas “um esboço inicial de projeto”, no qual as obras apenas margeariam a praça de São Mateus, interferindo muito pouco sobre esta. A posição foi contestada por Cheker, que questionou a ambigüidade da fala do representante do Executivo. “A esta altura, não se pode aceitar que a Prefeitura deixe dúvidas sobre a proporção das obras. Mais do que isso, se há um projeto inicial, este deve explicitar que não haverá interferências na praça”.
A professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Raquel Dias Vieira, contrapôs-se à afirmação do representante do Executivo. Segundo ela, o projeto apresentado prevê sim grande intervenção sobre a praça de São Mateus, modificando-a amplamente. Além disso, ela afirmou que a Prefeitura não realizou qualquer tipo de ação voltada para os pedestres, não possuindo qualquer dado estatístico sobre isso. Já o professor Mauro Campello, da mesma instituição, ressaltou que obras como a que se pretende realizar em São Mateus não melhoram em nada o fluxo do tráfego. Segundo ele, é preciso que se realizem propostas de longo prazo, que pensem a cidade de modo amplo e, em particular, valorizem aqueles que se deslocam à pé.
Encerrando a Audiência Pública, o vereador Flávio Cheker ressaltou que o Executivo não deixou claro que tipo de intervenção haverá na praça. Pelo contrário, preferiu-se manter a ambigüidade, a dúvida. Para ele, este é um governo que não possui política de trânsito e em nenhum momento priorizou os pedestres, valendo-se de “soluções técnicas” para valorizar outros interesses. De acordo com o parlamentar, esta reunião demonstra como a raiz de todos os problemas é a falta de diálogo e participação popular. Mas espera que após este encontro tenha ficado claro que a cidade quer não apenas a manutenção da praça, mas também projetos estruturantes. “Ou o Poder Público acolhe este forte clamor da população, ou então ele não merece estar no lugar que ocupa”, concluiu.
Caro Flavio,
Gostaria de espressar meu irrestrito apoio quanto aos questionamentos apresentados para as modificações propostas para a pça Jarbas de Lery. Moro nas proximidades da pça e é necessário registrar o legítimo espaço de convivência entre as pessoas, em todos os dias e horários da semana.
Flavio, gostaria de agradecer a sua visita em minha casa, gostei muito sobre o que foi falado aqui, ja tinha ouvido falar muito bem de voce, e pude ver que nao era mentira. Eu e minha familia estaremos torcendo para voce.
Parabens pela sua campanha. Boa sorte.