Tome-se de um lado o tradicional “corre-corre” do fim de ano. Some-se a isto as sempre imprevisíveis chuvas do verão juiz-forano. A conjunção destes fatores eleva à máxima potência um problema com o qual cidadãs e cidadãos da cidade são obrigados a conviver durante todo o ano: a debilidade do serviço de táxis oferecido em Juiz de Fora. Nos pontos, é muito comum observar a formação de filas de pessoas necessitando dos veículos. De modo semelhante, as centrais telefônicas estão sempre congestionadas.
Tendo em vista esta realidade, a Câmara Municipal realiza, no dia 10 de janeiro de 2012, Audiência Pública para debater a situação dos serviços de táxi em Juiz de Fora. A reunião foi proposta pelo vereador Flávio Cheker (PT), em coautoria com o vereador José Emanuel (PSC), tendo sido aprovada pelos parlamentares em julho deste ano.
Como lembra o vereador Flávio Cheker, já há muito tempo a população cobra uma solução quanto à falta de táxis em Juiz de Fora. “A Audiência Pública é um excelente momento para que todos os setores da sociedade, incluindo aí o Poder Público e os próprios taxistas, possam juntos debater o tema e encontrar soluções”, explica.
Cheker salienta que a questão dos táxis vai além da prestação de serviços à população. Outros temas relevantes, como o turismo, dependem fundamentalmente deste. Em setembro deste ano, outra Audiência proposta pelo vereador deixou evidente como as melhorias que o setor turístico da cidade precisa passar tendo em vista a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, requerem que o serviço de táxi também sejam aprimorado. O parlamentar também é autor de Projeto de Lei que cria o programa Táxi-Turismo, que tem por objetivo capacitar os taxistas cadastrados no município para o atendimento aos turistas e apresentação dos atrativos turísticos locais.
Para a Audiência Pública, estão convocados representantes da Prefeitura, em especial da SETTRA (Secretaria de Transporte e Trânsito), e convidados os taxistas da cidade, o Sindicato dos Taxistas, a Associação dos Taxistas, além do Conselho Municipal de Turismo, Juiz de Fora e Região – Convention & Visitors Bureau e Ministério Público.