Em reunião hoje, na agência centro do Banco do Brasil, houve a liberação oficial dos recursos para a construção do centro de triagem de Juiz de Fora. O ato sela um processo de três anos, que contou com a atuação decisiva do vereador Flávio Cheker.
Em maio deste ano, a associação corria o risco de perder os recursos destinados à obra, em função de indefinições quanto ao local de construção. Flávio Cheker, que participou de todo o processo liderando grupo de apoio aos catadores, imediatamente convocou uma audiência com o Prefeito para alertar sobre a gravidade da situação e solicitar providências.
A partir de então, foram realizadas gestões para resolver a pendência. No final de junho, chegou à Câmara mensagem cedendo ao município área de 810 m2, de propriedade da União, para a construção do centro de triagem. O vereador se empenhou para acelerar a tramitação e afastar a possibilidade de perda de recursos, ainda existente. A matéria foi aprovada por unanimidade em tempo recorde.
A presidente da Associação Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf), Janaína Aparecida Silva, ressalta a importância do apoio de Flávio. Segundo ela, “foi fundamental para os catadores contar com a presença do vereador nessa caminhada”. Representantes do Banco do Brasil e da prefeitura que participaram da celebração do convênio também reconheceram a atuação decisiva de Flávio na concretização do convênio e na sensibilização da Prefeitura.
O centro de triagem é considerado um divisor de águas na vida dos catadores. Ele vai disponibilizar não só um espaço em área central para armazenagem dos materiais, recolhidos sobretudo nas principais ruas da cidade, mas também condições de alimentação e ampliação da renda dos catadores. “Ele vai possibilitar o resgate da cidadania desses trabalhadores, hoje invisíveis para a maioria da população”, define Flávio Cheker.
Nos próximos dias, o cronograma das obras deve passar por reajustes, já que elas estavam previstas para começar no início de julho. A expectativa é que o centro de triagem seja inaugurado no final de novembro. Os recursos disponíveis são da ordem de R$ 250 mil.
Para a Assembléia Legislativa de Minas Gerais um candidato que tem a ficha limpa, e o olhar voltado para os interesses do povo. Esse é Flávio Cheker.