Cerca de 5 mil pessoas participaram neste sábado, 21, do evento que marcou o dia Municipal e Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Com o tema “Independência se conquista – Informação e Tecnologia”, as ações foram promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), através do Núcleo de Atendimento Especial à Pessoa com Deficiência (NAEPD), no estacionamento do Independência Shopping (Av. Itamar Franco, 3600, Cascatinha).
Durante todo o dia foram desenvolvidas atividades que demonstraram os desafios e os avanços na garantia da acessibilidade a essas pessoas. Foram oferecidas oficinas sobre o método Braile, Contação de Estórias em Libras, Musicalização e sobre o uso do Soroban – um instrumento japonês para realizar cálculos – na introdução do aprendizado da Matemática para pessoas com deficiência visual. A programação ainda contou com a apresentação das bandas da Polícia Militar, Dinossauros, Quarteto de Cinco, Nova Visão e do Coral do Centro Pop, formado por moradores de rua.
O evento, que foi aberto ao público e gratuito, contou ainda com ações nas áreas de saúde, como vacinação, teste do pezinho, aferição de pressão arterial e prevenção a problemas de saúde bocal; e de cidadania, como o balcão de empregos, que realizou o cadastro de pessoas com deficiência que desejam ser inseridas no mercado de trabalho.
Quem passou pelo local, pode ainda vivenciar a realidade das pessoas com deficiência, participando de atividades como passeio guiado, um labirinto às cegas e mobilidade em cadeira de rodas. Para as crianças, foram oferecidas atividades esportivas como “vôlei sentado”, bocha, futebol para cegos e passeio de bicicleta adaptado.
Autoridades como o Prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira; o vice-prefeito Sérgio Rodrigues; os Secretários do Desenvolvimento Social, Flávio Cheker e o de Governo, José Sóter de Figueirôa, estiveram no local para prestigiar o evento.
Saiba mais
O dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Esta data foi instituída pelo movimento social, em Encontro Nacional, em 1982, e o dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005 e é comemorada todos os anos, desde então, em todos os Estados, e se constitui em momento para reflexão e busca de novos caminhos para as lutas do segmento. Para as pessoas com deficiência, é também momento para divulgar as lutas e cobrar mais inclusão social.
Em Juiz de Fora, a lei nº 8.750, de 07 de Novembro de 1995, institui a mesma data para a comemoração municipal, com o objetivo de promover atividades que possam subsidiar a elaboração de políticas de governo relacionadas às pessoas portadoras de deficiência.