Encerrando as atividades em 2015, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) realizou nesta terça-feira, 15, uma tarde festiva, através de apresentações de música e dança. A ação contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social (SDS), Flávio Cheker, e do supervisor do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Leandro Barros Ribeiro.
A tarde foi marcada pelas apresentações do Grupo de Canto do CCI e dos corais das crianças atendidas pelo Curumim São Benedito e “Mater Verbi” do Colégio Academia do Comércio. Na ocasião, o projeto “Família”, que culminou na produção de quatro árvores de Natal, foi apresentado, e o encerramento se deu com a visita especial do Papai Noel. A iniciativa ainda teve como proposta o fortalecimento do protagonismo dos idosos, oportunizando espaços para que vivam e relembrem suas experiências.
Segundo Flávio Cheker, a importância do Centro, hoje, transcende os limites de Juiz de Fora. “O CCI é uma referência em todo estado e, porque não dizer, em todo país, com esse trabalho maravilhoso que é feito com nossos idosos. As ações realizadas aqui propiciam um serviço de convivência, de fortalecimento de vínculos, de integração social e familiar. Hoje estamos vivendo um momento de muita alegria, porque estamos unindo as pontas da existência, através da apresentação dos idosos do CCI e do coral do Curumim de São Benedito. Crianças e adolescentes se apresentaram ao lado dos idosos, mostrando que a música é mesmo uma grande linguagem, que fala aos nossos corações independentemente da idade”.
O supervisor do SCFV explicou que os trabalhos desenvolvidos no CCI transformam vidas. “Através desses espaços, conseguimos promover a socialização, a integração, a autoestima das pessoas. Hoje estamos aqui celebrando todo um ano de excelentes atividades e, nessa oportunidade, congregando os idosos, adolescentes e crianças. Todos esses artistas, podemos chamá-los assim, mostraram que é possível realizar todos os nossos sonhos quando queremos. Por isso, a SDS e os profissionais da Amac estão de parabéns, por concretizarem mais um ano de ações de sucesso, dando exemplo e sendo referência no Brasil”.
A coordenadora CCI, Rosângela Bonoto, destacou que as atividades desenvolvidas buscam inserir o idoso na sua comunidade, para que ele se sinta pertencente a um grupo, busca trabalhar com a família e promove a autonomia e a independência dos assistidos.
O CCI permanecerá em funcionamento durante as férias da unidade, oferecendo aos idosos os espaços de socialização e jogos, além de lanches. Já as oficinas retornam em 4 de janeiro de 2016.
A unidade
O CCI é uma unidade da SDS da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com execução da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). Realiza ações visando garantir o envelhecimento saudável no município. Entre as atividades oferecidas estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, ioga e informática. O telefone de contato é o 3690-7365.