O livro “A Casa é Sua – Onde é a Casa do Morador de Rua”, lançado em agosto pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foi o ponto de partida para a discussão da realidade dos cidadãos em situação de rua na cidade e para a divulgação da rede socioassistencial do município voltada para esse público. Na manhã desta terça-feira, 15, o livro foi distribuído aos educadores e às escolas da rede pública estadual participantes do programa “Poupança Jovem”, em um bate-papo com o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker.
A iniciativa faz parte de um esforço da SDS para difundir a publicação em toda a rede de ensino. O livro já foi encaminhado a bibliotecas, universidades públicas e particulares e para as unidades socioassistenciais de Juiz de Fora.
Aos educadores do Poupança Jovem, o secretário destacou o duplo valor da obra. “É fundamental que saibamos nos relacionar com este cidadão, porque existe a carga negativa na visão da sociedade. Este livro conta histórias de sucessivas perdas que ajudam a explicar como alguém chega a parar nas ruas, humanizando essa visão. Por outro lado, é um instrumento que trabalha na perspectiva do encaminhamento às políticas públicas de assistência social e aos serviços da PJF que atendem estes cidadãos”, detalhou Cheker.
O secretário citou a campanha “Mostre o Caminho”, iniciativa da SDS que busca apresentar à sociedade os serviços oferecidos aos cidadãos em situação de rua e desestimular a prática da doação de esmolas, incentivando o encaminhamento à rede socioassistencial. “Do ponto de vista das políticas públicas, a ajuda individual, sem o encaminhamento para os serviços do município, é contraproducente. O cidadão deve acionar a abordagem social. Hoje, a rede que o município possui tem capacidade de atender à demanda do cidadão de rua através dos serviços e das unidades”, garantiu Cheker.
“Poupança Jovem”
O “Poupança Jovem” é um processo estratégico do Governo de Minas, executado na cidade pela PJF, através da SDS, voltado para alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais. No programa, os estudantes participam de atividades que visam ao conhecimento e à capacitação para o futuro profissional, com acompanhamento do rendimento escolar, atividades extracurriculares e cursos profissionalizantes. De acordo com Flávio Cheker, a ideia é que o “Poupança Jovem” seja mais um multiplicador do conteúdo da obra entre professores, alunos e educadores. “Esta divulgação vem no sentido de incentivar ações pedagógicas baseadas neste material e fomentar a leitura do livro nas escolas pelos adolescentes participantes do programa”, declarou o secretário.
A educadora do programa, Erika Senra, ressaltou o valor da obra e o potencial de atividades educativas que ela oportuniza dentro das escolas. “Este livro levanta questões como tolerância, compaixão e nos permite suscitar a cultura de paz com os alunos. Muitas vezes, somos muito rápidos em categorizar o outro sem conhecer, e o livro mostra um olhar que pode ser muito importante na formação de indivíduos mais tolerantes”.
“A Casa é Sua”
As páginas contam a história de 22 pessoas em vivência de rua, a partir de uma oficina artística feita na Casa da Cidadania, unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, com execução da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), que acolhe os cidadãos em estado de maior vulnerabilidade. O propósito era traduzir, em papelão, tinta e material reciclável, algo que lhes remetesse à vivência de casa, da construção física e emocional do lar. As peças resultantes desse trabalho foram expostas no CCBM, fotografadas e reunidas aos depoimentos de cada autor, dando vida ao livro. As histórias somam-se a informações técnicas sobre o panorama da população em situação de rua em Juiz de Fora e aos serviços que a PJF disponibiliza para resgatar a dignidade dessas pessoas.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.