Procurando melhorar a recepção dos visitantes que chegam a Juiz de Fora e preparar a cidade para os impactos trazidos pela realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, o vereador Flávio Cheker apresentou nesta semana projeto de lei que institui o Programa Táxi Turismo. A medida tem por objetivo capacitar os taxistas cadastrados no município para o atendimento aos turistas e apresentação dos atrativos turísticos locais.
Pela proposta, o taxista habilitado pelo Programa Táxi Turismo poderá ser identificado por um adesivo no para-brisa dos veículos e por um certificado da realização do curso. O treinamento procura melhorar a forma de atendimento ao turista, além de oferecer ao profissional conhecimentos sobre os pontos turísticos da cidade, os eventos culturais, esportivos e de entretenimento, bem como dos roteiros gastronômicos e culturais.
O projeto ganha importância na medida em que Juiz de Fora deve ser afetada pela realização dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol, com o crescimento do número de turistas que visitam ou passam pela cidade. Para este último evento, em particular, o município organiza-se para disputar uma das vagas de base camp, credenciando-se para servir de hospedagem e base de treinamentos para uma das seleções participantes do torneio.
De acordo com Cheker, o programa tem como resultado final a própria valorização dos bens turísticos da cidade. “Juiz de Fora é berço de importantes escritores, músicos, artistas plásticos e jornalistas. Possui ainda em seu calendário oficial a marca de eventos gastronômicos e culturais que merecem ser conhecidos dos cidadãos da cidade, além de explorados também por estudiosos e turistas. O projeto é, afinal, um incentivo à autoestima da cidade”.
[…] Em reunião com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), o vereador Flávio Cheker reafirmou a disposição para trabalhar pelo desenvolvimento do potencial turístico da cidade. O parlamentar foi convidado para o encontro a fim de apresentar Projeto de Lei proposto por ele e que institui o programa Taxi-Turismo (Leia mais). […]