O espaço do Ceasa, na zona norte da cidade, está próximo de receber o Banco de Alimentos de Juiz de Fora. O local foi visitado na manhã desta terça-feira (21/06) pelo vereador Flávio Cheker, que é membro efetivo do Conselho de Segurança Alimentar, pelo vereador Júlio Gasparette, por representantes da Prefeitura, os secretários de Planejamento, André Zuchi, e de Agricultura e Abastecimento, Airdem Soares, além do gerente da empresa, Antônio Cirilo Diogo.
O Ceasa é considerado estratégico para a instalação do Banco de Alimentos por concentrar grande parte do fluxo de produtos agrícolas da cidade, o que permitiria melhor capacidade de captação e distribuição destes itens. Esta parceira é realidade em outras cidades, como Belo Horizonte.
A visita ao local serviu para se discutir alternativas para a instalação do Banco dentro do terreno do Ceasa. Apesar das muitas possibilidades, os presentes concordaram por dois espaços logo na entrada do espaço. Em comum, eles facilitariam o acesso ao aparelho, sem comprometer o fluxo do Ceasa. Além disso, trata-se de uma propriedade pertencente à Prefeitura, o que agilizaria as obras e a imediata liberação dos recursos conquistados para a construção do prédio (ver mapa abaixo).
Segundo Antônio Cirilo, há total disponibilidade do Ceasa em contribuir para a instalação do Banco, cedendo parte do terreno que ocupa e incentivando os produtores que lá operam a doar os produtos que não estiverem mais em condições de comercialização (mas em condições de consumo). Mesmo assim, uma nova reunião deverá ser marcada para a próxima semana com o diretor do Ceasa de Belo Horizonte, Tomé de Freitas, e do presidente da companhia, João Alberto Paixão Lages. De início, o encontro deve ocorrer em Juiz de Fora.
O projeto de construção do Banco de Alimentos contempla a instalação de diversos aparelhos, como câmaras frias e frigoríficas, laboratório de análise de qualidade dos produtos e salas de educação alimentar. Para Juiz de Fora, pretende-se comprar ainda dois veículos leves de carga, para o transporte dos itens coletados, destinados ao Restaurante Popular e outras associações.
Notícias relacionadas:
Banco de Alimentos em Juiz de Fora: 720 toneladas de alimentos próprios para consumo não serão mais jogados fora!