Juiz de Fora foi contemplada pelo Governo Federal com recursos para a instalação do programa Banco de Alimentos. A informação foi recebida na tarde de ontem (26/05) pelo vereador Flávio Cheker, sendo divulgada por ele durante a sessão ordinária da Câmara Municipal. O projeto procura evitar que alimentos propícios para o consumo mas pouco atraentes a comercialização, bem como aqueles excedentes sejam jogados fora. Segundo informações do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Combate à Fome), Juiz de Fora desperdiça mensalmente seis toneladas de alimento, um total aproximado de 720 toneladas por ano.
O programa Banco de Alimentos prevê a instalação de câmaras frigoríficas para a conservação dos alimentos, de laboratório para a análise de produtos, e a compra de veículos para transporte. O projeto prevê ainda medidas pedagógicas, com a instalação de salas de aula, para o ensino de práticas e procedimentos ligados à educação alimentar e a um melhor consumo dos alimentos.
Segundo o vereador Flávio Cheker, os Bancos de Alimento são equipamentos ligados ao Restaurante Popular, tendo sua instalação priorizada em cidades em que estes existam ou estejam sendo construídos, como é o caso de Juiz de Fora. Segundo as discussões realizadas até o momento, o Banco deverá funcionar junto ao Ceasa.
Para conhecer mais sobre o programa, acesse o site do Ministério do Desenvolvimento Social: http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/equipamentos/bancosdealimentos
Estive hoje na Camara Municipal e assisti a apresentação do Projeto.
Muito boa iniciativa. Parabéns e Sucesso nesta empreitada
[…] Notícias relacionadas: Banco de Alimentos em Juiz de Fora: 720 toneladas de alimentos próprios para consumo não serão m… […]