Com foco no tradicional aumento de migrantes em situação de rua nesta época do ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) intensificou serviços para este público. Nesta segunda-feira, 21, o Centro de Referência para População de Rua (Centro Pop), serviço da SDS, executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), divulgou o balanço do “Serviço de Atendimento ao Migrante”, realizado de janeiro a novembro de 2015, que concedeu a cerca de 870 pessoas a oportunidade de voltar para suas cidades, disponibilizando o transporte rodoviário a todos que aceitaram o auxílio. Além de propiciar o retorno às suas residências de origem, o serviço também acolheu e proporcionou a alimentação de 1.716 migrantes.
Leia mais e deixe seu comentárioPara marcar o encerramento das atividades do Conselho Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora (CMAS/JF), nesta quinta-feira, 17, o Coral “Juiz de Fora em Serenata” realizou uma apresentação durante a reunião de confraternização, que marcou a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Encerrando as atividades em 2015, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) realizou nesta terça-feira, 15, uma tarde festiva, através de apresentações de música e dança. A ação contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social (SDS), Flávio Cheker, e do supervisor do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Leandro Barros Ribeiro.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a de Secretaria de Saúde (SS), iniciou, nesta segunda-feira, 14, um grande mutirão com o objetivo de auxiliar os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) no acompanhamento em saúde, que é uma condicionalidade do programa federal. Assim, os profissionais dos departamentos de Transferência de Renda (DTR) e de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde estão analisando as situações de cada família, individualmente, e realizando os serviços necessários para que fiquem de acordo com as exigências estabelecidas pelos ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e da Saúde. O evento está acontecendo na Praça da Estação, das 9 às 16 horas, e prosseguirá até quarta-feira, 16.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda (Sdeer), em parceria com a empresa Almaviva e o Instituto Crescer, estão promovendo, nesta quarta-feira, 9, uma ação de capacitação e preparação de mão de obra para inserção no mercado de trabalho. O objetivo é beneficiar membros dos programas Bolsa Família e Poupança Jovem, acima de 18 anos, com ensino médio completo, que estão em busca do primeiro emprego. A iniciativa conta com a participação do Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Qualificação Profissional (Disq) e com o Departamento de Transferência de Renda (DTR).
Abrindo as comemorações de fim de ano da instituição, o Curumim Vila Olavo Costa realizou nesta quarta-feira, 9, mais um “Auto de Natal”. O espetáculo, intitulado “E o Natal se Reconstrói”, uma atividade que busca resgatar a magia da época, contou com dezenas de crianças entre quatro e 14 anos, atendidas pela unidade.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza, entre terça-feira, 8, e sexta, 11, mais uma etapa do projeto de busca ativa “Alô Moradores, Cadastro Único Chama”. A ação será direcionada aos moradores do Residencial Vitória, do “Programa Minha Casa, Minha Vida”. O projeto tem como meta identificar, cadastrar e recadastrar famílias de baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A equipe estará à disposição da população entre 14h30 e 17 horas, durante os quatro dias da ação, na Rua Paulo Moreira Guedes, 113, no Monte Castelo.
O Centro de Referência Especializado Para População em Situação de Rua (Centro Pop), serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), divulgou o relatório dos serviços realizados em novembro. Foram 3.742 atendimentos, que correspondem a todos os serviços oferecidos, com assistentes sociais e/ou psicólogos, refeições, atividades sociais e encaminhamentos para outros serviços da PJF.
Leia mais e deixe seu comentárioA Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu, nesta quinta-feira, 3, palestra para servidores da pasta sobre a implementação do “Selo da Diversidade Étnico-racial e de Igualdade de Gênero no Mercado de Trabalho”. Na ocasião, foi lançada a campanha interna que será desenvolvida executada na SDS. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).
Aconteceu nesta terça-feira, 1, a 4ª Assembleia do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A gestão e a execução do equipamento se reuniram com cerca de 20 pessoas, para discutir as necessidades e sugestões de cada um, a fim de melhorar os serviços e os vínculos entre eles e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
O Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) recebeu, na manhã desta sexta-feira, 27, o psicanalista Carlos Meirelles, para uma palestra sobre saúde mental. Técnicos e assistentes sociais do departamento assistiram à apresentação, que objetivou trazer maior capacitação no atendimento ao público.
Leia mais e deixe seu comentárioOs novos conselheiros tutelares, eleitos no início de outubro, estão sendo capacitados para exercer suas atividades. Nesta sexta-feira, 27, na Casa dos Conselhos, titulares e suplentes ouviram representantes das instituições que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente. Estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, e de Governo, José Sóter de Figueirôa, além da coordenadora Regional da Defensoria Pública, Maria Aparecida Coelho, da promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Carolina Mattos, da juíza da Vara da Infância e Juventude, Maria Cecília Gollner, de representantes da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
A Praça dos Três Poderes, na Rua Jarbas de Lery Santos, no Centro, recebeu dezenas de barracas de artesãos, produtores rurais e agricultores, para o 1º Encontro de Economia Solidária e Inclusão Socioprodutiva de Juiz de Fora e da Região. O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira, 12, e vai até sábado, 14. É uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável do município e promover redes e cadeias produtivas de consumo ético e solidário. Além de Juiz de Fora, várias outras cidades do entorno estão participando, como Matias Barbosa, Cataguases e Muriaé.
Aconteceu nesta quarta-feira, 11, o “3º Encontro Socioprodutivo: Um Olhar Sobre o Social”, abordando o papel do trabalho na inclusão social da população. O evento foi uma realização da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com execução da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Além da apresentação de novas ideias para projetos futuros de inclusão ao mundo do trabalho, as lideranças comunitárias puderam participar dos painéis expositivos, debatendo sobre o assunto e trocando experiências.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu prosseguimento nesta quarta-feira, 11, às ações de planejamento para a implantação do programa “Selo da Diversidade Étnico Racial”. O projeto é uma iniciativa da PJF, com o objetivo de combater a discriminação étnica, racial e de gênero no ambiente de trabalho. Durante o encontro foi feita uma análise do tema, de maneira prática, através de uma breve pesquisa com os funcionários da secretaria.
Juiz de Fora está no topo do ranking das cidades com maior número de equipamentos socioassistenciais. O levantamento é baseado em informações do Censo Suas (Sistema Único de Assistência Social) 2014, disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Cerca de 130 atendidos na Casa do Pequeno Artista (CPA), entre crianças e adolescentes, visitaram nestas quarta e quinta-feiras, 28 e 29, as instalações da 1ª Feira Literária de Juiz de Fora. O evento, parceria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com seis livrarias da cidade, tem como objetivo aproximar a comunidade, em especial os jovens, da prática da leitura.
Foi divulgada nesta terça-feira, 20, pela Caixa Econômica Federal, o ranking de efetividade de pagamentos aos beneficiários do Bolsa Família. Em Juiz de Fora, 98,88% de todos os cidadãos do município que estão dentro do programa receberam o pagamento do benefício.
Leia mais e deixe seu comentárioAconteceu na tarde desta quarta-feira, o primeiro encontro do Departamento de Transferência de Renda com os novos beneficiários de julho, agosto, setembro e outubro do programa federal Bolsa Família.
Com o objetivo de acabar com qualquer tipo de preconceito no local de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) iniciou nesta sexta-feira, 16, o programa “Selo da Diversidade Étnico Racial”. O projeto tem como base ações contra a discriminação étnica, racial e de gênero, realizadas dentro dos departamentos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Leia mais e deixe seu comentárioRepresentantes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, entidade conveniada ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, estiveram em Juiz de Fora nesta quinta-feira, 8, para conhecer os serviços da Prefeitura para a população de rua na cidade. O grupo visitou o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop), o Núcleo Cidadão de Rua e a Casa da Cidadania, todos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), executados pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).
A semana começou festiva para os cem alunos que integrarão a primeira turma do “JF Qualifica – Inclusão Social”, o mais novo programa de inserção socioprodutiva da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A aula inaugural aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), nesta segunda-feira, 5, e contou com as presenças do prefeito Bruno Siqueira, dos secretários de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, e de Comunicação Social, Michael Guedes, do diretor da Faculdade Senai de Tecnologia, Vander Montesse, e do diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Senai, Marcelo Leal.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) esteve representada, na noite dessa quinta-feira, 1º, na cerimônia de premiação dos vencedores de Minas Gerais do Prêmio Itaú-Unicef. A solenidade ocorreu no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte. A 11ª edição do programa teve como tema “Educação Integral: Aprendizagem que Transforma”, e buscou valorizar as organizações da sociedade civil e as escolas públicas responsáveis por boas práticas de educação integral.
O programa “Ciranda Cidadã” é executado pela Prefeitura de Juiz de Fora, com o intuito de promover os direitos humanos por meio dos serviços do município em assistência social e saúde. Na tarde desta quarta-feira, 30, o prefeito Bruno Siqueira participou do evento comemorativo pelo primeiro ano do programa e de lançamento do projeto “Territórios em Ciranda”, no auditório da Vigilância em Saúde (Avenida dos Andradas, 500).
Uma loja na rua, com peças totalmente gratuitas, onde as pessoas que sentirem necessidade podem pegar o que quiserem, de acordo com seu gosto e preferência. A iniciativa partiu de jovens estudantes que nunca tinham se visto, mas compartilham da ideia que surgiu em 2014, na África do Sul, e nesse tempo se espalhou pelos quatro cantos do mundo.
Todo mundo tem “Algo em (In)Comum” para compartilhar: foi a grande descoberta da manhã desta segunda-feira, 21. No dia em que é celebrada nacionalmente a luta da pessoa com deficiência, o prefeito Bruno Siqueira e o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, estiveram numa roda de bate-papo com pessoas com deficiência e seus familiares, na sede do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência (DPCDH) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).
Na tarde desta quinta-feira, 17, foi lançado, oficialmente, o programa “JF Qualifica – Inclusão Social”, um trabalho desenvolvido sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em cerimônia no auditório da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
A tarde desta terça-feira, 15, exigiu muita concentração dos idosos que participam do Grupo ConViver, projeto do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Leste Linhares, serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) com execução da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). Os participantes iniciaram uma nova oficina de xadrez, onde puderam colocar em prática o que já dominavam sobre o jogo e também aprender com os tutores.
Leia mais e deixe seu comentárioO livro “A Casa é Sua – Onde é a Casa do Morador de Rua”, lançado em agosto pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foi o ponto de partida para a discussão da realidade dos cidadãos em situação de rua na cidade e para a divulgação da rede socioassistencial do município voltada para esse público.
Na manhã desta sexta-feira, 11, o Comitê Intersetorial de Acompanhamento da Política Nacional para População de Rua (Comitê Pop Rua) se reuniu para discutir direitos e deveres dos cidadãos em situação de rua.
Juiz de Fora deu mais um passo rumo à inclusão social e continua avançando na proposta da acessibilidade para cidadãos com deficiência.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) promoveu, nesta quinta-feira, 23, uma oficina para aguçar a formação humanística dos estagiários. Os estudantes do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH) foram levados a conhecer a realidade da população em situação de rua atendida no Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop).
Sessão de cinema, passeios, caminhadas, brincadeiras com pipas e até presença no Estádio Municipal durante o jogo do Tupi, na quarta-feira, 22, marcaram a primeira semana de férias dos serviços de acolhimento institucional da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). E ainda há mais por vir. Na próxima semana, a programação continua, com muito mais atividades recreativas e educativas. A iniciativa reúne todas as unidades geridas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Participam da programação Estância Juvenil, Lar de Laura e Vivendas do Futuro, executadas pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) e Aldeias Infantis SOS.
Os usuários dos serviços socioassistenciais oferecidos pela Prefeitura de Juiz de Fora contam agora com mais uma ferramenta facilitadora de acesso à informação. A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) lançou, oficialmente, nesta quinta-feira, 23, uma listagem completa online que permitirá ao cidadão identificar as unidades de Proteção Básica e Proteção Especial que atendem ao seu bairro. Através da nova plataforma, o usuário poderá acessar informações como telefone e endereço das nove unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e das três do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com a indicação dos bairros atendidos por cada uma delas. A ferramenta está disponível no site da PJF.
“Cada dia que amanhece a gente tem a oportunidade de recontar a nossa história através da arte”. A frase de Jean Carlos de Aguinel, 38 anos, usuário do Centro de Referência Especializado Para População em Situação de Rua (Centro Pop), descortina uma realidade ainda pouco conhecida. Jean é um dos 25 cidadãos em situação de rua atendidos pelas unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), a apresentar seu trabalho na exposição “Rua, Arte e Fé”. A exibição foi aberta na manhã desta quinta-feira, 9, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), reunindo trabalhos de atendidos do Centro Pop e da Casa de Cidadania.
Educadores e profissionais de diversos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participaram, na manhã desta sexta-feira, 3, de uma palestra sobre os impasses do racismo e a luta por direitos da população negra. O encontro foi ministrado pelo coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, José Marmo da Silva, e faz parte do curso de capacitação “Diversidades na Roda”. Os técnicos, educadores e assistentes sociais trabalharão, até dezembro, questões como a autoestima dos jovens e a valorização de características étnicas e corporais de cada indivíduo.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou, na manhã desta terça-feira, 23, uma assembleia geral com os usuários do Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop), no próprio local. O encontro reuniu cerca de 40 cidadãos atendidos pelo serviço. O objetivo foi apresentar o reordenamento do Centro Pop e as novas atividades que serão desenvolvidas na unidade, além de captar as demandas dos usuários em relação ao funcionamento.
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apresentou nesta segunda-feira, 15, o Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e suas principais diretrizes, que têm o objetivo de garantir a prioridade de inserção dessas crianças e adolescentes e suas famílias nos programas socioassistenciais do Município, reconhecendo suas particularidades e condições de vulnerabilidade social.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) oficializou, na manhã desta segunda-feira, 8, o reordenamento dos serviços de abordagem social e do Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop). A efetivação ocorreu no auditório da Casa dos Conselhos (Rua Halfeld, 450, 7º andar – Centro), em parceria com a Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), executora dos serviços. Participaram do evento, servidores da PJF, representantes de conselhos municipais, técnicos e abordadores da Amac.
Usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI), serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), comemoram, nesta quarta-feira, 3, uma grande conquista. Depois de três meses participando de oficinas semanais, 43 idosos completaram a primeira turma de informática promovida pela unidade e se conectaram com novas tecnologias através da internet e das redes sociais.
Leia mais e deixe seu comentárioJuiz de Fora é uma das primeiras cidades não capitais do Brasil a se comprometer oficialmente com a garantia da cidadania plena a pessoas com deficiência. Na manhã desta quarta-feira, 3, o prefeito Bruno Siqueira assinou a adesão do município ao “Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite”. O evento ocorreu na sede da prefeitura e reuniu representantes das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Saúde (SS), Educação (SE), Transporte e Trânsito (Settra), da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização de Juiz de Fora (Empav), dos conselhos municipais de Saúde (CMS) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPB), além da Câmara Municipal.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participou na manhã desta terça-feira, 2, no Centro de Referência em Direitos Humanos de JF e da Zona da Mata, da abertura oficial do “Encontro de Formação de Lideranças – Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua”. O fórum começou nessa segunda-feira, 1º, e vai até esta quarta-feira, 3. O objetivo é construir um canal de diálogo com os movimentos representativos, e as três instâncias do poder público.
O secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Flávio Cheker, e a chefe do Departamento da Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Thais Altomar, participaram nesta sexta-feira, 29, da mesa de abertura do 3° Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora, realizado no anfiteatro do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm). O tema deste ano foi “Ideias Para um Brasil Socialmente Justo”. O evento contou com a presença de cerca de 150 pessoas.
Profissionais de mais de 30 prefeituras da região estão participando do “Seminário Regional do Programa Bolsa Família”. Nesta sexta-feira, 22, o coordenador geral de análise e integração de informações da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do MDS, Flávio Cireno, falou sobre a pobreza e a intersetorialidade do programa. A abertura do evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), ocorreu na noite de quinta-feira, 21, no auditório do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo é promover a troca de experiências na execução do programa de transferência de renda.
O Comitê Interinstitucional de Promoção, Defesa e Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente, empossado em abril, teve sua primeira reunião realizada nesta sexta-feira, 15, na Casa dos Conselhos. O encontro discutiu os objetivos, estratégias e atribuições do comitê, além de definir o seu funcionamento, a partir de normas, junto com a periodicidade das reuniões.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura Juiz de Fora (PJF), em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, lança, nesta sexta-feira, 15, o curso “Diversidades na Roda”. Na semana em que se celebra o Dia da Abolição da Escravatura, a capacitação envolverá educadores e profissionais de diversos equipamentos socioassistencias geridos pela pasta e será realizada em oito módulos até dezembro. A abertura será às 8 horas, na Escola de Governo (Rua Maria Perpétua, 72, 3º andar, Bairro Ladeira). Dentro do cronograma, devem ser trabalhadas a autoestima dos jovens e a valorização de características étnicas e corporais próprias de cada indivíduo.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu na manhã desta terça-feira, 5, uma palestra com cerca de 30 usuários do Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop). O assunto discutido foi o auxílio-moradia, destinado a famílias com renda mensal média de até dois salários mínimos, em situação de vulnerabilidade ou risco habitacional.
Fechando a “1ª Semana de Promoção ao Mundo do Trabalho”, catadores de materiais recicláveis participaram, na manhã desta terça-feira, 5, de uma palestra com esclarecimentos sobre o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e as políticas públicas atreladas a ele. O evento ocorreu na Casa Jovem (Rua Halfeld, 450, 5º andar – Centro), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
A partir desta segunda-feira, 27, até 5 de maio, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza a “1ª Semana de Promoção ao Mundo do Trabalho”. Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), a iniciativa busca guiar a parcela da população que se encontra em vulnerabilidade social em direção ao mercado de trabalho. O evento foi aberto pelo prefeito Bruno Siqueira, no auditório da sede da PJF.
Os maiores desafios do programa Bolsa Família no Brasil se dividem em duas etapas: a localização das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, elegíveis para o programa, e o cumprimento do benefício através do seu pagamento nas mãos do beneficiário. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), vem desde 2013 vencendo esses desafios com distinção: o município atingiu, 99,13% de efetividade no pagamento do Bolsa Família. Das 15.033 pessoas cadastradas no programa, 14.902 já tinham recebido o dinheiro do benefício.
“O grande alcance dessa iniciativa é educar e mudar o nosso olhar, como servidores públicos, na questão dos direitos humanos, quebrando o preconceito e a visão estigmatizadora sobre determinados gêneros e grupos sociais”. Foi com essas palavras que o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, abriu a 1ª Mostra de Direitos Humanos de Juiz de Fora nesta sexta-feira, 17, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Juiz de Fora (Avenida dos Andradas, 696). O evento, uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e Saúde (SS), reuniu representantes de entidades jurídicas e da assistência social, além de pesquisadores e profissionais da área, para apresentar e discutir os projetos do programa “Ciranda Cidadã”, executado nas unidades socioassistenciais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Cerca de 30 cidadãos de rua atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participaram nesta quinta-feira, 16, de uma sessão de cinema no Anfiteatro João Carriço, na sede da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A iniciativa faz parte de uma parceria da Casa de Cidadania e do Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop) com a Funalfa, e prevê a realização quinzenal das sessões. O objetivo é promover a reinserção social dos cidadãos de rua através da cultura, arte e lazer.
Leia mais e deixe seu comentárioJuiz de Fora recebe, pela primeira vez, o festival “Cinema pela Verdade”, que promove a reflexão e o debate sobre o período da ditadura militar brasileira, através de documentários e diálogos entre pessoas atuantes na área e população. Com sua quarta edição em 27 estados, o primeiro dia do evento aconteceu nesta terça-feira, 14, no Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm), com a presença do secretário de Desenvolvimento Social e membro da Comissão Municipal da Verdade, Flávio Cheker, como debatedor, acompanhado da pesquisadora Daniela Lisieux.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza na terça-feira, 14, as inscrições para seis cursos gratuitos de qualificação profissional. As capacitações serão oferecidas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), trabalha com o objetivo de ouvir e encaminhar pessoas em situação de rua para as políticas públicas, que permitam ao cidadão mudar de vida e reconquistar seus direitos. Uma das alternativas que auxiliam esse processo é o ingresso desses cidadãos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que identifica a situação socioeconômica de pessoas e famílias de baixa renda e realiza o encaminhamento a diversos programas socioassistenciais específicos, contribuindo para a redução das vulnerabilidades.
Frente a um auditório representativo, o prefeito Bruno Siqueira instituiu e deu posse, nesta quinta-feira, 9, ao Comitê Interinstitucional de Promoção, Defesa e Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente, em ato realizado na sede da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Entre os membros, titulares e suplentes que assinaram o termo e foram empossados, estão representantes das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Educação (SE), Governo (SG) e Saúde (SS) da PJF, da Vara, do Ministério Público e da Defensoria Pública da Infância e da Juventude, dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Assistência (CMAS) e Tutelar (CT), da Polícia Militar de Minas Gerais, do Ministério do Trabalho e Emprego e da Sociedade Mineira de Pediatria – Regional Zona da Mata
Prontas para dar o primeiro passo na caminhada por um futuro promissor, cerca de 180 pessoas foram acolhidas na noite desta segunda-feira, 6, para a aula inaugural do Curso Preparatório para Concursos (CPC). Realizada na Casa dos Conselhos, a aula reuniu professores, estagiários e parceiros da iniciativa.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apresentou, na tarde desta terça-feira, 31, o novo plano de ordenação territorial dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas). Agora as unidades abrangem, em uma mesma sede, atendimento a diferentes casos de violação de direitos familiares e individuais – como situações de violência física e psicológica, abuso e abandono –, levando em conta a localidade do público atendido.
O Núcleo Cidadão de Rua, serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), atende cerca de 140 pessoas em situação de vulnerabilidade todos os dias, oferecendo alimentação, cuidados com higiene e a possibilidade de pernoitar. Com o objetivo de padronizar as atividades e incentivar a responsabilidade dos atendidos, camas, lençóis e toalhas da unidade foram marcados com números que identificam seus usuários.
Leia mais e deixe seu comentárioA Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Juiz de Fora teve boa notícia, através do Secretário Flávio Cheker, que foi selecionado como um dos avaliadores da 11ª edição do Prêmio Itaú/Unicef. O programa tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho de organizações não governamentais (ONGs) que contribuem, em articulação com as políticas públicas de educação e de assistência social, para a educação integral de crianças e jovens que vivem em condições de vulnerabilidade social. O tema desta edição é “Educação Integral: Aprendizagem que Transforma”, e serão premiadas as organizações da sociedade civil e as escolas públicas parceiras responsáveis por boas práticas de educação integral.
Neste sábado, 21, moradores do bairro Olavo Costa e arredores tiveram a oportunidade de buscar diversos serviços da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) sem sair de sua região. A terceira edição do projeto “Espaço Cidadão”, articulado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, levou entretenimento e inclusão social durante toda a manhã para aqueles que compareceram na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudeste Olavo Costa.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou na manhã desta sexta-feira, 20, uma reunião com assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e técnicos de todos os equipamentos da Proteção Básica e Especial. O objetivo foi apresentar planos de ações para melhorar o fluxo e a interação entre as unidades e os serviços geridos pela SDS. O evento ocorreu no Auditório do Banco do Brasil (Rua Halfeld, 770 – Centro).
Na pauta, dois objetivos: aproximar as gerações, com interesses e histórias de vida distintas, e promover um momento de descontração e troca de experiências. Concretizando isso, atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) recepcionaram adolescentes da Casa do Pequeno Artista (CPA) nesta quinta-feira, 12. Ambos os serviços são da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e seus participantes lotaram o salão, em um grande baile.
A diversidade de gêneros está sendo o tema das aulas nas primeiras turmas do Curumim Santa Luzia, de faixa etária entre 4 e 5 anos. Durante este mês, o conteúdo será repassado através da cartilha “Gêmeos: caixinha de surpresas”, em que o respeito às diferenças e semelhanças do sexo oposto é trabalhado em linguagem simples, instrutiva e acessível para as crianças.
Leia mais e deixe seu comentárioRefletir sobre os direitos femininos e o respeito às mulheres deveria ser uma atividade constante no dia a dia. Mas é em março que o assunto ganha destaque, graças às comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, celebrado no domingo, 8. A data motivou diversas atividades nos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) durante este mês, e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) continuou a discutir sobre o tema em um bate-papo sobre feminilidade nesta quarta-feira, 11.
Leia mais e deixe seu comentárioO secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, e a chefe do Departamento de Regularização e Acompanhamento de Convênios (Drac) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Ana Paula Medeiros, participaram na manhã desta sexta-feira, 6, da inauguração da nova piscina da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada no Bairro Santa Terezinha. A cerimônia contou com a presença de profissionais da organização não governamental (ONG), familiares e assistidos pela instituição.
Com o objetivo de apresentar e garantir o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), através do Departamento de Transferência de Renda (DTR), participaram de dois encontros nesta sexta-feira, 27.
A educação inclusiva e os desafios de promovê-la no contexto da gestão pública foram temas do seminário de capacitação realizado na manhã desta terça-feira, 24, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para os chefes de departamento e supervisores da Pasta. A palestra foi ministrada pela Mylene Santiago, professora doutora da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Casa dos Conselhos (Rua Halfeld, 450, 7º andar – Centro).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou nesta quinta-feira, 19, uma reunião com 24 profissionais da Pasta, entre chefes de departamento e supervisores, a fim de avaliar a participação da SDS nos conselhos municipais e fortalecer a representação dos servidores nas atividades deste ano nos espaços de controle social.
Foi empossada, na manhã desta quinta-feira, 12, na Casa dos Conselhos (Rua Halfeld, 450, 7º andar – Centro), a nova mesa diretora do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A eleição ocorreu na 13ª reunião extraordinária, com a participação dos conselheiros representantes do governo e da sociedade civil.
Trocar experiências em prol de um benefício comum: a melhoria na qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down. Esse é o objetivo do projeto “Papo de Mãe”, que teve nesta terça-feira, 10, sua primeira reunião do ano. O encontro, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Departamento de Políticas Para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), reuniu 20 famílias que possuem membros com a síndrome. O objetivo foi promover momentos de convivência e troca de experiências que integrem os pais e os órgãos envolvidos nas discussões sobre a inclusão social.
O consumo consciente de energia foi tema do bate-papo realizado com a população na manhã desta segunda-feira, 9, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Norte Benfica. O encontro faz parte de um projeto realizado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e contou com a participação de 35 pessoas atendidas pela unidade.
Selecionada junto a outras oito cidades brasileiras para receber o piloto do Pronatec Aprendiz, desdobramento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Juiz de Fora foi pioneira na execução do projeto. Com as aulas iniciadas em dezembro, o município é o único do país que conseguiu viabilizar o programa federal – ficando à frente de capitais como Belém (PA), Palmas (TO), Manaus (AM) e Teresina (PI) – com o objetivo de encaminhar jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ao aprendizado em micro e pequenas empresas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) intensificou o Serviço de Abordagem Social ao cidadão de rua no Bairro São Mateus. Devido ao agravamento da situação na Rua Padre Café, esquina com Avenida Presidente Itamar Franco, o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, se reuniu neste mês com moradores e representantes da Polícia Civil na Associação de Moradores do São Mateus. O objetivo do encontro foi identificar as causas e apresentar medidas para diminuir a concentração de pessoas nesta situação na região.
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou nesta quinta-feira, 15, no Atos do Governo, o novo convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e a organização não-governamental (ONG) Aldeias Infantis SOS, que integra a rede de acolhimento institucional de crianças, jovens e adolescentes do município. O novo documento é fruto do “Plano de Reordenamento e Expansão do Acolhimento Institucional”, anunciado em novembro de 2014. A boa notícia foi divulgada pelo prefeito Bruno Siqueira através da rede social facebook.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou na tarde da terça-feira, 13, uma reunião com profissionais do Instituto de Terapia Familiar de Minas Gerais (ITF), para alinhar os detalhes da implantação de dois novos serviços de acolhimento na cidade: a “Escola de Família” e o “Apadrinhamento Afetivo”. Os dois projetos foram anunciados em novembro de 2014, como parte do novo “Plano de Reordenamento e Expansão do Acolhimento Institucional de Juiz de Fora”, e agora estão sendo acertados os últimos detalhes com o instituto, que executará as ações.
“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede.” (Carlos Drummond de Andrade)