A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realiza, na noite desta quarta-feira, 18, às 19 horas, a formatura dos alunos de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A solenidade acontece no Anfiteatro do Instituto Federal (IF Sudeste), localizado na Rua Bernardo Mascarenhas, 1.283, Fábrica. Cerca de cem alunos dos cursos de auxiliar administrativo, inglês básico, operador de computador, recepcionista de evento e soldador eletrodo revestido receberão o certificado de conclusão de curso.
Juiz de Fora recebe na sexta-feira, 20, e no sábado, 21, a sétima edição da Feira Regional da Economia Popular Solidária. O evento, que irá reunir representantes de 30 municípios da Zona da Mata, será realizado na Praça do Riachuelo, das 9 às 20 horas. A iniciativa é do Fórum Regional de Economia Popular Solidária da Zona da Mata, em parceria com a Cooperativa de Trabalho da Pessoa com Deficiência e Familiares (Coopdef), e conta com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A abertura oficial do evento está marcada para as 10 horas, com a presença do prefeito Bruno Siqueira e a apresentação do Coral Restituir, formado por usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e da Casa da Cidadania.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) através de execução da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), promove a partir desta quarta-feira, 18, uma campanha com o objetivo de orientar a população sobre a prática de doação de esmolas nas ruas.
Até 30 de dezembro, das 8 às 20 horas, inclusive aos sábados e domingos, equipes do Centro de Referência para População de Rua (Centro Pop) estarão percorrendo o centro comercial da cidade, fazendo a distribuição de panfletos e conscientizando a população sobre como de fato ajudar a quem precisa. Equipes permanentes estarão no Parque Halfeld e nas praças da Estação, do Riachuelo e Antônio Carlos, pontos com o maior contingente de cidadãos em situação de rua, orientando e encaminhando estes para os serviços. “O serviço de abordagem será ampliado e desta vez o foco não será só o cidadão em situação de rua, mas a população como um todo, a fim de mostrar que o melhor jeito de ajudar o cidadão em situação de rua é encaminhando-o para os serviços que a Prefeitura oferece”, explicou a responsável pelo Departamento de Proteção Especial da Amac, Alexandra Rossi.
Leia mais e deixe seu comentário
Para que o programa Bolsa Família tenha seus objetivos plenamente alcançados, é necessário que o saque do benefício seja bem sucedido. E é isso que vem acontecendo em Juiz de Fora ao longo de 2013. Em agosto, o percentual de benefícios pagos chegou a 98,4%, o maior dos últimos três anos. Em um total de 16.153 benefícios concedidos, apenas 211 não foram resgatados até o prazo limite para o saque da parcela. Os números foram consolidados em novembro, já que cada parcela fica disponível para saque por três meses.
O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, participou, na tarde desta sexta-feira, 29, do 1º Seminário de Responsabilidade Social e Sustentabilidade de Juiz de Fora. O evento, promovido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o site viverjf.com, aconteceu no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), localizado na Rua Benjamin Constant, 790, Centro. O seminário reuniu cerca de cem pessoas e buscou debater ideias para a concepção de uma cidade socialmente responsável e sustentável.
Representando o prefeito Bruno Siqueira, o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, participou na quarta-feira, 20, do seminário “O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nos Grandes Municípios”, realizado em Brasília. O objetivo do evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), foi discutir a adesão dos municípios de grande porte ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), sob a ótica da alimentação adequada e saudável.
Visão do Paraíso. Não encontrei melhor título para essa foto, que tirei ontem, no Curumim de Benfica, por volta das 13h. Para algumas crianças e adolescentes, após as atividades do turno, é mais prático aguardar no Curumim a hora de irem diretamente para a escola, ao invés de passarem em casa. Então almoçam e, sob a proteção do equipamento, ficam à vontade: uns tirando boa soneca; outros vendo desenho animado na tv; outros conversando, brincando, descontraídos, satisfeitos; todos irmanados por um ambiente de ternura e paz.
É certo que o mundo é assolado por violência crescente. Mas é certo também que nem tudo está perdido.
O prefeito Bruno Siqueira assina nesta quinta-feira, 24, às 9 horas, no auditório da Prefeitura de Juiz de Fora (Avenida Brasil, 2001/1º andar – Centro), a portaria de criação do Comitê Municipal de Atenção à Pessoa Idosa (Comapi). O evento, aberto ao público, contará com a presença de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros da sociedade civil.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu na manhã desta quarta-feira, 23, no Parque Halfeld, um evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. Com o tema “Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição”, as ações tiveram como objetivo conscientizar a população de Juiz de Fora de que pessoas saudáveis dependem de uma alimentação também saudável.
Cerca de 5 mil pessoas participaram neste sábado, 21, do evento que marcou o dia Municipal e Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Com o tema “Independência se conquista – Informação e Tecnologia”, as ações foram promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), através do Núcleo de Atendimento Especial à Pessoa com Deficiência (NAEPD), no estacionamento do Independência Shopping (Av. Itamar Franco, 3600, Cascatinha).
A Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), promoveu, na manhã desta sexta-feira, 13, na Casa dos Conselhos (Rua Halfeld, 450/7ª andar), o evento de posse dos titulares e suplentes que irão compor a Comissão Municipal de Auxílio-Moradia – Comam.
O Secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, está participando do “Simpósio Internacional sobre Drogas: da Coerção à Coesão”, em Brasília, representando o comitê gestor do programa “Crack, é possível vencer” da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O evento é promovido pelo Ministério da Saúde, em parceira com o Ministério da Justiça, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) e com o Instituto Igarapé. Mais de 600 participantes, de diversos países do mundo, estão reunidos para discutir as políticas sobre drogas entre os diversos setores da sociedade e buscar soluções eficazes para o enfrentamento ao uso de entorpecentes.
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), promoveu nesta sexta-feira, 30, no Centro de Convivência do Idoso (Rua Espírito Santo, 434 – Centro), o Seminário de Adesão à Política Nacional de Atendimento à População em Situação de Rua. O principal objetivo do evento foi iniciar o processo de adesão, por parte do município de Juiz de Fora, à política voltada para as pessoas em situação de rua, instituída pelo Decreto Federal nº 7.053/2009, com a criação do Comitê Intersetorial. Esse comitê deverá apontar as diretrizes do reordenamento da política na cidade, considerando as particularidades e a necessidade de articulações e utilizando-se dos indicadores construídos pós-diagnóstico para a implantação, execução e monitoramento da política.
Com a proposta de conhecer as demandas da segurança alimentar em Juiz de Fora e estimular o diálogo intersetorial sobre o tema, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) iniciou, nesta quarta-feira, 21, o projeto “Proseando sobre Segurança Alimentar e Nutricional”. A iniciativa prevê, na primeira etapa, a realização de duas oficinas interdisciplinares em todos os nove centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. O objetivo é reunir representantes dos setores de saúde, assistência social e educação da área de abrangência de cada unidade, além de associações de produtores rurais, para conhecer a realidade de cada região.
O prefeito Bruno Siqueira, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Checker, anunciou nesta sexta-feira, 16, a adoção de um novo modelo para o serviço de acolhimento institucional no município. Na ocasião, ainda foram apresentados resultados da proposta de intervenção emergencial “Lugar de Criança é na Família”. O evento aconteceu na Casa de Acolhimento Lar de Laura, na Rua Diva Garcia, 2530, Bairro Linhares.
O Fórum Municipal da Economia Popular Solidária foi lançado nesta sexta-feira, 9, visando discutir planos de ações para o fortalecimento deste setor em Juiz de Fora, cujo propósito é promover e estimular o consumo de bens e serviços de produção artesanal e familiar. O evento de lançamento aconteceu às 10 horas, na Casa dos Conselhos, na Rua Hafeld, 450 – 7º andar. O encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, que representou o prefeito Bruno Siqueira, além de representantes das secretarias municipal de Governo e da estadual de Desenvolvimento Social (Sedese).
Foi realizada na noite desta segunda-feira, 29, no auditório do Instituto Metodista Granbery, a abertura da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social em Juiz de Fora. Durante a solenidade, o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, destacou a importância da conferencia, de um trabalho em conjunto, para que as políticas públicas possam avançar na cidade. “Nós temos, nesses dias de conferência, a importante tarefa de debater a assistência social no nosso município. É através de uma conferência como essa, escutando a população, os profissionais e as pessoas que necessitam da assistência social é que vamos conseguir ter políticas públicas aprimoradas para desenvolvermos nos próximos anos. Sabemos que o Brasil avançou muito no âmbito da assistência social e Juiz de fora precisa avançar também. Queremos avançar escutando os conselhos e as deliberações que sairão a partir dessa conferência, para que possamos, juntos, trabalharmos por uma cidade melhor, especificamente nesta área. Que os debates possam ser enriquecedores para as políticas públicas que vamos executar nos próximos anos”, ratificou o prefeito.
“O acesso ao trabalho, a possibilidade de gerir sua vida e prover seu sustento, é chave para a cidadania”, digo agora na Aula Inaugural para novas turmas profissionalizantes, fruto da ação da Secretaria de Assistência Social através da parceria do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego(Pronatec) com o IEF Sudeste.
Alegria na entrega à população de Juiz de Fora, do bairro Jóquei Clube e adjacentes da Zona Norte, do Curumim Santa Maria, que atenderá às crianças e adolescentes dos 5 aos 14 anos, no contraturno escolar.
“Tirando a meninada da rua e abrindo caminhos pra ela”, comemorou uma mãe.
A Coordenadoria da Infância e Juventude de Juiz de Fora está realizando, durante todo o dia, no Centro Cultural do Banco do Brasil (Rua Halfeld, 770, 3º andar), seminário voltado para a troca de experiências com o Poder Executivo sobre ações desenvolvidas com vistas a apoiar os direitos de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária. Entre os convidados que compõem a mesa, está o secretário de Assistência Social, Flávio Cheker.
O Conselho Municipal do Programa Bolsa Família (CMPBF) realizou nesta sexta-feira, 12, a cerimônia de posse dos novos conselheiros governamentais e da sociedade civil de Juiz de Fora.
O CMPBF é um órgão de caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Secretária de Assistência Social (SAS), com finalidade de realizar ações de fiscalização e controle social do Bolsa Família.
Leia mais e deixe seu comentário
O Centro de Referência para População de Rua (Centro Pop) divulgou nesta quinta-feira, 4, o balanço dos serviços de março. A unidade realizou 3.364 atendimentos, totalizando uma média de 112 pessoas por dia. Esses dados correspondem a todos os serviços oferecidos, como atendimentos com assistentes sociais e/ou psicólogos, refeições e encaminhamentos, entre outros. Com relação às ações socioeducativas, 720 moradores em situação de rua participaram de oficinas de artesanato e outras atividades lúdicas.
O secretário de Assistência Social, Flávio Cheker, visitou na manhã desta segunda-feira, 25, as instalações do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Leste I, no Bairro Linhares. Acompanhado da chefe do Departamento de Proteção Básica, Carla Salomão, e da chefe do Departamento de Medidas Sócio Jurídica, Mara Valle, o secretário conheceu as demandas, verificou as necessidades e sugeriu ações para a otimização dos serviços.
Na manhã desta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Juiz de Fora deu o primeiro passo para aderir ao programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal. Durante a primeira reunião do grupo intersetorial de trabalho, que tem como um dos objetivos subsidiar o Conselho Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas (Compid), o Conselho Gestor foi montado e as metas esclarecidas e traçadas pelo grupo.
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) promoveu nesta quinta-feira, 21, na Casa dos Conselhos (Rua Halfeld, 450, 7º andar – Centro), a sua primeira reunião ordinária do ano. Contando com a participação da presidente do conselho, Maria Goretti Simões; da Coordenadora da Casa dos Conselhos, Vera Garcia; do secretário de Governo, José Sóter Figueirôa; e do secretário de Assistência Social, Flávio Cheker, a solenidade teve como objetivo principal elucidar as propostas de atuação para a política de segurança alimentar no município. O encontro reuniu também membros das secretarias de Governo, Assistência Social, Agropecuária e Abastecimento, Educação e Planejamento e Desenvolvimento Econômico, além de representantes da sociedade civil organizada.
A secretária de Assistência Social de Lavras (MG), Paula Lloyd, e a coordenadora do Departamento de Proteção Especial, Roseli Oliveira, estiveram em Juiz de Fora nesta terça-feira, 19, para conhecer o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro Pop) e o Núcleo do Cidadão de Rua.
O Secretário de Assistência Social, Flávio Cheker, participou na manhã desta sexta-feira (15), no auditório do Banco do Brasil, da videoconferência do programa “Crack, é possível vencer”, desenvolvido pelo Governo Federal. Também estiveram presentes secretários de Governo, vereadores, autoridades da Polícia Militar, Polícia Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de representantes da sociedade civil organizada, envolvidos com a temática das políticas públicas de prevenção do uso, tratamento, reinserção social do usuário de crack e outras drogas. A videoconferência foi transmitida ao vivo de Brasília, simultaneamente, para municípios do estado de Minas Gerais e Porto Alegre.
O secretário de Assistência Social, Flávio Cheker, visitou na tarde desta sexta-feira, 8, as instalações do Banco Travessia, na Rua Jacinto Marcelino, no bairro Olavo Costa. O titular da pasta aproveitou a ocasião para visitar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o Curumim, também no Olavo Costa.
Leia mais e deixe seu comentário
O secretário de Assistência Social, Flávio Cheker, é um dos membros que compõem o Grupo Intersetorial de Trabalho, criado nesta quarta-feira, 6, em um ato solene realizado na sede da Prefeitura de Juiz de Fora. O Grupo terá como objetivo o desenvolvimento de estudos de uma política municipal sobre drogas e deverá subsidiar o Conselho Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas (COMPID) no seu processo de instalação.
O secretário de Assistência Social, Flávio Cheker, visitou na tarde desta quarta-feira, 6, a Casa da Cidadania, localizada no bairro Jardim Esperança. Também estiveram presentes o subsecretário de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Rogério de Souza; o Chefe do Departamento de Proteção Especial, Lindomar José da Silva; e a Chefe do Departamento de Medidas Sociojurídicas, Mara Valle. O objetivo foi verificar quais são as necessidades da unidade e estabelecer metas para otimizar a prestação dos serviços.
Leia mais e deixe seu comentário
O secretário de Assistência Social da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Flávio Cheker, visitou na quarta-feira, 30, as instalações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Idoso/Mulher e do Creas Infância e Juventude. Também estiveram presentes o subsecretário de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Rogério de Souza, e chefes de departamentos. A visita teve como objetivo verificar as necessidades de cada unidade e estabelecer metas para otimizar a prestação dos serviços.
Representantes de 11 conselhos municipais participaram na manhã de quinta-feira, 24, de uma reunião na Casa dos Conselhos com representantes do Executivo. Durante o encontro foram discutidas as principais necessidades de cada setor, além da elaboração de um plano integrado de trabalho e a apresentação das diretrizes da nova administração. Entre as autoridades presentes, estavam o secretário de Assistência Social, Flávio Cheker; o vice-prefeito de Juiz de Fora, Sérgio Rodrigues; o secretário de Governo, José Sóter Figueirôa Neto.
Leia mais e deixe seu comentárioSecretaria de Assistência Social (SAS) promoveu na tarde dessa quarta-feira, 23, um encontro com as entidades parceiras que compõem a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento reuniu representantes de instituições e equipamentos socioassistenciais de todo o município, inscritos no Conselho Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora (CMAS/JF).
Leia mais e deixe seu comentário
Com o objetivo de estreitar as relações entre os setores, departamentos e funcionários da Secretaria de Assistência Social (SAS) através da divulgação das ações que estão sendo desenvolvidas, e também visando à informação de toda a sociedade, em busca de interação, transparência e trabalho conjunto, está no ar a primeira edição do informativo eletrônico da Secretaria em 2013. O “SAS em Ação – 01” traz um resumo das principais atividades realizadas, no âmbito da assistência social, nas três primeiras semanas do mês de janeiro.
O secretário de Assistência Social, Flávio Cheker, visitou na manhã dessa quarta-feira, 16, as unidades de acolhimento institucional da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A vistoria aconteceu nas casas Lumiar e Aberta. O secretário foi acompanhado por uma equipe técnica formada por nove profissionais da Secretaria de Assistência Social (SAS) e dois da Amac.
O Secretário de Assistência Social, Flávio Cheker, iniciou na manhã desta segunda-feira, 14, uma série de visitas às unidades socioassistenciais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O titular da pasta conheceu as instalações do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Centro e do Centro de Convivência do Idoso Dona Itália Franco (CCI). Também estiveram presentes o subsecretário de Gestão do SUAS, Rogério de Souza; a subsecretária de Vigilância e Monitoramento, Valeska Aragão; a chefe do Departamento de Proteção Básica, Carla Salomão; e a chefe do Departamento de Regulação e Acompanhamento da Rede SUAS, Ana Paula Medeiros.