Supermercados, hipermercados e shopping centers de Juiz de Fora deverão ter o piso dos corredores e da frente de suas lojas demarcado com faixas específicas, com relevos próprios para a leitura por deficientes visuais. É o que determina Projeto de Lei aprovado nesta quinta (13) pela Câmara de Juiz de Fora, de autoria do vereador Flávio Cheker. A medida busca aumentar o nível de segurança para as pessoas com deficiência visual, diminuindo o risco de acidentes provocados na tentativa de entrar nas lojas.
Leia mais e deixe seu comentárioJuiz de Fora agora conta com o Dia Internacional para o Direito à Verdade em Relação às Violências Graves aos Direitos Humanos em seu calendário oficial. A proposta é do vereador Flávio Cheker, e foi aprovada quinta (13) pela Câmara Municipal de Juiz de Fora. A data será comemorada anualmente no dia 24 de março. O Projeto de Lei nasceu a partir de sugestão da Rede Legislativa pela Memória, Verdade e Justiça, de que os municípios brasileiros também pudessem realizar a reflexão sobre o tema.
Leia mais e deixe seu comentárioFoi derrubado o veto do Executivo sobre o Projeto de Lei que cria o Plano Diretor Cicloviário Integrado. A proposta, apresentada pelo vereador Flávio Cheker, define as diretrizes para a instalação de todos os equipamentos e infraestrutura necessários para o uso da bicicleta como modal de transporte. Falando ao plenário, o vereador Flávio Cheker mostrou a não procedência das razões apresentadas pelo Executivo por meio do veto.
Leia mais e deixe seu comentárioA Câmara aprovou na tarde desta terça (11) Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker que estende para tempo integral a reserva de vagas em estacionamento para pessoas com deficiência ambulatorial. Atualmente, o acesso a estas vagas está limitado ao horário comercial. A proposta nasceu a partir de reivindicação de usuários e acompanhantes.
De acordo com Cheker, a proposta visa corrigir a restrição delimitada pelo texto original, cumprindo ainda com as determinações trazidas pela Lei Federal de Acessibilidade. “Não é correto supor que as pessoas com deficiência necessitem destas vagas – que já existem – apenas durante o horário comercial. Este direito deve valer em tempo integral. Trata-se de uma medida para fazer com que a cidade esteja cada vez mais adaptada às pessoas com deficiência”, afirma.
O vereador Flávio Cheker (PT) teve aprovado nesta quinta (06) requerimento ao Executivo solicitando a instalação da Comissão Municipal da Verdade, aprovada pela Câmara em julho, a partir de Projeto de Lei de iniciativa da Comissão Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, da qual o parlamentar é presidente. Cheker lembra que Juiz de Fora participa de diferentes histórias envolvendo a Ditadura Militar. Entre as quais o caso de Milton de Castro, gaúcho que lutou na resistência ao regime autoritário e cujo paradeiro permaneceu incerto durante 35 anos.
Leia mais e deixe seu comentárioO transporte por meio de bicicletas é visto como alternativa viável para a melhoria do trânsito de Juiz de Fora. Em enquete realizada no site do vereador Flávio Cheker, 98% dos participantes manifestaram apoio à proposta de instalação de ciclovias na cidade. Dos 150 votos, 147 foram a favor da medida. Cheker é autor do Projeto de Lei que cria o Plano Diretor Cicloviário Integrado da cidade. A proposta estabelece as diretrizes para estabelecimento de um sistema de transporte municipal por meio do modal bicicleta, garantindo a divisão do espaço público de uma maneira mais democrática, justa e, em especial, segura para ciclistas e pedestres.
Leia mais e deixe seu comentárioFoi promulgada nesta quarta (28) o texto da Lei que torna o Café Galeria bem de utilidade pública. A matéria, apresentada pelo vereador Flávio Cheker, busca preservar este tradicional ponto de encontro da cidade. O espaço, localizado na Galeria Pio X, funciona há cerca de 60 anos, servindo de referência para diversos grupos e para quem visita a cidade, além de possibilitar o convívio e encontro das pessoas.
Leia mais e deixe seu comentárioA Câmara aprovou nesta terça (27) Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker (PT) que prevê utilização exclusiva de redes subterrâneas para a instalação de fios e cabos de transmissão de energia, telefonia, fibra ótica e de TVs por assinatura. A proposta prioriza o uso desta modalidade nas regiões arborizadas da cidade, como praças e parques, além da região central de Juiz de Fora. O parlamentar lembrou que as redes subterrâneas já são utilizadas em diversas cidades do país e do mundo.
Leia mais e deixe seu comentárioO vereador Flávio Cheker participou na noite desta segunda (26) da abertura do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. Ele foi convidado a falar durante a apresentação desta nova edição devido ao histórico de contribuição e apoio ao evento. Cheker ressaltou a importância do evento para a cidade. Ele lembrou como o festival tem servido de incentivo aos jovens produtores de audiovisual da cidade, inclusive pela concessão de premiação a estes. Para o parlamentar, o Primeiro Plano é um dos grandes fomentadores da cultura local.
Leia mais e deixe seu comentárioO Luzes da Cidade, grupo formado por cinéfilos e produtores culturais da cidade, agora é considerado de utilidade pública. O título foi obtido a partir de Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker, aprovado em segunda votação pela Câmara nesta sexta (23). Com isso, a entidade tem o merecido reconhecimento dos serviços prestados à sociedade de Juiz de Fora, atuando pelo bem geral, sem fins lucrativos. O Luzes da Cidade é o promotor do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. O evento realiza em 2012 sua décima primeira edição, com abertura marcada para a próxima segunda (26).
Leia mais e deixe seu comentárioOs artistas contemplados pela Lei Murilo Mendes poderão agora ter acesso aos recursos no mesmo ano de lançamento do edital. É o que prevê Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker, aprovado na tarde da última quarta-feira (21) pela Câmara Municipal. A proposta busca contribuir diretamente com os produtores culturais, que terão assim melhor condição para a execução de seus projetos. De outro lado, também facilita a fiscalização pela Prefeitura. A proposta aprovada inclui no texto da Lei Murilo Mendes um novo parágrafo, o qual torna obrigatória a liberação dos recursos no mesmo ano em que o edital é realizado.
Leia mais e deixe seu comentárioCostumeiramente utilizadas para atender interesses eleitorais, as emendas parlamentares ao Orçamento devem buscar beneficiar a sociedade de modo geral. O vereador Flávio Cheker tem orientado sua atuação nesta perspectiva, destinando recursos a programas e causas que contribuem para o desenvolvimento material e cultural da cidade. Isso se concretiza novamente este ano. Emenda de R$ 25 mil apresentada pelo parlamentar deu impulso importante para a realização do Primeiro Plano 2012 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.
Leia mais e deixe seu comentárioUm ano após o maior incêndio da história da cidade, segue inalterado o quadro de despreparo e insegurança para este tipo de ocorrência. De acordo com reportagem publicada recentemente pela Tribuna de Minas, menos da metade dos estabelecimentos vistoriados pelos Bombeiros possui algum tipo de irregularidade, sendo a ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) a principal delas. Em dezembro do ano passado, poucas semanas após o incêndio, o vereador Flávio Cheker fez realizar Audiência Pública na Câmara para discutir a estrutura de Juiz de Fora para a prevenção e o combate a incêndios.
Leia mais e deixe seu comentárioHá 15 anos, Juiz de Fora ganhava uma de suas principais ferramentas de defesa da dignidade humana e de luta contra toda forma de discriminação. A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania foi criada a partir de Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker, promulgado em 22 de novembro de 1997. Composta por três parlamentares, a comissão tem por objetivos principais acompanhar os assuntos relativos ao respeito à dignidade humana na cidade, atuando também junto à sociedade para discussão e formulação de políticas específicas para a área.
Leia mais e deixe seu comentárioO vereador Flávio Cheker está encaminhando à direção do COMSEA a Lei 12.691, que cria o Fundo Municipal de Manutenção e Funcionamento do Restaurante Popular, promulgada nesta quinta (08) pelo Executivo. O fundo permite a arrecadação e a gestão de recursos para melhorias do Restaurante Popular, em particular para manutenção predial e dos equipamentos utilizados, além da realização de estudos sobre a operação da unidade e possível abertura de novos restaurantes. De acordo com Cheker, a concretização do fundo permite que se avance na melhoria em questões específicas sobre o Restaurante Popular, já há muito cobradas pelos usuários.
Leia mais e deixe seu comentário
No próximo sábado, dia 10 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A data busca reforçar os esforços contra doenças que ameaçam a saúde auditiva, uma das deficiências mais comuns na população brasileira. De acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia, de cada mil crianças nascidas no país, três a cinco já nascem com deficiência auditiva. Já de acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos.
Está perto de ser sancionado o Plano Diretor Cicloviário Integrado, aprovado pela Câmara Municipal no último dia 22. O Projeto de Lei, iniciativa do vereador Flávio Cheker, estabelece as diretrizes para a instalação de todos os equipamentos e infraestrutura necessários para o uso das bicicletas como modal de transporte. O Executivo tem quinze dias úteis para publicar a proposta no Diário Oficial do município.
A proposta foi aprovada por unanimidade entre os vereadores. O Plano inspirou-se em iniciativas semelhantes, como a realizada em Porto Alegre, e contou com a participação de inúmeros representantes da sociedade civil, em particular defensores do modal bicicleta e especialistas em mobilidade urbana. Em julho, uma, também convocada pelo vereador Flávio Cheker, discutiu o Projeto de Lei. Na oportunidade, demonstrou-se a plena viabilidade da adoção do transporte cicloviário em Juiz de Fora.
O vereador Flávio Cheker participou na tarde desta quarta de mais uma edição do Pós-TV, promovido pelo Coletivo Sem Paredes. O evento utilizou-se do Largo do Riachuelo, onde ocorrida uma feira de produtores de economia solidária, para debat
er “a cidade que queremos”. Cheker falou sobre esta modalidade de produção, enfatizando sua capacidade de gerar renda de modo cooperativo, com benefícios para diversos setores da sociedade. O parlamentar cobrou ainda que a cidade, ainda mais neste período de segundo turno eleitoral, possa dedicar-se mais ao debate sobre o uso de seus espaços públicos em favor de si própria, como ocorreu naquele evento.
Mais de 600 visitantes e mais de 350 livros trocados, em um dia de sol, cultura e compartilhamento. Este é o saldo da segunda edição da Feira de Troca de Livros, que ocorreu no último domingo. O evento ainda contou com diversas oficinas, contação de histórias, rodas de conversa com escritores, entre outras atividades. A Feira de Troca de Livros teve início a partir de Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker, aprovado no ano passado, e inspirado em proposta similar de Porto Alegre (RS).
Leia mais e deixe seu comentárioUma experiência única de convívio, cidadania e compartilhamento de conhecimento. Juiz de Fora realiza no próximo domingo a segunda edição da Feira de Troca de Livros. O evento tem origem a partir de Lei do vereador Flávio Cheker, e busca oferecer uma oportunidade onde os amantes dos livros possam se encontrar, trocar exemplares e, sobretudo, exercitar esta saudável e prazerosa atividade. A Feira acontece na Praça Antônio Carlos, entre 9 e 17h. Além dos stands de livrarias e espaços para a troca de livros, o encontro ainda contará com contação de história, piquenique literário, encontro com autor e café com poesia.
Leia mais e deixe seu comentárioFruto de Lei de autoria do vereador Flávio Cheker, ocorre neste domingo a II Feira de Troca de Livros, na Praça Antônio Carlos. O evento reúne colecionadores e afixionados por livros, além de livrarias e editores. Quem tiver livros em casa e quiser trocá-los por outros, basta levar e trocar.
Mais uma vez, o evento foi pouco divulgado pelo Executivo. Por isso, contamos com a ajuda de todas e todos na divulgação do evento!
A atuação do vereador Flávio Cheker recebeu grande destaque na imprensa de Juiz de Fora nesta quinta (20). Os veículos de comunicação da cidade noticiaram duas importantes ações lideradas pelo parlamentar, que mantém-se ativo mesmo durante o período eleitoral.
A Audiência Pública que debateu possíveis intervenções no trânsito dos bairros Alto dos Passos e São Mateus (com modificações significativas sobre a praça Jarbas de Lery Santos) foi um dos principais temas dos noticiários do dia.
Um apelo pela preservação da Praça Jarbas de Lery Santos e pela valorização dos espaços públicos de convívio. E também um clamor de moradores e comerciantes do Alto dos Passos para que não haja a implantação do “binário” planejado pela Prefeitura para a região, sobretudo para a Rua Belmiro Braga. Este é o saldo da Audiência Pública realizada nesta quarta (19), e que discutiu possíveis intervenções na praça do São Mateus para modificações no trânsito da área. O evento foi convocado pelo vereador Flávio Cheker e contou com ampla mobilização dos moradores da região e de outros bairros, como o Alto dos Passos, bem como de estudantes de cursos de Arquitetura e Urbanismo e representantes de entidades.
Leia mais e deixe seu comentárioA possibilidade de desfiguração da Praça Jarbas de Lery Santos, no bairro São Mateus, para alterações no sistema viário, motivam requerimento de Audiência Pública apresentado pelo vereador Flávio Cheker. De acordo com o parlamentar, a reunião busca instituir um espaço de debate entre Prefeitura e a população, que corre o risco de não ser ouvida sobre as obras e quanto aos impactos sobre a região, e pior, pode acordar algum dia e ver que sua pracinha virou rua. De acordo com Cheker, há informações desencontradas sobre obras na praça.
Leia mais e deixe seu comentário
O FEST LER está legalmente de volta. A Lei nº 12.645/2012, publicada hoje, assegura sua realização anual. A Câmara derrubou na última quarta veto do Executivo ao Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker, que inclui o evento no Calendário Oficial de Eventos do Município. A maioria dos parlamentares discordou dos argumentos do Governo Municipal e decidiu pela retomada do Festival da Leitura de Juiz de Fora. O FEST LER tem por objetivo difundir o livro e a prática da leitura na cidade, mobilizando leitores, livreiros, editoras, estudantes e professores, estes se utilizando do evento para também realizar atualização de sua formação. Ao todo, foram realizadas três edições da feira, a última em 2008, sendo abandonada durante a atual administração.
Instalações da Cesama em diferentes estações de tratamento estão seriamente deterioradas, colocando em risco os trabalhadores que ali operam, o próprio sistema de cuidado da água, e mesmo a população do entorno. A denúncia foi feita pelo vereador Flávio Cheker na sessão desta sexta (24), na Câmara Municipal. Tais irregularidades são apontadas em relatório de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, entregue ao parlamentar esta semana.
Leia mais e deixe seu comentárioAs ações iniciadas pelo vereador Flávio Cheker quanto a um bota-fora no bairro Cidade do Sol ganharam as páginas de uma das principais publicações da cidade. Pedido de Informação e Requerimento apresentados pelo parlamentar em 17 de agosto inquiriam sobre a adequação do referido local para o recebimento de resíduos da construção civil, frente à possibilidade de contaminação do lençol freático existente ali. Nesta quarta, a Tribuna de Minas destaca que o espaço está sendo utilizado para vários tipos de despejos.
Leia mais e deixe seu comentárioEm Representação enviada ao Governo Estadual, o vereador Flávio Cheker requer a implantação do Programa de Segurança Fica Vivo em Juiz de Fora. O pedido é uma demanda do Fórum Permanente de Direitos Humanos (Fórum-DH). De acordo com a entidade, a medida é uma das respostas necessárias para se diminuir os índices de violência na cidade, principalmente aqueles relacionados à juventude.
O Programa Fica Vivo foi criado em 2003 e busca combinar ações de intervenção estratégica e oficinas de treinamento para os jovens de localidades violentas, discutindo particularmente o tema da prevenção à criminalidade.
Leia mais e deixe seu comentárioEm 1998, a interseção que liga a BR-040 com a avenida Deusdeth Salgado, popularmente conhecida como “Trevo do Salvaterra”, passou a se chamar Trevo Arlindo Daibert. Isto se deu a partir de Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker, que buscou homenagear o grande artista plástico juiz-forano, internacionalmente conhecido por suas obras inspiradas no regionalismo brasileiro. No entanto, mais de catorze anos depois, pouquíssimas pessoas da cidade conhecem esta denominação. Visando corrigir isto e valorizar o espaço, e a partir de uma visita e sugestão da irmã do artista, Eveline Daibert — que lembra que, este ano, Arlindo completaria 60 anos, e no ano que vem, completam-se 20 anos de sua morte– , o vereador Flávio Cheker apresentou na sessão plenária da manhã de hoje Pedido de Informação ao Executivo. No mesmo, o parlamentar inquire sobre se há intenção da Prefeitura em efetivar ações para dar ciência à população sobre o nome correto do Trevo.
Leia mais e deixe seu comentárioFinalmente! Após mais de sete anos de espera, o Restaurante Popular de Juiz de Fora foi inaugurado. A luta pela concretização do empreendimento foi uma das principais frentes de atuação do vereador Flávio Cheker. Durante todo o período, o parlamentar liderou ações pela retomada e conclusão do projeto, realizando ainda vistorias periódicas ao canteiro de obras, junto com outros integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).
Leia mais e deixe seu comentário• Há lei em Juiz de Fora, que defina o que seja bicicletário, ciclorrota, faixa compartilhada?
• Há integração entre ciclovias e transporte público?
• O Projeto de Lei em tramitação na Câmara obriga o Poder Público a incluir em seu planejamento, e nas programações de obras, o modal bicicleta?
• Para o órgão responsável, o ciclista é um estorvo?
• Há interesse das empresas em abrir espaço para o modal bicicleta?
• O Ministério das Cidades apóia a adoção de Planos Diretores Cicloviários nos municípios?
• O tema Modal Bicicleta entra na pauta da cidade em definitivo a partir de agora?
Reconhecida amplamente como uma das mais importantes políticas culturais da cidade, a Lei Murilo Mendes tem permitido a diversos artistas locais concretizarem suas obras, seja pelo lançamento de livros, CDs, realização de exposições e encenações teatrais, além de várias outras realizações, como montagem de bibliotecas públicas e etc. Apesar de efetiva –embora sempre necessitando de aperfeiçoamentos– , tal política encontra um obstáculo: os projetos contemplados em determinado ano freqüentemente têm acesso aos recursos somente ao longo de meses, às vezes passando para o ano seguinte, criando dificuldades imensas aos artistas e produtores culturais.
Leia mais e deixe seu comentárioO ciclismo em Juiz de Fora deu nova prova de força e organização. Em Audiência Pública nesta quarta (11), ciclistas e apoiadores do movimento manifestaram a importância e a urgência de se pensar a cidade incluindo a mobilidade por meio de bicicletas como uma alternativa viável de transporte. O evento foi proposto pelo vereador Flávio Cheker, e buscou discutir Projeto de Lei do parlamentar que cria o Plano Diretor Cicloviário Integrado. Durante a abertura da Audiência, Cheker destacou a urgência deste tipo de proposta. Diante do trânsito caótico e da falta de investimento em transportes públicos, a mobilidade por bicicleta torna-se a melhor alternativa, em particular por ser simultaneamente sustentável e saudável. Lembrou que milhões de pessoas, em todo o Brasil, já se utilizam da bicicleta em seus deslocamentos diários. O parlamentar referiu-se ainda ao Programa Brasileiro de Mobilidade Urbana, do Governo Dilma, que tem incentivado cidades e estados a construir ciclovias, inclusive com disponibilização de recursos.
Leia mais e deixe seu comentárioCiclistas e apoiadores do movimento se preparam para, em Audiência Pública na próxima quarta (11), a partir das 15h, debater e demonstrar seu apoio ao Plano Diretor Cicloviário Integrado, Projeto de Lei proposto pelo vereador Flávio Cheker. Nos últimos dois meses, muitas pessoas, de diferentes espaços da cidade, têm se reunido para discutir a proposta e encontrar formas de levar este debate para o restante da sociedade. “O uso de formas alternativas de transporte é uma necessidade que se impõe. Há um consenso de que o trânsito não comporta o atual volume de veículos”.
Leia mais e deixe seu comentárioToda a legislação municipal que trata da acessibilidade de portadores de deficiência visual agora conta com cópias traduzidas para o sistema Braile. A medida foi tomada a partir de solicitação do vereador Flávio Cheker, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, ao Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal, que realizou a conversão. “Trata-se de uma medida inicial, de garantia mínima de direitos. É inconcebível que nem ao menos a legislação referente aos próprios deficientes esteja traduzida para sua linguagem”.
Leia mais e deixe seu comentárioUma possível nova irregularidade em propaganda da Prefeitura de Juiz de Fora motiva Pedido de Informação do vereador Flávio Cheker. O parlamentar inquire o Executivo sobre os motivos que levaram à retirada da placa com informações sobre a obra do Restaurante Popular, e subseqüente afixação de cartazes com os dizeres “Obra da Prefeitura” nos tapumes que protegem a entrada do espaço. De acordo com a Lei n.° 8341, de autoria de Cheker, toda obra realizada pela Prefeitura deve ser acompanhada de uma placa informativa, na qual devem constar dados como fontes dos recursos, empresa contratada, data de início e de conclusão das atividades, e tipo e finalidade da obra. Nenhum destes requisitos é cumprido nos cartazes recentemente afixados.
Leia mais e deixe seu comentárioO Brasil tem dado passos importantes para trazer à luz parte significativa de sua História. Com a Comissão da Verdade, o país tem a chance de – a exemplo do que já fizeram diversas nações pelo mundo, como Argentina e Uruguai – restabelecer a verdade para milhares de cidadãs e cidadãos que sofreram com o desmando de governos autoritários. Finalmente, documentos e informações sobre prisões, desaparecimentos e mortes de militantes e ativistas políticos poderão se tornar públicos, explicando como estes regimes agiam e ratificando a relevância da democracia.
Leia mais e deixe seu comentárioA recente instalação de uma estrutura física para a exposição de maquetes e materiais publicitários de projetos do Executivo motiva Pedido de Informação apresentado pelo vereador Flávio Cheker. O expediente questiona a Prefeitura sobre o volume dos gastos na montagem do espaço, localizado no Parque Halfeld, bem como dos custos da produção das miniaturas. De acordo com o parlamentar, o objetivo é tanto questionar a publicidade em si, quanto apurar se o total dos custos é condizente e justificável do ponto de vista do gasto público. De acordo com o parlamentar, o objetivo é tanto questionar a publicidade em si, quanto apurar se o total dos custos é condizente e justificável do ponto de vista do gasto público.
Leia mais e deixe seu comentárioFalando ao plenário da Câmara nesta sexta (22), o vereador Flávio Cheker tentou sensibilizar a Prefeitura contra o fechamento de turmas de Ensino para Jovens e Adultos (EJA), com a adoção de salas bisseriadas e multisseriadas. O fato foi confirmado pela Secretaria Municipal de Educação, que comunicou diversas escolas municipais sobre a necessidade de readequação da configuração das turmas e do quadro de professores a partir de agosto.
Leia mais e deixe seu comentárioAtendendo as contínuas manifestações de diversas categorias de trabalhadores, o vereador Flávio Cheker reuniu-se com o Ministério Público nesta quarta (20), a fim de tentar restabelecer a parada de ônibus intermunicipais e interestaduais dentro do perímetro urbano. Acompanhado do vereador Betão, Cheker explicou aos promotores Plínio Lacerda e Daniel Rangel todo o processo que culminou na proibição, pela ANTT, dos embarques e desembarques fora do Terminal Rodoviário de Juiz de Fora, em 2009.
Leia mais e deixe seu comentárioA Educação e os professores são o grande destaque da nova edição do Informe-se, informativo do mandato do vereador Flávio Cheker. A publicação ressalta a aprovação do Projeto de Lei do parlamentar que inclui o Fest Ler – Festival da Leitura de Juiz de Fora – no calendário oficial de eventos do município, tornando obrigatória sua realização, uma grande conquista para todo o Magistério e para os amantes dos livros.
O Informe-se destaca ainda a luta de Cheker por melhores condições de trabalho para os educadores de Juiz de Fora, sejam da rede municipal ou estadual. O parlamentar está empenhando-se em diferentes frentes, como a dos professores do estado, para que possam continuar a fazer refeições a partir da merenda escolar. Também está acionando o MP pelo restabelecimento das paradas de ônibus interurbanos fora do Terminal Rodoviário, o que beneficiará professores que lecionam em outras cidades.
Quer receber o Informe-se em sua casa? Basta enviar um email com seu nome e endereço para o email amigosdoflaviocheker@gmail.com, ou ligar para (32) 3691-4709 e nós enviaremos um exemplar para você.
Leia mais e deixe seu comentário“Uma vez que existe só para ser visto
Se a gente não vê, não há”,
diz a canção. Então por que não pôr mãos à obra?
A poluição visual proporcionada por fios e cabos presos a postes em praças, parques e no Centro da cidade pode acabar em breve. Projeto de Lei apresentado pelo vereador Flávio Cheker propõe que estas redes passem exclusivamente de forma subterrânea nestes locais. De acordo com o projeto, a rede de cabeamentos passa a ser constituída por meio de dutos subterrâneos, em vez da tradicional rede área.
Leia mais e deixe seu comentárioMais uma medida para a preservação da memória e da identidade de Juiz de Fora. Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker busca declarar o Café Galeria como bem de utilidade pública para fins de tombamento como Patrimônio Cultural da cidade. Localizado na Galeria Pio X, o espaço é há muitos anos ponto de encontro de diversas turmas e grupos da cidade.
“O Café Galeria é um dos espaços mais simbólicos de Juiz de Fora. Congrega, num único lugar, todos os tipos de pessoas que constituem nossa cidade, sendo ponto de encontro do trabalhador cotidiano, do estudante, do político, do aposentado. Todos eles se encontram e convivem em harmonia ali, num ambiente em que a ‘vida em comunidade’ ganha pleno sentido”, afirma o parlamentar.
Leia mais e deixe seu comentárioO Fest Ler está de volta. Foi aprovado nesta sexta (25), Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker que inclui o Festival Anual da Leitura de Juiz de Fora ao Calendário Oficial do município. O evento tem por meta a difusão do livro e da prática da leitura na cidade, favorecendo professores, livreiros, estudantes e apaixonados por livros.Ao todo, foram realizadas três edições do Fest Ler, a última delas em 2008. Durante o festival, cada professora e professor recebia um montante financeiro para ser despendido na aquisição de livros.
Leia mais e deixe seu comentárioO vereador Flávio Cheker apresentou nesta quarta (23) novo requerimento de Audiência Pública para debater a instalação do Restaurante Popular em Juiz de Fora. Desta vez, o foco da discussão é o recém-lançado edital de licitação, para seleção da concessionária que vai operar o equipamento, o qual, de acordo com a proposta da Prefeitura Municipal, vai ser operado de modo completamente terceirizado. Desde semana passada, diversas entidades locais têm realizados protestos contra o modelo de gestão do Restaurante Popular.
Leia mais e deixe seu comentárioPor doze votos contra três, a Câmara Municipal de Juiz de Fora derrubou nesta quarta (23), veto do Executivo sobre o Programa Agricultura Familiar nas Escolas. Criado a partir de Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker, a proposta busca levar às escolas municipais noções sobre alimentação segura e sustentável, valorizando ainda a produção da agricultura familiar de Juiz de Fora. O programa Agricultura Familiar nas Escolas recebeu veto total do Executivo no início deste ano, argumentando restrição nos produtos contemplados e que a proposta iria se chocar com os projetos pedagógicos de cada unidade de ensino.
Leia mais e deixe seu comentárioProjeto de Lei apresentado nesta quinta (17) cria a Comissão Municipal da Verdade em Juiz de Fora. A proposta, apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, visa incluir a cidade entre aquelas que vão colaborar com a Comissão Nacional da Verdade nas investigações sobre violações contra os Direitos Humanos, ocorridas entre 1946 e 1982 no país. De acordo com o vereador Flávio Cheker, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, a Comissão Municipal da Verdade deverá apurar as violações cometidas em Juiz de Fora.
Leia mais e deixe seu comentárioO Plano Diretor Cicloviário Integrado, Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker, foi um dos destaques do Seminário de Mobilidade Urbana, realizado na última quinta (10) pelo curso Arquitetura e Urbanismo da UFJF. Convidado para apresentar a proposta, em debate com conceituados escritórios de arquitetura, o parlamentar abordou a importância de uma abordagem pública do tema da mobilidade, algo hoje ainda pouco desenvolvido em Juiz de Fora.
Leia mais e deixe seu comentárioA tarefa de legislar – produzir leis para o bem da cidade – tem encontrado um inesperado adversário em Juiz de Fora: a própria Prefeitura Municipal, a quem cabe, por definição, cumpri-las. Utilizando-se de diferentes argumentos, o Executivo vem impondo diferentes barreiras para esta que é uma das funções primordiais dos vereadores. Do início do ano até agora, quatro diferentes Projetos de Lei do vereador Flávio Cheker foram vetados pelo Executivo Municipal.
Leia mais e deixe seu comentárioPróximo do povo e ouvindo a voz da população, o vereador Flávio Cheker tem apresentado diversos Requerimentos ao Executivo, procurando conseguir a melhoria da qualidade de vida e dos serviços prestados pelo Poder Público de Juiz de Fora.
Temática de extrema importância para a população de Juiz de Fora, a questão do transporte público motivou diferentes expedientes. A partir da solicitação de cidadãs e cidadãos, o vereador Flávio Cheker pede a alteração de diversos itinerários, como o das linhas 118 (Vale Verde), 133 (Arco-Íris), 538 (Morada do Serro) e 728 (Nova Benfica).
Leia mais e deixe seu comentárioApoiadores e colaboradores de diferentes regiões de Juiz de Fora se reuniram no último sábado para plenária do mandato do vereador Flávio Cheker. Em pauta, a avaliação das ações empreendidas no último período pelo parlamentar, além de uma análise mais ampla da atual conjuntura da cidade, particularmente frente ao governo Custódio Mattos. Na primeira etapa, o vereador Flávio Cheker expôs as diretrizes de suas ações no atual mandato. De acordo com ele, apesar das inúmeras limitações impostas ao fazer legislativo, o trabalho tem sido feito de modo persistente, sempre em atenção às necessidades do povo.
Leia mais e deixe seu comentárioPortadores de deficiência poderão utilizar o estacionamento reservado para eles em horário integral, e não mais apenas no período comercial. A proposta integra Projeto de Lei apresentado pelo vereador Flávio Cheker, que especifica as regras para a criação e uso de vagas para veículos dirigidos ou conduzindo pessoas com esta necessidade especial. De acordo com o Projeto, deverão ser destinadas para portadores de deficiência ambulatorial 5% de todas as vagas existentes nos estacionamentos públicos e privados, bem como aquelas situadas em vias públicas.
Leia mais e deixe seu comentárioArticular os esforços e ações voltados para o tratamento e acolhimento dos usuários de drogas e suas famílias. Foi com este objetivo que o vereador Flávio Cheker apresentou Projeto de Lei que cria a Rede Municipal de Atendimento ao Dependente Químico, aprovado nesta terça (24) pela Câmara Municipal. Pela proposta, diferentes unidades e centros de saúde, além de comunidades terapêuticas, previamente aprovadas, poderão unir esforços no cuidado a estas vitimas, otimizando o serviço prestado em Juiz de Fora. O projeto propõe a integração dos serviços prestados na cidade pelas UAPs (Unidades de Atenção Primária à Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Centro de Atenção de Saúde Mental, e dos CAPs-AD(Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas)
Leia mais e deixe seu comentárioApós 18 anos de luta, uma prova evidente de que a mobilização pela recuperação pelo Cine Excelsior permanece fortalecida. Audiência Pública realizada nesta segunda (23) reafirmou decisivamente a importância do espaço para Juiz de Fora e demonstrou que, hoje, a preservação da sala depende em especial do Comppac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural) e Prefeitura de Juiz de Fora. De acordo com o vereador Flávio Cheker, o encontro deixou claro que há hoje na cidade dois lados: aqueles que reconhecem o Cine Excelsior como patrimônio cultural de Juiz de Fora, símbolo de pertencimento e memória viva de sua história, e aqueles só agem pelas forças do “progresso”, da “evolução”, do capital, doa a quem doer.
Leia mais e deixe seu comentárioUma luta iniciada há cerca de dezoito anos tem um novo capítulo nesta segunda (23). Convocada pelo vereador Flávio Cheker, a Câmara Municipal realiza nova Audiência Pública para debater a preservação do Cine Excelsior. Desativada desde 1994, a sala corre hoje o risco de ser transformada em um estacionamento para automóveis. O evento ocorre a partir das 15h, no plenário do Legislativo. Esta é a terceira Audiência Pública convocada por Cheker para discutir a preservação do Excelsior. Desde 1994, ele tem movido diferentes esforços no sentido de garantir a utilização do espaço como um bem cultural de Juiz de Fora.
Leia mais e deixe seu comentário
Foi assim, se inspirando em versos de Drummond, aqueles sobre a liberdade para navegar e a proibição de fazer barcos, que o Vereador Flávio Cheker lembrou que no dia 20 de abril do ano passado, a Câmara Municipal de Juiz de Fora realizava Audiência Pública para debater a situação do Aeroporto Francisco Álvares de Assis, o Aeroporto da Serrinha. Convocado por iniciativa do vereador Flávio Cheker em parceria com o vereador Júlio Gasparette, o evento apontou as diferentes dificuldades vividas pelos usuários do terminal, que então conviviam com atrasos e cancelamento dos vôos, além do número diminuto de rotas, em particular pelo fato de o espaço não comportar aeronaves de maior porte.
O término da construção da estrutura física do Restaurante Popular deve demorar pelo menos mais 60 dias. Foi o que confirmou Marco Aurélio Pereira, dono da Margem Construtora, responsável pela obra. Ele recebeu o vereador Flávio Cheker e outros integrantes do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), em vistoria realizada no local na manhã de terça (17). Segundo as explicações apresentadas por Pereira, há uma significativa diferença entre o projeto de obras recebido pela empresa e aquele utilizado para a compra dos equipamentos necessários ao funcionamento do Restaurante. Com isso, toda a estrutura elétrica e hidráulica terá que sofrer modificações.
Leia mais e deixe seu comentário Há dez anos, o vereador Flávio Cheker conquistava o tombamento municipal do Acervo Cinematográfico João Carriço, e desde então tem se empenhado em garantir o retorno do mesmo para Juiz de Fora, ou pelo menos a sua disponibilização para o público. Em requerimento aprovado pela Câmara nesta terça (17), e encaminhando ao Executivo, o parlamentar inquire sobre a possibilidade da Prefeitura abrir “crédito especial” ou rubrica adequada para a digitalização dos itens que compõem a coleção e posterior disponibilização para a população da cidade.
No intuito de debater os diversos problemas da cidade, e estando atento às reivindicações e queixas da população, o vereador Flávio Cheker apresentou novos requerimentos de Audiência Pública, instrumento que utiliza com frequência por propiciar a participação direta dos cidadãos. Entre os temas, a política fiscal do município, a preservação de nosso patrimônio histórico, as obras no centro e os impactos ambientais e urbanos da instalação de um novo empreendimento em Juiz de Fora. A primeira Audiência debate a situação do Cine Excelsior, luta de quase vinte anos, que tem motivado a realização de outras Audiências, também convocadas pelo vereador ao longo desse tempo, além de dezenas de expedientes, como requerimentos para declaração de interesse cultural do espaço, que culminaram com a edição de um “dossiê”, em dois volumes, intitulados por Cheker como “Cinema Excelsior: espaço de nossas emoções”. A possibilidade recente de sua transformação em estacionamento reacendeu o debate, motivando a criação do Movimento Salvem o Excelsior, que conseguiu sensibilizar o COMPPAC para abertura de novo processo para tombamento do imóvel.
Leia mais e deixe seu comentárioHá uma Juiz de Fora que a propaganda da Prefeitura não quer mostrar. Muitos bairros da cidade sofrem com o abandono por parte do Executivo, tendo que conviver com a ausência de serviços mínimos de urbanização, como asfaltamento e calçamento de ruas, capina, limpeza e recolhimento de lixo. Esta situação tem sido constatada pelo vereador Flávio Cheker nas visitas que faz pelo município. Nesta semana, ele foi recebido pelos moradores do bairro Vale Verde, que compartilharam com ele as dificuldades vividas. O bairro Vale Verde situa-se no extremo sul de Juiz de Fora, quase divisa com a cidade de Matias Barbosa. Segundo o relato dos moradores, trata-se de uma área de ocupação que, com o passar dos anos, foi recebendo novos habitantes até tornar-se bairro.
Leia mais e deixe seu comentárioFoi aprovado na manhã de sexta (30), por unanimidade, Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker, que prevê a distribuição domiciliar e gratuita de medicamentos para a população idosa ou com dificuldade de locomoção de Juiz de Fora. A proposta prevê a entrega de remédios para os portadores de doenças crônicas (como hipertensão e diabetes) cadastrados no SUS. Cheker comemorou a aprovação da matéria. Ele destaca a importância da medida, inserida em uma política pública de apoio e assistência ao idoso, ao garantir o direito à medicação à quem mais precisa.
Leia mais e deixe seu comentárioO vereador Flávio Cheker participou nesta quarta (28) do 12° Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro, transmitido pela TV Câmara e pela internet, reuniu vereadores, deputados estaduais, federais e senadores de todo o país, e debateu a criação de uma Rede Legislativa Nacional pela Memória, Justiça e Verdade. Trata-se de uma articulação de comissões de direitos humanos para colaborar no esclarecimento das violações de direitos cometidas por agentes públicos entre 1946 e 1988.
Leia mais e deixe seu comentárioEm abril do ano passado, o vereador Flávio Cheker apresentou à Câmara Projeto de Lei criando o programa Táxi Turismo. Discutido com profissionais, Conselho Municipal de Turismo e inspirado em experiências de outras cidades, a proposta tem como objetivo incentivar o turismo em Juiz de Fora, capacitando e qualificando o taxista para o atendimento ao cliente, local ou de fora. Ao tramitar na Câmara, o projeto recebeu parecer favorável da Procuradoria Jurídica da Casa, que atestou a constitucionalidade da matéria, indicando não haver qualquer problema com o chamado vício de iniciativa – quando o Legislativo toma para si atribuições exclusivas do Executivo. Aprovado pelos vereadores, a proposta foi inacreditavelmente vetada pela Prefeitura em fevereiro deste ano.
Leia mais e deixe seu comentárioO objetivo era garantir a possibilidade de cidadãs e cidadãos, sobretudo os mais carentes, regularizarem suas construções e reformas iniciadas em imóveis e terrenos, mas também não “premiar” os que constroem ao arrepio da Lei para obterem lucros, prejudicando toda a cidade e prejudicando também os empresários corretos, que atuam dentro da lei. Também possibilitar que a atual legislação sobre transferência do potencial construtivo, visando à proteção de imóveis tombados — e a desonerar seus proprietários– pudesse ser utilizada na regularização. Foi com essa expectativa que o vereador Flávio Cheker apresentou uma série de emendas ao Projeto de Lei de regularização de imóveis, em tramitação na Câmara. No entanto, emendas importantes nesta direção acabaram infelizmente sendo rejeitadas por alguns parlamentares, em votação apertada, ontem à noite. De positivo, a aprovação das emendas que ampliam a metragem das construções das áreas A, B, C e D para 100 metros quadrados, isentando-as de multas e taxas, e a que dispõe sobre a transferência do potencial construtivo.
Leia mais e deixe seu comentárioGanha a cada dia mais apoiadores o Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker que cria o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Juiz de Fora. Emais que isso, cresce a noção da necessidade do município ter tal legislação. No último sábado, mais de trinta pessoas estiveram reunidas para bate-papo na Câmara Municipal, onde discutiram as dificuldades vividas pelos ciclistas na cidade, e formas de fazer com que a proposta ganhe fôlego junto à sociedade. O evento reuniu ciclistas e apoiadores do movimento. Em comum, a certeza de que Juiz de Fora necessita de um sistema viário mais eficiente e seguro, e também que tem todas as condições para implantar esta modalidade de transporte.
Leia mais e deixe seu comentárioProposto em Projeto de Lei apresentado pelo vereador Flávio Cheker, o programa Agricultura Familiar nas Escolas foi aprovado na noite de ontem pela Câmara Municipal de Juiz de Fora. O objetivo da proposição é valorizar esta modalidade de agricultura, inserindo a temática da educação alimentar na rede municipal de ensino, bem como incentivando a compra destes alimentos produzido pelas próprias escolas. Depois de uma longa tramitação, o vereador Flávio Cheker comemorou a aprovação do Projeto de Lei. “É importante conhecer e incentivar a agricultura familiar juizforana, levando-a para dentro da escola.
Leia mais e deixe seu comentárioA preservação dos imóveis tombados e de valor cultural poderá receber um importante reforço em breve. Emenda proposta pelo vereador Flávio Cheker prevê que a regularização de obras e reformas não autorizadas pelo Executivo Municipal possa ser feita a partir da Transferência do Potencial Construtivo, conforme estabelecido pela Lei n° 9327. A emenda foi apresentada ao Projeto de Lei substitutivo à Lei n° 12.012, que trata sobre a regularização, reformas e ampliação de imóveis irregulares. De acordo com a proposta, um imóvel poderá se regularizar a partir da aquisição do direito de construir de um bem tombado ou de valor cultural, que não tenha aproveitado completamente seu potencial construtivo. Fazendo isso, ele paga pela regularização — e não apenas o pagamento das multas previstas — mas contribui com a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Leia mais e deixe seu comentárioAndriléia do Carmo de Souza. Exemplo de mulher trabalhadora, atua todas as noites como frentista em um posto de combustível da cidade. Mãe, tem o desafio de cuidar sozinha dos filhos. Tantas tarefas não a impediram de se tornar multicampeã do ranking de corridas de rua de Juiz de Fora. Por isso tudo, foi homenageada na noite de ontem pela Câmara Municipal de Juiz de Fora e pelo Vereador Flávio Cheker como um modelo de juizforana. Homenagem mais que merecida.
Leia mais e deixe seu comentárioJuiz de Fora tem a cada dia mais chances de contar com uma alternativa segura para o transporte por meio de bicicletas. Ocorre no próximo sábado um bate-papo entre ciclistas e apoiadores do movimento para discutir o apoio ao Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker, que institui o Plano Diretor Cicloviário Integrado da cidade. A proposta estabelece todas as diretrizes necessárias para o funcionamento desta modalidade de transporte, especificando vias exclusivas, compartilhadas, sinalização, além de equipamentos auxiliares essenciais para os ciclistas, como pontos de apoio e de guarda das bicicletas.
Leia mais e deixe seu comentárioFalta de recursos e de informação. Esta é a realidade imposta pelo Executivo Municipal a duas relevantes instituições em funcionamento na cidade: o Comsea, Conselho Municipal de Segurança Alimentar, e o SUAS, Sistema Único de Assistência Social. Em junho do ano passado, o vereador Flávio Cheker teve aprovado dois Pedidos de Informação, que inquirem, primeiro sobre a destinação de R$ 40 mil para aquele conselho, e o outro, sobre a implantação da política de assistência social, bem como sobre o cumprimento da lei que estipula jornada de 30 horas semanais para os assistentes sociais. Nove meses depois, gestação lenta, nenhuma resposta.
Leia mais e deixe seu comentárioJá conta com amplo apoio da população de Juiz de Fora o Projeto de Lei do vereador Flávio Cheker, que visa a instalação de temporizadores nos semáforos dos principais cruzamentos da cidade. Em enquete recente, realizada por uma publicação local, 71% dos entrevistados disseram concordar com a proposta, enfatizando ganhos de segurança para pedestres e motoristas. De acordo com a proposta, o equipamento funcionará basicamente como o temporizador para os pedestres: junto ao semáforo, um placar indica, em contagem regressiva, quanto tempo falta para o fechamento do sinal verde. Encerrado o período, acende-se normalmente o sinal amarelo e, então, o vermelho.
Leia mais e deixe seu comentárioMuito se fala sobre o potencial da Internet de aproximar as pessoas e aumentar o conhecimento sobre questões relevantes, sobretudo aquelas que têm relação direta com a vida dos cidadãos. O número de acessos ao site do vereador Flávio Cheker confirma esta hipótese. Em 2011, mais de 12 mil diferentes usuários visitaram o endereço, totalizando mais de 25 mil diferentes acessos. De acordo com os dados, é crescente o volume de pessoa que tem utilizado o site para conhecer as propostas, projetos e posições do parlamentar. Deste modo, em dezembro, o endereço atingiu seu maior número de acessos, registrando mais de 4143 visitas, volume quatro vezes maior do que no início de 2011.
Leia mais e deixe seu comentárioO desenvolvimento de um sistema de transporte mais ordenado e sustentável, valorizando meios de locomoção não-motorizados e saudáveis, motivam Projeto de Lei apresentado pelo vereador Flávio Cheker, que institui o Plano Diretor Cicloviário Integrado. A proposta estabelece as diretrizes para estabelecimento de um sistema cicloviário municipal, garantindo a divisão do espaço público de uma maneira mais democrática, justa e, em especial, segura para ciclistas e pedestres.
De acordo com Cheker, a proposta tem o objetivo claro de estimular a utilização da bicicleta em substituição ao transporte motorizado individual, fazendo do espaço viário um ambiente adequado e seguro para a circulação de bicicletas. “Além disso, o projeto colabora com todo o sistema de transporte da cidade, à medida que promove uma redução do número de veículos nas ruas e na poluição atmosférica e sonora”, afirma.
Leia mais e deixe seu comentárioPronunciamento do Vereador Flávio Cheker na Audiência Pública realizada do dia 09 de fevereiro de 2012, que debateu a investigação sobre o sinal de telefonia móvel em Juiz de Fora.
Senhor Presidente, quero, inicialmente, cumprimentar o vereador Noraldino pela iniciativa, também lamentar a ausência do Promotor; acho inclusive que esta Audiência deveria ter sido adiada, vereador Noraldino, diante da ausência do promotor, cujo comparecimento hoje aqui seria fundamental, até para que ele pudesse expor para a gente o seu relatório, um relatório importantíssimo sobre os pontos cegos que as operadoras deixam em Juiz de Fora. Uma pesquisa que detectou exatamente as falhas na prestação do serviço dos senhores em Juiz de Fora, e seria fundamental que esse relatório fosse apresentado aqui hoje para que a gente pudesse ter este diálogo sobre a possibilidade de sanar estes problemas, que são muito sérios.
O Prefeito de Juiz de Fora precisa andar mais de táxi pela cidade”, disse, em tom de desabafo, o vereador Flávio Cheker, ao ser informado que a Prefeitura de Juiz de Fora vetou, nesta quarta, Projeto de Lei, de autoria do vereador, que institui o programa Táxi Turismo. A proposta prevê a capacitação dos taxistas cadastrados da cidade, voltando-se particularmente para o conhecimento dos pontos turísticos e eventos culturais e de entretenimento locais, bem como a qualificação do atendimento à população. Na publicação do veto, o Executivo argumenta que o Projeto de Lei gera despesas para a Prefeitura, o que configuraria “vício de iniciativa”, sendo por isso inconstitucional.
Leia mais e deixe seu comentárioInserir toda a sociedade no monitoramento e decisão sobre os gastos e investimentos públicos, garantindo plena transparência e correção na aplicação dos recursos. Visando avançar nestes temas, Juiz de Fora realiza neste sábado a 1ª Consocial – Conferência Municipal de Transparência e Controle Social. O evento ocorre a partir das 9h30, tendo suas atividades divididas entre a Câmara Municipal e a Escola Estadual Delfim Moreira. O vereador Flávio Cheker é um dos apoiadores da Consocial. O parlamentar tem contribuído com a organização do evento, protagonizada por cidadãs e cidadãos da sociedade civil de Juiz de Fora
Leia mais e deixe seu comentárioPronunciamento do Vereador Flávio Cheker na tribuna da Câmara em 12 de janeiro de 2012.
Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Senhora Vereadora, público presente,
Senhor Presidente, o tema que tem monopolizado a imprensa nos últimos dias e também esta casa legislativa, em vários pronunciamentos dos pares, é o estrago causado pelas chuvas, que têm assolado o país. E é sempre, infelizmente, o momento no qual se traz à baila a discussão a respeito desses estragos, e isso acaba soando de alguma maneira um discurso meio oportunista. Na verdade, é um discurso oportuno, mas soa meio oportunista porque fica um pouco a idéia de que estamos chorando sobre o leite derramado. E quando eu digo estamos, quero dizer o Poder Público lato sensu, embora na verdade essa responsabilidade não seja nossa, ou tanto nossa, e sim do Poder Executivo.
As pesadas chuvas do verão brasileiro são um verdadeiro pesadelo para parte da população de Juiz de Fora. Vivendo em encostas ou nas margens, estas pessoas se vêem anualmente sob o risco de deslizamentos de terra, desabamentos e enchentes, que ameaçam não apenas suas moradias, mas também suas vidas. Há quase 19 anos, o vereador Flávio Cheker tinha aprovado seu primeiro projeto de lei. O texto da Lei n° 8247/93 buscava atender justamente esta população residente em áreas de risco
Leia mais e deixe seu comentárioOs serviços de táxi em Juiz de Fora foram tema de Audiência Pública realizada na tarde desta terça-feira (15), na Câmara Municipal. Do debate, uma grande conclusão: os problemas e as melhorias para o setor só serão encontrados quando toda a cidade discutir de fato o tema. Para o vereador Flávio Cheker, um dos proponentes da reunião, a cidade precisa vencer os obstáculos que têm impedido o diálogo, conseguindo reunir usuários, categoria e Poder Público numa mesma mesa. A Audiência Pública contou com ampla participação, de usuários a profissionais do setor, que manifestaram suas posições sobre o tema.
Leia mais e deixe seu comentário
Trabalhadores e usuários do serviço de táxi têm nesta terça (10) uma oportunidade de avaliar e propor melhorias para o setor. A Câmara Municipal de Juiz de Fora realiza, a partir das 15h, Audiência Pública para discutir o tema, que hoje enfrenta diversos questionamentos da população da cidade, particularmente quanto ao número de veículos disponíveis. O vereador Flávio Cheker é um dos autores da proposição da Audiência Pública. Em sua opinião, o setor é estratégico para o desenvolvimento da cidade, por exemplo, em relação ao turismo.
Prometida para o mês de março do ano passado, a conclusão da obra do Restaurante Popular continua indefinida. Apesar das constantes promessas do Executivo, e mesmo da vinda de um técnico do Ministério do Desenvolvimento Social para fiscalização, o projeto segue em ritmo inexplicavelmente lento. Os contínuos atrasos nas obras do Restaurante Popular, em Juiz de Fora, vêm sendo objeto de constante denúncia do vereador Flávio Cheker e demais membros do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), repercutindo junto à população da cidade e à mídia.
Leia mais e deixe seu comentário