Proposto em Projeto de Lei apresentado pelo vereador Flávio Cheker, o programa Agricultura Familiar nas Escolas foi aprovado na noite de ontem pela Câmara Municipal de Juiz de Fora. O objetivo da proposição é valorizar esta modalidade de agricultura, inserindo a temática da educação alimentar na rede municipal de ensino, bem como incentivando a compra destes alimentos produzido pelas próprias escolas.
Depois de uma longa tramitação, o vereador Flávio Cheker comemorou a aprovação do Projeto de Lei. “É importante conhecer e incentivar a agricultura familiar juizforana, levando-a para dentro da escola. Queremos não apenas que os produtos cheguem aos estudantes, mas que estes também tomem consciência da relevância desta alimentação”.
De acordo com a proposta, as escolas municipais poderão orientar a compra de itens hortifrutigranjeiros de produtores familiares locais, para a complementação da refeição servida aos estudantes. Estes ainda deverão passar por aulas de educação nutricional e ambiental, prioritariamente em atividades extra-classe, inclusive com visitas às plantações. “Os alunos poderão conhecer mais sobre o ciclo de vida das plantas, suas propriedades nutritivas, oportunidades econômicas e, em especial, aspectos ambientais. A idéia é incentivar a agricultura familiar, bem como educar para hábitos saudáveis e compromissados com a sustentabilidade”, afirma Cheker.
Uma vez aprovado, o Projeto de Lei agora aguarda a sanção pelo Governo Municipal. Segundo o parlamentar, o programa poderá ser executado com os recursos já utilizados para a compra de refeição escolar. A proposta ainda permite que se estabeleçam parcerias, como com a Emater e Embrapa. Cheker lembra ainda, a possibilidade de conexão com o Restaurante Popular e o Banco de Alimentos, instituições pelas quais a cidade ainda aguarda.