MOÇÃO DE APLAUSO Nº…
“E peço isto: que o vosso amor
Cresça mais e mais em ciência e
Em todo o conhecimento”
(Fil. I:9)
Sr. Presidente,
Srs. Vereadores,
Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário, que seja dirigida a presente Moção de Aplauso à Pia Sociedade de São Paulo, fundada em 20 de agosto de 1914, na cidade de Alba, Itália, pelo bem-aventurado Tiago Alberione. Decidindo abraçar a missão de usar os meios de comunicação para evangelizar os povos, o padre Alberione também assumiu este compromisso com a sociedade: difundir a literatura que contribua para a formação moral, intelectual, ética e religiosa.
Foi assim que nasceu a Paulus, que conta hoje com livrarias, gráfica, gravadora e a Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). Tudo com o objetivo de seguir as palavras de seu fundador: “falar de tudo cristãmente”.
A primeira livraria Paulus foi inaugurada em 1938, no Rio de Janeiro. A segunda, em 1942, em São Paulo. Hoje, aqui em Minas Gerais, celebram-se os 30 anos da Paulus Livraria de Juiz de Fora, uma das 29 livrarias distribuídas por todo o Brasil. Com mais de dois mil títulos em livros e abrindo-se sempre mais à multimedialidade, a Paulus oferece uma variedade de cds, dvds, cartões, pôsteres e outros materiais que primam pelo conteúdo.
Além de proporcionar títulos nas áreas teologia, sociologia, psicologia, comunicação social, literatura infantojuvenil, decionários, saúde e outros temas, a Paulus também ministra cursos gratuitos sobre temas atuais para todas as idades.
A Paulus é uma entidade filantrópica, por isso 20% de tudo que é vendido e revertido a obras sociais e em Juiz de Fora isso é feito através do Projeto Livro Vivo.
O Projeto Leitura para Cidadania – Modalidade Livro Vivo – acontece anualmente em todo o Brasil e consiste, essencialmente, na distribuição de livros paradidáticos e da literatura a crianças e adolescentes matriculados em escola pública, a partir de eventos públicos, socioeducativos e articulados com as organizações educacionais dos territórios onde são realizados.
Também no escopo do Projeto estão oficinas de formação para professores tendo como temática central o estímulo ao hábito da leitura, letramento cultural, ampliação dos horizontes do conhecimento literário, além de concursos literário entre crianças e adolescentes que visam a produção cultural.
Nossos aplausos aos funcionários José Augusto de Oliveira Magalhães (Gerente), Inaiara de Andrade Barreto, Claudiane Aparecida Celestino, Joseane de Souza Andrade, Luce Márcia Miranda Lopes, Andréia Eugenia de Oliveira, Leandro Nascimento, José Fernandes Lopes, pelo excelente trabalho desenvolvido na Paulus Livraria de Juiz de Fora.
Seja assim a presente Moção de Aplauso aprovada por todos os Nobres Edias para que cumpra seus objetivos e expresse nosso reconhecimento e agradecimento a esta equipe que tanto nos orgulha.
Palácio Barbosa Lima, 24 de outubro de 2011.
FLÁVIO CHEKER
VEREADOR
Líder do PT