Será realizada no próximo domingo (09) a primeira edição da Feira de Troca de Livros de Juiz de Fora. Originado a partir de projeto de lei do vereador Flávio Cheker, o evento busca oferecer um espaço para que as pessoas possam trocar publicações já lidas ou repetidas, propiciando assim circulação de títulos e incentivando a leitura. As atividades acontecerão no espaço da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, entre as 8 e as 14h.
Para o vereador Flávio Cheker, a cidade dá um importante passo em favor da cultura. “Trata-se de uma experiência já realizada com sucesso no Rio Grande do Sul. Esperamos que Juiz de Fora possa envolver-se com a feira, fazendo com que ela se torne não apenas um espaço para trocas, mas uma oportunidade para se valorizar o livro e a leitura”.
A feira será composta por dez bancas, separadas por categorias (como literatura em geral, infantil, auto-ajuda, etc.), que servirão como ponto de encontro para que os interessados possam realizar as trocas. Os títulos disponibilizados são provenientes do acervo da própria Biblioteca Murilo Mendes, bem como de edições recebidas pela Funalfa e livros publicados pela Lei Murilo Mendes. A livraria Quarup também participa das atividades. As pessoas também levarão individualmente seus livros para troca.
Para efetivar as trocas, os livros devem estar em bom estado de conservação e não ser didático. As trocas devem obedecer a lógica de “livro por livro”. No caso de livretos, dez destes valem um livro.
A Feira de Troca de Livros conta ainda com atividades paralelas. A Praça Antônio Carlos vai receber os shows do Trio de Cordas L´arte Della Música, Trupicada e Sambavesso. Já no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas haverá contação de histórias infatis e exibição de curtas.
Leia também
Livros: dar-lhes asas para novas mãos