Foram, os versos acima, de Camões, citados por Flávio Cheker após uma manhã de trabalho dedicada ao tema da segurança alimentar. O vereador visitou nesta terça (05) as obras do Restaurante Popular e participou de reunião na Ceasa sobre a instalação do Banco de Alimentos naquele local. Apesar dos avanços alcançados em ambos os temas, a questão da gestão dos empreendimentos continua preocupando e orientando as ações do parlamentar.
Em conversa com o engenheiro responsável pela obra do Restaurante Popular, Marcelo Batista de Araújo, o vereador Flávio Cheker se inteirou sobre o andamento dos trabalhos e as dificuldades que o empreendimento vem enfrentando. De acordo com Marcelo, o projeto original continua tendo de ser adaptado, contudo sem prejudicar o prazo final para a sua conclusão, prevista para o final de agosto.
De acordo com Cheker, o momento é de concentrar forças para pressionar que a Prefeitura não tarde na licitação dos equipamentos para o Restaurante, bem como em finalmente definir um método de gestão do empreendimento. Segundo o vereador, as formas de gerir o instrumento vêm sendo decisivas para seu sucesso, fato percebido nas diversas visitas feitas pelo Comsea e pelo parlamentar a Restaurantes Populares de outras cidades, como Belo Horizonte.
A questão da gestão também é pauta do Banco de Alimentos. A reunião da manhã de hoje praticamente definiu que o equipamento seja realmente instalado no terreno da Ceasa, na zona norte da cidade. Contudo, segue indefinido quem será o responsável por gerir o equipamento. Presente ao encontro, o diretor responsável pelas unidades da Ceasa do interior de Minas, Tomé de Freitas Campos, ressaltou que esta definição tem de constar no projeto que a Prefeitura prepara para a oficialização da cessão do terreno.
Além de Tomé de Freitas e do vereador Flávio Cheker, participaram da reunião de hoje o parlamentar Júlio Gasparette, e representantes da Prefeitura, os secretários de planejamento, André Zuchi, e de Agropecuária e Abastecimento, Airdem Soares. Pelo acordado, a Prefeitura encaminhará o projeto do empreendimento à Ceasa. Há a possibilidade de uma contrapartida da parte do Executivo, possivelmente com a urbanização da área. Um novo encontro deve ser agendado em breve, desta vez com o presidente da Ceasa Minas, João Alberto Paixão Lages, para a conclusão das tratativas.
Leia também:
Banco de Alimentos: sonho que começa a virar realidade
Restaurante Popular: eu espero, tu esperas, quem tem fome também espera.