Conquista para Juiz de Fora. Após grande empenho e mobilização do vereador Flávio Cheker, o Governo Federal vai liberar terreno para a construção do Centro de Triagem de Materiais Recicláveis para a Ascajuf (Associação dos Catadores de Material Reciclável de Juiz de Fora). A informação foi confirmada ao parlamentar pelo Ministério do Planejamento nesta sexta-feira (17/06).
Trata-se de uma antiga demanda da entidade, que atualmente opera em péssimas condições de trabalho. A proposta de construção de um centro de triagem vem desde 2008, quando de sua criação. Contudo, ela tem encontrado dificuldades principalmente quanto à definição de um terreno para sua localização. Diversas promessas da Prefeitura Municipal foram feitas, todas elas referentes a espaços pertencentes ao Governo Federal.
Em 2009, a partir da mediação do vereador Flávio Cheker, a Ascajuf teve aprovado pela Fundação Banco do Brasil um projeto para a construção do centro de triagem. Pelo texto, foram liberados R$ 200 mil para a obra. Mais uma vez, o principal obstáculo para a efetivação do empreendimento era a definição do terreno.
Já em 2011, os esforços concentram-se no espaço localizado na rua Tenente Delfino Nonato Faria, no bairro Santa Tereza, também pertencente ao Governo Federal. A mobilização incluiu diversas reuniões para a manutenção dos recursos obtidos junto à Fundação Banco do Brasil, e pressão para que a Prefeitura complementasse os valores para a obra. No mês passado, uma Audiência Pública na Câmara Municipal convocada pelo vereador Flávio Cheker discutiu o tema. A partir de então, o parlamentar passa a negociar com representantes do Ministério do Planejamento a liberação do terreno, alertando para a importância da obra e pedindo por agilidade no processo. Finalmente, a cessão do espaço foi confirmada nesta sexta-feira.
Audiência Pública: entre o discurso e a prática
Catadores de papel e centro de triagem: eu espero, tu esperas, eles vão passando dificuldades
Atuação de Flávio Cheker garante construção de centro de triagem
Parabéns, Flávio, por sua luta incansável ao lado dos oprimidos e daqueles que mais necessitam!
Que a construção do Centro de Triagem de Materiais Recicláveis ocorra no menor prazo possível, inaugurando uma nova realidade para os catadores, agentes ambientais cujo trabalho é imprescindível para nossa cidade, e que, portanto, deve ser reconhecido e valorizado por todos – gestores e população em geral!
Abraços