Professor, Flávio Cheker tem sua trajetória marcada pela participação no movimento sindical na área da Educação. O incentivo e o fomento de políticas de inclusão na educação formal, em todos os níveis, tem sido uma das suas preocupações constantes, através da elaboração de Leis, busca da ampliação do acesso ao ensino e proposta de políticas sociais mais abrangentes.
É de sua autoria a Lei 12.014, que institui o Curso Municipal de Línguas. Aprovada este ano, prevê a oferta de, no mínimo, o ensino de inglês e espanhol a jovens e adultos de baixa renda em busca de qualificação profissional, como uma alternativa para “ganharem em qualidade de ensino e produtividade”.
Envidando esforços para resolver outras situações geradas pela exclusão social, Flávio garantiu, através de lei de sua autoria, a ampliação da faixa etária de atendimento do Programa Bolsa Sócio-Educativa, universalizando o acesso dos alunos que estejam regularmente matriculados na rede municipal de ensino. Em busca do acesso universal ao ensino, tenta ainda assegurar aos alunos das redes municipal e estadual a gratuidade no transporte coletivo.
Os riscos que rondam jovens e adolescentes também é uma preocupação do vereador, autor da lei que institui o Programa Alerta Juventude, semana de campanha educativa anual destinada a prevenir e combater a gravidez precoce, a prostituição infantil, a AIDS, a violência e as drogas nas escolas e instituições municipais que trabalham com adolescentes e jovens.
Adepto da idéia de que o xadrez consiste em um instrumento pedagógico capaz de potencializar o raciocínio abstrato, a memorização, a concentração e a resolução de problemas, tenta também incluir o ensino do esporte na grade curricular das escolas públicas do município.
Atento a questões que envolvem a formação permanente do corpo docente das escolas, bem como sua capacitação e o aumento de oferta de serviços na área da Educação, o vereador tem se posicionado firmemente ao lado dos professores das redes municipal, estadual e particular, na luta por um ensino melhor para todos.
Interlocutor natural dos professores, vem representando junto à Prefeitura suas demandas nas negociações de reajuste salarial e de incentivo ao magistério. Sensível também à situação dos educadores aposentados, vem apoiando a articulação de ex-professores da rede estadual em um movimento que busca a recomposição das perdas salariais acumuladas nos últimos anos.