Compreender a leitura como uma oportunidade de crescimento para a cidadania. Esta foi uma das principais mensagens trazidas pelo vereador Flávio Cheker aos participantes do debate na última quarta-feira (11/05), durante o 5° Encontro Regional de Bibliotecas, promovido pelo Instituto Vianna Júnior.
Na oportunidade, o parlamentar lembrou da importância do livro para o crescimento individual, com conseqüências para a formação política de cada um e cada uma. “A leitura, para além de ampliar nossa visão de mundo, nos ajuda principalmente a sermos mais tolerantes frente às diferenças de opinião e de cultura”, ressalta.
Em razão disso, Cheker destacou que este tipo de educação deve ser priorizada pelo poder público, a partir da efetivação de políticas públicas de Estado. O vereador ressaltou a necessidade de se implantar programas que democratizem o acesso aos livros, principalmente baratear seu preço, na medida em que estes constituem ainda um artigo de luxo. Além disso, devem ser implementados projetos de conservação e manutenção dos volumes. Segundo estatísticas, um livro bem conservado tem uma vida útil superior a 50 anos.
Contudo, Flávio ressaltou as bibliotecas como instrumento principal para a instituição de uma cultura da leitura. O vereador destacou o grande número de cidades no país que ainda não possuem este tipo de aparelho cultural, ou que mantém seu acervo desatualizado. Neste ponto, lembrou como uma luta histórica sua a tentativa de garantir uma parte do orçamento de Juiz de Fora para a renovação das coleções das bibliotecas das escolas da rede municipal. Vários outros pontos de interesse, com histórias curiosas e engraçadas, que cativaram a plateia, foram abordados pelo parlamentar,”um apaixonado pelos livros”.
Leia também: Projeto do vereador Flávio Cheker institui Feira de Trocas de Livros de Juiz de Fora
Sua contribuição para o “5º Encontro de Bibliotecas”, promovido pela AABIM-MM e Instituto Vianna Jr., foi inestimável !
Precisamos programar, URGENTE, a sua volta, porque foram muitos e ousados protestos para que houvesse mais tempo para o debate, em vista do seu carisma e do grande amor por livros e leitura, condição esta que não apregoa apenas egoisticamente para si, mas, para todo e qualquer cidadão!