O Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Rio Novo, poderá realizar vôos domésticos de passageiros em até 60 dias, e receber vôos internacionais até o final do ano. A informação foi confirmada ao vereador Flávio Cheker pelo diretor do terminal, Denílson Duarte, na manhã desta quinta-feira (12). Em visita ao local ao lado do vereador Júlio Gasparette, o parlamentar conheceu e ficou positivamente impressionado com as obras e instalações do terminal, que podem inclusive servir de modelo para a modernização do Aeroporto Francisco Álvares de Assis (Aeroporto da Serrinha), em Juiz de Fora.
Segundo o diretor do Aeroporto Regional, todas as obras necessárias para a operação inicial do local já foram realizadas. Em especial, todos os equipamentos requeridos foram comprados, entre os quais caminhões de bombeiros e aparelhos de raio-x. De acordo com Denílson, já há inclusive negociações com diversas empresas aéreas para que possam se utilizar do terminal quando do início de suas atividades. Restam, contudo, as aprovações pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelo Decea (Departamento de Controle de Tráfego Aéreo), as quais já estariam adiantadas.
Denílson fez questão de frisar ainda que, após algumas adequações específicas, o Aeroporto poderá realizar vôos internacionais, mas já está apto para a aterrissagem de aeronaves de qualquer porte. Haverá inclusive a possibilidade de funcionamento de lojas free shop no interior do Terminal Internacional. Além do transporte de passageiros, o local funcionará ainda para o translado de cargas a partir de viagens nacionais e internacionais.
Apesar do avanço que representa o início das operações do Aeroporto Regional da Zona da Mata, Flávio destaca que os esforços por melhorias no Aeroporto da Serrinha continuam. A própria visita ao Aeroporto Regional foi motivada pela possibilidade de que um dos caminhões pertencentes àquele terminal fosse emprestado ao aeroporto de Juiz de Fora. Cheker lembrou que ambos os terminais têm condições de trabalhar conjuntamente, à exemplo de Belo Horizonte, onde operam Confins e Pampulha.
Leia também: Audiência Pública debate Aeroporto da Serrinha
Já está passando da hora desse Aeroporto dar inicio as suas funções. Há anos que está para funcionar!
Será que agora sai? tenho minhas dúvidas
60 dias, hein… JULHO, será? vamos ver!! Parece q algum interesse há em deixá-lo de lado, é uma demora absurda para andar… e o tal morro, já está cortado ou ainda falta? Tenho passado por la´de carro, acho um desperedício absurdo, a estrada é ótima e o aeroporto um abandono só! tomara mesmo… já tarda!…
Pelo que vi lá, posso afirmar para vocês que é irreversível. A depender da liberação dos órgãos responsáveis pela aviação civil, breve os roncos das turbinas vão invadir os campos rionovenses…
Parabenizo o Vereador Flávio Cheker e outros líderes políticos que não tem medido esforços para que verdadeiramente o Aeroporto Regional (Aeroporto de Integração da Zona da Mata) venha a decolar. E, com isso, já se pensar na metropolização da região de Juiz de Fora (Por que não?). No entanto, gostaria, também, do mesmo empenho no Aeroporto da Serrinha, haja vista que é muito provinciano e o povo de Juiz de Fora merece algo melhor e mais moderno, ainda que seja necessário fazer desapropriação para tal.