Descaso e abandono. É esta a realidade encontrada pelo vereador Flávio Cheker em diversos bairros de Juiz de Fora visitados no decorrer desta semana. Longe da região central da cidade e das placas de publicidade da Prefeitura, estas regiões sofrem com a omissão do poder público municipal. “Trata-se da ausência do Poder Público em áreas elementares de sua atuação, em serviços básicos de infraestrutura” disse Cheker.
No bairro Vila Alpina, Cheker foi recebido por uma comitiva de moradores. Eles reclamam do total abandono da Prefeitura, que há tempo não realiza capinas e a limpeza na região, além de deixar inconclusas obras de asfaltamento das ruas, como no caso da rua Joaquim Gonçalves Ledo. Esta via, aliás, passou por obras de recapeamento da Prefeitura em setembro do ano passado. No entanto, o asfalto já cedeu em diversos pontos. Por sua vez, a rua Doutor Eurico Viana convive com um córrego poluído que, para além do mau odor, traz consigo o risco de dengue. Segundo a população da região, a Prefeitura afirma que o local já teria passado por obras de canalização.
Situação semelhante vive o Alto Eldorado, onde também faltam serviços de capina e limpeza. O caso é particularmente grave no mirante do bairro, que recebe a visita de um grande número de pessoas. Ali, há diversas luminárias quebradas, o que traz bastante insegurança para o espaço durante a noite.
A questão da segurança também preocupa os moradores do bairro Bonsucesso. Na conversa que tiveram com o vereador Flávio Cheker, eles expuseram a importância de se reabrir o posto policial que existia ali. A população também reclama do atendimento prestado pelo Posto Médico do bairro vizinho São Benedito. Eles ainda pedem que o Poder Público aproveite o potencial ecológico da região. A localidade fica nas proximidades da reserva biológica Poço D´Anta, o que oferece a possibilidade de instalação de trilhas, pistas de caminhada e ciclismo.
Caro Flávio, sou advogado e cidadão juizforano, milito na cidade e resido em Grama.
Quero aproveitar o teu papel de Fiscalizador para alertar sobre a mais recente falcatrua do Fisco Municipal: Mesmo nos bairros citados na reportagem, assim como no meu e em vários outros, o município vem exigindo que o proprietário construa calçadas sob pena de multa caso não obedeça. Ignorando a ilegalidade de se exigir que se cosntrua em terreno alheio, a Lei Municipal fala em obrigatoriedade de construção quando houver pavimentação, guia, coleta de agua de chuva, dentre outros, o que afasta a pretensão municipal.
A intenção é criar um movimento que conscientize o cidadão, caso se interesse posso te entregar as autuações praticadas aqaui no granjeamento.
Coloco-me à sua disposição.
Petronio Castro
Caro Petrônio,
Tenho todo interesse em acompanhá-los sim, inclusive a Lei 09141 impede a PJF de imputar obrigações a terceiros, quando ela mesma não cumpre suas obrigações!