Representação nº…
Sr. Presidente,
Srs. Vereadores,
Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário, nos termos da Legislação vigente, que se represente ao Exmo. Sr. Governador de Minas Gerais, DD. Sr. Aécio Neves e à Exma. Sra. Secretária de Estado de Educação, DD. Sra. Vanessa Guimarães Pinto, que providenciem em caráter de urgência a reforma na Escola Estadual Dom Orione, no Bairro Dom Bosco.
O quadro que encontramos durante visita é o seguinte:
“A estrutura arquitetônica do prédio alugado onde funciona a escola encontra-se em estado de abandono; a pintura do prédio não é feita há mais de 5 anos,;as paredes sofrem com pichações; no teto existem infiltrações e são tantas que no período de chuva não é possível ter aula no 2 º andar; a biblioteca funciona em uma sala improvisada, pois a devida encontra-se interditada; as portas das salas estão todas quebradas; muitas lâmpadas queimadas e as vezes só é possível ter aula se o dia estiver ensolarado, a cantina sem estrutura nenhuma, poucos pratos e copos, a merenda de baixa qualidade – e muitas vezes os alimentos são doados por professores e funcionários da cozinha; – o pátio é de terra e quando chove fica difícil o acesso; as cadeiras e mesas estão em péssimo estado e em pouca quantidade.
Devido a este abandono estrutural, muitos pais tiraram seus filhos da escola levando-os para E.Estadual Fernando Lobo. Os alunos que ficaram no ensino fundamental de 1º a 4º series são no total de 20 alunos matriculados e estudam na mesma sala, com a mesma professora, no sistema multisseriado, o que gera revolta e causa indisciplina nos alunos.
Pedagogicamente é feito um trabalho coletivo com os professores na tentativa de tornar o ensino mais agradável, mas a violência e indisciplina dos alunos acabam tornando impossível um trabalho de qualidade, os alunos não permanecem dentro de sala de aula, ficam no corredor o tempo todo e muitas vezes quando chamados para entrar em sala agem com violência. Muitos conseguem pular o portão e ir embora, os pais são chamados na escola, mas são poucos os que comparecem, mesmo assim, continua sendo feito um trabalho junto com as famílias para que se possa melhorar a disciplina”.
Diante do exposto, mais uma vez, confiamos na sensibilidade do Sr. Governador, bem como de sua Exma. Secretária, para a solução destes graves problemas, e aguardamos junto à comunidade escolar Dom Orione que estes relatos sejam páginas viradas na nossa educação.
Em anexo, fotografias da referida escola.
Palácio Barbosa Lima, 02 de julho de 2008.
FLÁVIO CHEKER
VEREADOR
Líder do PT