Procurando valorizar a agricultura familiar e de orientação ecológica, o vereador Flávio Cheker propôs novo projeto de lei que institui a Semana Municipal de Agricultura Ecológica. A proposta inclui este evento no Calendário Oficial do Município, e procura enfatizar a importância de uma alimentação saudável e sustentável, privilegiando a utilização de recursos naturais locais e renováveis, sem o recurso a agrotóxicos, de adubos químicos de alta solubilidade, bem como sementes geneticamente modificadas.
De acordo com o vereador, a agricultura ecológica procura conciliar a proposta de melhorar a produção agrícola sem deteriorar as condições ambientais, superando o falso dilema segundo o qual o aumento do plantio traz inevitavelmente danos ecológicos. Cheker enfatiza particularmente o papel do agricultor familiar neste processo. Segundo ele, o produtor é o principal responsável pelo aprimoramento das técnicas e do rendimento da produção. Contudo, historicamente, ele vem sendo marginalizado. “São inúmeras as dificuldades, como a imposição de tecnologias modernas, que não se adaptam à situação cultural e social dos agricultores familiares e são de custo inacessível. A despeito disso, eles seguem cumprindo seu papel relevante em relação à produção de alimentos, gerando empregos e a manutenção da biodiversidade”.
Diversos agricultores e agricultoras, representantes de uma cooperativa de agricultura familiar da região, estiveram presentes em recente audiência pública na Câmara convocada por Cheker e que discutiu a questão da segurança alimentar. Eles enfatizaram a importância desta modalidade de produção e cobraram maior atenção do poder público. Na oportunidade, o vereador lembrou que o Brasil foi apontado como campeão mundial no uso de agrotóxicos nos dois últimos anos. “A agricultura familiar, em sua prática, representa sobretudo um combate a este tipo de situação”.
Pela proposta, a Semana Municipal de Agricultura Ecológica deve ser realizada na segunda semana do mês de outubro. Tal escolha se dá porque no dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, em alusão ao dia 16 de outubro de 1945, quando foi instituída a Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations).
Leia também
Emenda pretende conciliar desenvolvimento regional e preservação ambiental
Lei de Cheker sobre educação ambiental é sancionada
caro vereador ,sigo os meus sinceros parabens pela sua iniciativa com a população,creio eu que um homem que se preocupa com o bem estar de uma humanidade é simplismente uma pessoa de grande valor ético,gostariamos de apoiar suas iniciativas ,nós do grupo do facebook RECRIANDO A NATUREZA,que incentiva as pessoas a fazerem suas hortas caseiras,abolir sacolas plasticas e dentro desta jornada ecologica pedimos que plantem de acordo com normas árvores frutiferas ,espero uma visita sendo o sr participante do nosso grupo ,boa tarde e boa sorete .parabens