Moçaõ de Aplauso Nº…
Sr. Presidente,
Srs. Vereadores,
Duas horas da madrugada. Juiz de Fora ainda está longe de despertar para mais um dia de intensa atividade quando Antônio José da Silva, o Tonhão, se levanta. No silêncio e na penunbra da noite, ele se apronta para pegar o carro das 3 horas, que o conduzirá ao local de trabalho. Quarenta minutos depois, inicia a preparação da sopa servida diariamente às 6 horas para cerca de 200 pessoas.
A rotina, que se repete há 25 anos, é apenas parte da história de Tonhão na Secretaria Municipal de Obras. Com 32 anos de casa, ele já esteve também do outro lado. Como os funcionários que hoje freqüentam o refeitório, trabalhou nas obras da cidade. Foram sete anos limpando córregos e indo “para cada cantão!”.
A oportunidade de mudança veio de uma visita. Ao saber que Antônio morava sozinho, o encarregado das obras decidiu colocar seus dotes culinários à prova. E não se arrependeu: saiu da casa de Tonhão tecendo elogios. Quando surgiu uma vaga de cozinheiro, não houve dúvidas: Antônio foi logo indicado. Resolveu então “agarrar a oportunidade com as duas mãos” e prometeu para si mesmo que “nunca mais pegaria em uma enxada”.
A determinação foi decisiva para a permanência de Tonhão no cargo. Funcionário exemplar, cumpriu a rotina noturna sem levar sequer uma advertência. E isso apesar de todos os obstáculos encontrados no caminho: as más condições do refeitório que, por muito tempo, apresentou problemas para a conservação adequada dos alimentos; a solidão de um trabalho por anos realizado individualmente; e a própria troca do dia pela noite, que lhe trouxe problemas de ordem pessoal.
Por toda essa trajetória no serviço público municipal, pela dureza e pelo anonimato de uma atividade exercida com dedicação e carinho, requeiro à Mesa, ouvido o Plenário, que seja dirigida a presente Moção de Aplauso ao Sr. Antônio José da Silva, em nome do Poder Legislativo de Juiz de Fora, simbolizando o reconhecimento e o agradecimento da população de nossa terra.
Palácio Barbosa Lima, 06 de janeiro de 2010.
FLÁVIO CHEKER
VEREADOR – PT