Moção de Aplauso
Sr. Presidente,
Srs. Vereadores,
Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário, que seja dirigida à Maria Angélica Monteiro da Silva Rebouças, em nome do Poder Legislativo de Juiz de Fora, a presente Moção de Aplauso, pelos 25 anos de atuação no jornalismo e colunismo social no município de Juiz de Fora.
A trajetória de Maria Angélica Monteiro da Silva Rebouças teve início em 17 de fevereiro de 1982, com a criação da Coluna Social, no Jornal Tribuna de Minas, onde assinava com o anagrama “Marian Riguer”. Pseudônimo criado pelo inesquecível professor e mestre, José Carlos de Lery Guimarães. As iniciais MR tornaram-se símbolo, mostrando uma nova forma de se fazer coluna social na cidade e, logo, passaram a identificar a firma de publicidade e promoções, criada por Maria Angélica.
Ousada, determinada, com estilo diferenciado, Marian Riguer, movida pela paixão ao jornalismo, abandonou a Odontologia, no mesmo ano em que assumiu sua nova função no Jornal. Passou, então, a ser referência para o colunismo social, onde atuou por 20 anos consecutivos, registrando, nessa trajetória, sua garra, sua perseverança e seu caráter inconfundível.
Apesar da sociedade da época ter se assustado com esta mulher moderna, antenada e, até mesmo, considerada por alguns como atrevida e de caráter forte, Maria Angélica não se intimidou. Chegou a criar termos como “Acontecências” (para destacar o que acontecia), deu algumas alfinetadas; em outros momentos, ditou moda, e também “incomodou” muita gente, durante todos esses anos.
Mas foi exatamente este estilo irreverente, ousado, que fez desta mulher um ícone na história do colunismo social na cidade e região. Mas não ficou só nisto. Angélica passou a atuar em publicidades e promoções, tornou-se empresária; hoje é Diretora-Presidente da MR Publicidade e Promoções, em parceria com a Madness Editoração Gráfica.
Lançou eventos e publicações, como as Revistas Em Voga, Destaques e Talento, chegando a mais de 300 diferentes edições – fato inédito em Juiz de Fora. Maria Angélica produziu desfiles, jantares, festas carnavalescas, bailes, peças teatrais e muitas produções com ambientações de diferentes décadas. Angélica ajudou, também, a divulgar o trabalho de diversas entidades sociais. Viajou pelo mundo, conhecendo empresas e agências publicitárias e promoveu festas e shows inesquecíveis: podemos citar a “Noite Black Tie” e o show de “Ray Conniff e Orquestra”, entre outros. Enfim, alçou vôo. E voou alto. De forma destemida, enfrentando desafios e vencendo.
Maria Angélica Monteiro da Silva Rebouças, mãe de dois filhos: Diogo e Carolina Rebouças Estiguer, avó de três netos: Júlia, Allyce e Yaggo, está comemorando 25 anos de atuação no jornalismo, na publicidade e na promoção de eventos. Uma história narrada por experiências diversificadas, contada por momentos de emoção, persistência, determinação, trabalho e muito amor pelo que faz!
Por tudo isso, por ser esse diferencial e por ter características tão marcantes na história de Juiz de Fora, que vimos apresentar a Moção de Aplauso à Maria Angélica Monteiro da Silva Rebouças, que merecidamente deve receber os nossos Aplausos.
Palácio Barbosa Lima, 20 de março de 2007.
FLÁVIO CHEKER
VEREADOR
Líder do PT