Moção de Aplauso
Sr. Presidente,
Srs Vereadores,
Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário, que seja dirigida ao poeta Iacyr Anderson de Freitas, em nome do Poder Legislativo de Juiz de Fora, a presente Moção de Aplauso, pela brilhante conquista do primeiro lugar no Prêmio Internacionale II Convívio de 2002, em Giardini Naxos, na Itália.
Com treze livros de poesias já publicados, além de três volumes de ensaio, Iacyr acaba de conquistar mais uma importante premiação literária. Sua antologia Oceano coligido, publicada pela editora Viramundo (São Paulo), com o apoio da Lei Municipal Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, obteve o primeiro lugar no Prêmio Internazionale II Convívio de 2002, promovido pela Accademia Internazionale II Convívio, sediada na Itália. A referida antologia foi considerada como a melhor obra poética publicada em português no período de 1991 a 2000.
Além de destacar os livros publicados na Itália, seja em poesia ou prosa literária, o Prêmio Internazionale II Convívio distingue também as melhores obras editadas em português, espanhol e francês, abarcando assim, por categorias específicas, as quatro línguas neolatinas mais importantes. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu no dia 06 de outubro no Hotel Assinos, em Giardini Naxo (Itália).
Ao longo de mais de vinte anos de intensa militância literária, diversas e expressivas premiações foram conferidas ao poeta – que alcançou inclusive, e também por duas vezes, o 1º lugar no Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte. A obra de Iacyr Anderson Freitas já foi traduzida para diversas línguas, tendo sido divulgada em países como Colômbia, Espanha, Argentina, Estados Unidos, França, Chile, Itália, Malta e Portugal. Recentemente o poeta conquistou também o Prêmio Eduardo Frieiro, conferido pela Academia Mineira de Letras.
O poema Oceano coligido, de Iacyr Anderson Freitas, também integra a antologia Poesia em Movimento (Editora UFJF), organizada por Jorge Sanglard.
Contemplado com o apoio financeiro conferido pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura – fato que permitiu aliar o belo acabamento gráfico do volume a uma substancial redução do seu preço de capa-, o livro Oceano coligido oferece uma mostra representativa dos onze títulos poéticos publicados por Iacyr Anderson Freitas nesses vinte anos de carreira, além de incluir também alguns poemas ainda inéditos.
O talento de Iacyr leva e eleva o nome de nosso Município em todo o país e no exterior, razão pela qual solicitamos a aprovação unânime da presente moção.
Palácio Barbosa Lima, 17 de outubro de 2002.
FLÁVIO CHEKER
VEREADOR – PT