O Fórum de Direitos Humanos (FDH-JF) movimenta-se para garantir a instalação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. Na última segunda-feira (28 de março), os membros da entidade estiveram reunidos na Câmara Municipal para discutir as próximas medidas para a efetivação desta meta.
O vereador Flávio Cheker, membro do FDH-JF como representante da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, participou da reunião. Cheker, que passou o fim de semana na capital do Estado, aproveitando para fazer contatos, lembrou do encontro que o grupo teve na semana anterior com o prefeito Custódio Mattos para debater o tema (saiba mais). Na oportunidade, o chefe do executivo comprometeu-se a enviar a minuta de instalação do conselho, o que deverá ocorrer no início da próxima semana. Os participantes do Fórum estão atentos ao que foi prometido, de modo que tenham a oportunidade de debater os termos do projeto antes de que este seja votado pelo Legislativo municipal.
O FDH-Jf pretende ampliar para além do Conselho a discussão sobre as políticas quanto às drogas. Por isso, debate a realização de um seminário sobre o tema. Para tanto, o grupo quer buscar apoio de outras entidades, como OAB e UFJF, para a realização do encontro. A data prevista para este debate ficou acordada para maio.
A situação das revistas pessoais nas unidades prisionais da cidade também foi tema da reunião. Cheker confirmou a informação recebida da Secretaria de Estado de Defesa Social, de que Juiz de Fora receberia um body scanner, equipamento que permite que estas vistorias se dêem de forma eletrônica (saiba mais). Contudo, a continuidade das inspeções via “banquinho eletrônico” preocupa os membros do Fórum. Segundo algumas entidades, tal prática continua sendo vexatória, constrangendo os familiares dos encarcerados. O grupo se comprometeu a realizar inspeções diárias nas unidades, confirmando se as promessas do Governo Estadual estão sendo cumpridas. Além disso, o Fórum irá marcar uma reunião extraordinária com a presidenta do Conselho da Comunidade, Cleuza Ribeiro dos Santos, para discutir o tema.
[…] relacionadas: FÓRUM DH-JF: prosseguem os encontros Drogas? um bom Conselho municipal Lei 11866, que institui o Dia Municipal de Prevenção e […]