Representação nº …
Sr. Presidente,
Srs. Vereadores,
Requeiro à Mesa, ouvido o Plenário, nos termos da Legislação vigente, que se represente ao Exmo. Sr. Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Itamar Cautieiro Franco, solicitando a sua atenção e generosa intervenção na grave questão vivenciada pelos empregados da antiga RFFSA.
Conforme publicado no Diário Oficial da União, dia 08, decreto presidencial determinando a dissolução da Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), cujo processo de privatização foi concluído no ano passado, solicitamos de V. Excia. o apoio ao Clube de Investimento dos Ferroviários da Malha Sudeste SUDFER, no sentido de consolidar a participação dos empregados no processo de privatização da RFFSA, tendo em vista, ser a única organização dos empregados com representante no conselho de administração da Concessionária, conforme edital.
Criado há 5 anos, o Clube Sudfer, possui 2750 associados e é a única entidade representativa dos empregados da MRS Logística SA, ex-empregados e aposentados da RFFSA na participação do processo de desestatização da Malha Sudeste.
O Clube detém parte das ações já ofertadas e compradas pelos empregados através de uma linha de crédito do BNDES para este fim.
Neste momento está sendo ofertado o 2º lote de ações aos empregados conforme edital, que estabelece o prazo de 60 dias para se efetivar a compra tendo sido prorrogado até dia 28/01/2000, por solicitação do Clube, junto ao BNDES.
Mediante a dificuldade financeira dos empregados, que vivem em processo de reestruturação no quadro de pessoal da empresa, o clube tem que encontrar outras maneiras de negociar e administrar as ações dos empregados.
Para que o clube cumpra com suas obrigações financeiras, no pagamento da 1ª parte das ações ofertadas aos empregados, torna-se necessário, nesta 2ª parte de oferta das ações, realizar uma operação casada de compra com 30% do valor de emissão e venda no mercado financeiro, com 100% conforme edital, tornando o clube, através do deságio de 70%, independente financeira e politicamente, obtendo autonomia para exercer as funções para as quais foi criado.
Como sempre V. Excia. tem demonstrado grandes preocupações de ordem social com o processo de privatização implantado no país, os empregados dependem de vossa interferência junto ao Ministério dos Transportes, BNDES e BDMG, na elaboração de uma equação financeira, permitindo dessa forma que os empregados exerçam o direito de compra conforme determinado no edital, permitindo a sobrevivência do Clube Sudfer.
No aguardo da manifestação de V. Excia., reiteramos nossa disposição de luta comum por um país melhor para todos.
Palácio Barbosa Lima, 15 de dezembro de 1999.
FLAVIO CHEKER
VEREADOR PT