Dispõe sobre concessão de Título de Cidadania Honorária “Rufino José de Oliveira Fernandes”.
A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprova:
Art. 1º – Fica concedido o Título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora ao Excelentíssimo Senhor Rufino José de Oliveira Fernandes.
Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio Barbosa Lima, 27 de novembro de 2009.
FLÁVIO CHEKER
VEREADOR PT
JUSTIFICATIVA
Dr. Rufino José de Oliveira Fernandes é médico especializado em clínica médica e doenças infecciosas e parasitárias. Atuou como médico infectologista no Programa de AIDS no nosso município, no Pronto Socorro Municipal, na Santa Casa de Misericórdia e foi membro efetivo da CNAIDS (Comissão Nacional de DST-AIDS do Ministério da Saúde), entre 2002 e 2004.
Hoje exerce o cargo de Gerente Técnico de Programas do ICAP em Moçambique em um programa de atendimento e prevenção da AIDS daquele país.
Rufino abraçou a causa. Foi escolhido pela Columbia University de Nova York para implantar este projeto, primeiro na Província de Nampula, de fevereiro de 2005 a dezembro de 2008, e agora gerencia o projeto na capital de Moçambique, Maputo.
Além da causa médica, Rufino sempre militou na área sindical e partidária, tendo sido candidato a vereador pelo PT em nossa cidade em 2004, obtendo mais de 1800 votos.
É um ser humano íntegro, solidário, cheio de ideais, dono de um profundo humanismo onde a generosidade se faz sempre presente.
Juiz de Fora o recebeu aos dois anos de idade, aqui ele cresceu, estudou, formou-se médico e cidadão, agora ele se afasta de nossa cidade temporariamente deixando saudades, mas também profundo orgulho pelo seu trabalho, cidadania, desprendimento e solidariedade.
Pelo exposto peço aos nobres pares que aprovem a homenagem ora proposta.
Palácio Barbosa Lima, 27 de novembro de 2009.
FLÁVIO CHEKER
VEREADOR PT