O vereador Flávio Cheker segue na luta pela preservação de um dos tradicionais bens culturais de Juiz de Fora, o Cine Excelsior. O parlamentar teve aprovado nesta quinta, 17 de março, novo requerimento, endereçado ao Executivo e ao Comppac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural), que reivindica a Declaração de Interesse Cultural ao espaço de cinema, fechado há mais de 15 anos.
Como lembra o vereador, trata-se de um bem de profunda ligação cultural com o povo juizforano. “Deixar morrer o Cinema Excelsior é deixar morrer um pouco da identidade de cada um de nossos cidadãos e cidadãs, e condenar a coletividade a viver com menos raízes”.
O Cinema Excelsior chegou a ser reconhecido como uma das melhores salas de projeção do país, tanto por seus equipamentos como por sua arquitetura e decoração. Contudo, permanece fechado “para reformas” desde 1994. Desde então, a luta pela reabertura do espaço tem sido constante nos mandatos de Flávio Cheker. Naquele ano, mesmo antes do fechamento do espaço, o vereador já pedia o posicionamento do então prefeito da cidade, Custódio Mattos, quanto ao tema.
Apesar de tanto tempo de luta, inúmeras dificuldades vem se colocando contra a reabertura do Excelsior. Recentemente, o imóvel onde se encontra a sala foi vendido para um grupo privado local. Isso, no entanto, não desanima o vereador. “Preservar o Cinema Excelsior é resgatar um dos tradicionais espaços de nossa cidade, parte da História, da arte e da cultura de nossa gente”.
Nós não podemos morrer nossas raízes e nem lembranças,vamos fazer uma campanha para preservar nossos patrimonios históricos.
Tarde de mais …. Falam muito e fazem pouco, agora o excelsior vai ficar somente em nossas vagas lembranças ..