Ao se manifestar durante a audiência pública desta quinta-feira, 17 de março, o vereador Flávio Cheker cobrou transparência do Executivo municipal no debate sobre os reajustes das tarifas do transporte público da cidade. O evento propiciou a discussão sobre o aumento na tabela de preços dos táxis, e contou com a presença do secretário de transporte e trânsito do município, Márcio Bastos. “Queremos ver esta discussão mais aberta, escancarada, analisar de fato esta planilha. As discussões em Juiz de Fora não devem ficar restritas ao plano formal, devem ir ao plano prático”.
Na oportunidade, o parlamentar lembrou que os argumentos apresentados pela Prefeitura estão longe das reclamações apresentadas diariamente pela população. “Entre as razões do cidadão e as razões do Estado, fico com as razões do cidadão. É ele quem conhece, vivencia –e sofre – os problemas da cidade, entre os quais, a falta de táxis”, disse Cheker.
O vereador petista lembrou ainda que a discussão sobre o aumento das tarifas deve deixar de ser uma caixa-preta. Atualmente, para o reajuste dos preços praticados nos táxis e nos ônibus urbanos, os parlamentares apenas recebem uma planilha, a qual não podem discutir. Cheker cobrou que a lei que institui audiências para debater os reajustes no transporte tenha um desdobramento prático. “O processo está errado pela falta de admissão dos atores principais, a população de Juiz de Fora e mesmo de sua representação política, esta Câmara. Estamos assistindo à Prefeitura dizer que as coisas são assim e assim vão ficar”. O parlamentar cobrou que o atual governo abandone a prática de restringir a participação, uma espécie de “ensaboa”, como lembra o clássico samba de Cartola.