O vereador Flávio Cheker tomou posse como primeiro secretário do Conselho Consultivo da Reserva Biológica Municipal do Poço D’Anta, no dia 18 de dezembro, no plenário da Câmara Municipal. O Conselho foi criado com a finalidade de contribuir com a implementação de ações destinadas à realização dos objetivos de criação da referida Unidade de Conservação conforme a Lei nº 9985/2000 – SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza).
Leia mais e deixe seu comentárioApós pesquisa realizada pelo Instituto Tiradentes, de Viçosa, o vereador Flávio Cheker foi indicado como um dos vereadores mais atuantes da Câmara Municipal de Juiz de Fora. O resultado concedeu ao legislador uma das mais importantes distinções: a Medalha da Inconfidência.
Leia mais e deixe seu comentárioEm 2008, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completará 60 anos e, no dia 10 de dezembro, o vereador Flávio Cheker fez um pronunciamento na Câmara ressaltando que o documento foi criado nesta data em um contexto pós-guerra propício à construção de novas ideologias. Por sua iniciativa, foi criada há 10 anos, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal, da qual é presidente, buscando também promover medidas que respeitem os direitos básicos dos cidadãos.
Leia mais e deixe seu comentárioTraçar o perfil dos catadores de lixo e dos moradores de rua, diagnosticando sua realidade, com o objetivo de criar uma grande associação de profissionais e organizar o sistema de coleta, distribuição e reciclagem, foi uma das etapas do grande fórum de debates, gerado após audiências públicas convocadas pelo vereador Flávio Cheker e que culminaram com a realização do 1º Festival Lixo e Cidadania de Juiz de Fora, no Centro de Convivência do Idoso, nos dias 23 e 24 de novembro de 2007.
Leia mais e deixe seu comentárioO vereador Flávio Cheker realizou audiência pública, no dia 22 de novembro, para discutir a situação dos secretários de administração escolar e dos assistentes técnicos de educação básica, lotados na Secretaria Estadual de Educação e que não foram contemplados pelo reajuste concedido ao funcionalismo mineiro, através da Lei nº 17.006, de 25 de outubro de 2007. O encontro teve o objetivo de sensibilizar as autoridades estaduais, através de Representação Oficial encaminhada pela Câmara Municipal, na tentativa de que seja reavaliada a legislação e que promova a correção de equívocos de interpretação do texto legal, recentemente aprovado.
Leia mais e deixe seu comentárioApós ter recebido denúncias de maus tratos, irregularidades quanto à distribuição de remédios, e até de agressões físicas, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, presidida pelo vereador Flávio Cheker, visitou a unidade prisional Ceresp, no dia 07 de novembro, para verificar a veracidade das informações e as condições de funcionamento do presídio. O objetivo também foi de conhecer o novo diretor da Unidade, Giovane de Moraes Gomes e as normas do POP – Procedimento Operacional Padrão – adotadas desde o dia 16 de outubro, quando o Ceresp saiu da responsabilidade da Polícia Civil e passou a ser administrado pela Subsecretaria de Ação Prisional do Estado.
Leia mais e deixe seu comentárioA Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, através de seu presidente, vereador Flávio Cheker, visitou, no dia 31 de outubro, um dos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que funcionam na cidade. O Casa Viva atende pacientes com distúrbios psiquiátricos e a entidade vem passando por dificuldades financeiras e de pessoal, segundo relatos dos parentes de usuários, que enviam e-mails e cartas e procuram o vereador para solicitar ações que melhorem o atendimento nesses Centros.
Leia mais e deixe seu comentário“Ser dependente químico é um drama pessoal que pode e deve ser abordado sob vários ângulos, menos sob o ângulo do preconceito.” O alerta foi feito pelo vereador Flávio Cheker, durante audiência pública no dia 18 de outubro, que abordou o problema da falta de espaços e projetos para recuperação e tratamento de mulheres com dependência química, em Juiz de Fora.
Leia mais e deixe seu comentário“A Câmara é palco de debates, muitas vezes acalorados e apaixonados, onde percebemos a pluralidade da sociedade e seus interesses diversos. Entretanto, a postura de um homem público não deve ser a de acirrar esses antagonismos, mas a de contribuir para a unidade dos contrários, buscando lançar pontes e promover uma maior aproximação entre os princípios divergentes.”
Leia mais e deixe seu comentárioComo participante ativo do Conselho de Alimentação Escolar, o vereador Flávio Cheker, cumprindo uma das funções de membro do CAE, visitou, no início do mês de outubro, a Escola Municipal Professor Oscar Schimidt, junto com a presidente do órgão, Sílvia Maria Cordebelle de Almeida, observando as boas práticas de higiene e qualidade da merenda escolar.
Leia mais e deixe seu comentárioO vereador Flávio Cheker realizou audiência pública, no dia 24 de setembro, para tratar sobre o funcionamento e a destinação de recursos públicos para os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS – e o andamento da implantação da Reforma Psiquiátrica na cidade. Medidas tomadas pelo Poder Público também foram questionadas e colocadas em evidência pelo vereador, já que mais de 500 pacientes psiquiátricos internados poderão sofrer impactos com o descredenciamento de unidades pela União.
Leia mais e deixe seu comentárioAutor da proposta de tombamento do raríssimo acervo do cineasta João Carriço, o vereador Flávio Cheker defende a idéia de que o mesmo possa retornar à Juiz de Fora, ainda que em cópias, para que seja disponibilizado à população, possibilitando pesquisas e estudos, como referência de uma época e como serviço da cultura municipal.
Leia mais e deixe seu comentário“A adoção de políticas públicas que valorizem o trabalho do egresso do sistema prisional, a assistência educacional formal e profissionalizante, o esporte, o lazer e o contato com o mundo exterior sem discriminação e com oportunidades mínimas de exercício da cidadania e de dignidade como pessoa humana”. Estas são as metas do Protocolo de Intenções assinado por 22 entidades, no dia 4 de setembro, na Câmara Municipal, que permitiu a criação do Programa de Ressocialização do Egresso e do Recuperando do Sistema Prisional em Juiz de Fora.
Leia mais e deixe seu comentárioFlávio Cheker visitou, no dia 29 de agosto, a Usina de Triagem, em Santa Cruz, para conhecer o funcionamento da unidade, cujo controle poderá ser repassado pela Administração Municipal aos catadores. Essa decisão foi anunciada pela Prefeitura aos trabalhadores, durante audiência pública, no mês de julho de 2007, realizada pelo vereador.
Leia mais e deixe seu comentárioEm pelo menos quinze anos acompanhando de perto os inúmeros problemas de erosão, Flávio Cheker disse estar respirando mais aliviado, depois de ter visitado, no dia 27 de agosto, as obras que vêm sendo executadas no Morro do Alemão. Para o vereador, a satisfação é do ponto de vista ambiental, mas ele ainda quer alguns esclarecimentos sobre o processo e objetos da permuta, que foi realizada entre o Poder Público e a empresa de Engenharia Multitek.
Leia mais e deixe seu comentárioPor solicitação de Flávio Cheker foi realizada audiência pública, no dia 22 de agosto, para discutir os problemas enfrentados, há vários anos, por famílias que moram em área de ocupação, não regularizada, no bairro Borboleta. A regularização dos imóveis e a implantação de rede de água e esgoto foram questionadas pelo vereador que indagou, também, sobre a lenta atuação do Poder Público Municipal naquela região.
Leia mais e deixe seu comentárioSolicitando maior apoio do Poder Público para o desenvolvimento de suas atividades, entidades representativas dos movimentos da população de rua, associações e cooperativas, bem como os catadores de papel estiveram presentes na audiência pública, convocada pelo vereador Flávio Cheker, no dia 09 de julho, na Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo discutir ações que viabilizem uma política pública de maior visibilidade ao setor, que vem enfrentando inúmeras dificuldades, em situações de crescente vulnerabilidade e fragilidade social.
Leia mais e deixe seu comentárioA questão dos egressos do sistema penitenciário em Juiz de Fora foi discutida, no dia 03 de julho, no Legislativo Municipal, em meio a muita polêmica. A audiência do vereador Flávio Cheker, também presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, foi solicitada como tentativa de “amenizar” a situação dos 97 egressos que estão sob iminência de não mais prestar serviços para o Demlurb – Departamento Municipal de Limpeza Urbana, sem outras oportunidades profissionais.
Leia mais e deixe seu comentário“Trabalhar sob tensão, em contexto de violência, atuar em bolsões de pobreza e os baixos salários pagos, que obrigam o professor a cumprir várias jornadas de trabalho, podem ser as causas para o grande número de professores afastados sob licença médica”. A afirmação foi feita pelo coordenador do Sinpro (Sindicato dos Professores), Roberto Cupolillo, durante audiência pública, do dia 20 de junho, convocada pelo vereador Flávio Cheker, para debater as contratações, efetivações e condições de trabalho dos profissionais da rede pública de ensino.
Leia mais e deixe seu comentário
O vereador Flávio Cheker quer ampliação das discussões (antes da votação da matéria no Legislativo) sobre impactos ambientais e as alterações na qualidade de vida, que podem ocorrer com a aprovação das alterações na Lei de Uso e Ocupação do Solo proposta pelo Executivo. Isto porque, a mensagem 3615 propõe mudanças na Lei 6910/86, modificando taxas de ocupação e coeficientes de aproveitamento para novas construções, com alteração nos afastamentos laterais e áreas mínimas dos lotes.
Leia mais e deixe seu comentárioIndicado por alunos para ser anfitrião na Câmara Municipal de Juiz de Fora, o vereador Flávio Cheker recepcionou e proferiu palestra, no dia 31 de maio, para aproximadamente 24 estudantes e monitores de instituições ligadas à rede Inaciana de ensino. Com o tema “Economia Solidária”, sugerido pelo professor Mateus Geraldo Xavier, o evento contou com a participação de representantes de colégios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Leia mais e deixe seu comentárioComo Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal, o vereador Flávio Cheker realizou audiência pública, no dia 21 de maio, para debater a situação dos ciganos, que não conseguem tirar registro civil em Juiz de Fora e querem ter seus direitos reconhecidos. Para Flávio, é fundamental que essa parcela da população conquiste a cidadania e que a valorização cultural das comunidades tradicionais seja respeitada.
Leia mais e deixe seu comentário
A Administração Municipal precisa estar atenta e definir estratégias urgentes para que os Órgãos de Saúde se mobilizem e viabilizem a aplicação da Lei 10559/03, de autoria do vereador Flávio Cheker, que instituiu o Programa Municipal de Combate à Dengue. Isto porque a doença vem se proliferando rapidamente pela cidade, com mais de 130 casos confirmados no último balanço da Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante o mês de maio.
Leia mais e deixe seu comentárioTendo como base a proposta da Campanha da Fraternidade de 2007 – “Vida e missão neste chão”, o vereador Flávio Cheker realizou audiência pública, no dia 23 de abril, no plenário da Câmara Municipal, onde enfatizou, além dos desafios em defesa e preservação da Amazônia, também as principais questões ambientais de Juiz de Fora. Foram apresentados e discutidos problemas relacionados ao presente e ao futuro da cidade, assim como a situação dos catadores de papel e população de rua, as questões sobre o Projeto Plantação e sobre o passivo ambiental do Morro do Alemão, além de empreendimentos habitacionais que possam comprometer o meio em que vivemos.
Leia mais e deixe seu comentárioSaudado por sua iniciativa, apicultores e parlamentares parabenizaram o vereador Flávio Cheker por ter promovido audiência pública, no dia 27 de março, para reivindicar sede própria para a Associação do Apicultor de Juiz de Fora – APIJUR, bem como solicitar formas de o Executivo fornecer maiores incentivos aos produtores da cidade e região.
Leia mais e deixe seu comentário
Com o objetivo de conhecer as principais necessidades de cada região do Estado, a Procuradoria-Geral do Ministério Público de Minas Gerais promoveu a primeira audiência pública da Zona da Mata, no dia 17 de março, no Fórum Benjamin Colucci, em Juiz de Fora, onde diversas demandas da população foram apresentadas e discutidas pelo plenário. Flávio Cheker teve ativa participação no evento, encaminhando moções em defesa da preservação da Mata do Krambeck e do Projeto Social Plantação.
FLÁVIO COMEMORA COM A ASSOCIAÇÃO DOS RENAIS CRÔNICOS,
MAS HÁ AINDA MUITO TRABALHO PELA FRENTE
A ARCRO – Associação dos Renais Crônicos de Juiz de Fora está exercendo suas atividades em nova sede. É fato para ser comemorado, já que a entidade teve que lutar muito para não parar de atuar, definitivamente, na cidade, em decorrência da falta de espaço físico para seus atendimentos. O vereador Flávio Cheker teve participação destacada nessa luta, tendo realizado, em 2006, audiência pública para levantar os problemas enfrentados pela diretoria da Arcro, na qual denunciou a falta de apoio dos poderes constituídos e buscou maior conscientização sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Associação.
Após pouco mais de um ano no ar, nosso site pode comemorar mais uma conquista. Registramos mais de sete mil acessos em nossa página principal, somando-se a isto, aproximadamente, 35 mil visualizações nas páginas internas, que mostram, de forma objetiva e transparente, a nossa trajetória no mandato que exercemos junto à Câmara Municipal de Juiz de Fora.
“Não é um dia. Não é uma semana. Não são alguns meses. Não são alguns anos. São 42 anos! É uma vida inteira, que o casal trabalha, de forma voluntária, atuante e engajada em uma causa humanitária, que quase a totalidade da sociedade prefere não olhar: a assistência aos encarcerados.” Com estas palavras, o vereador Flávio Cheker prestou homenagem, no plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora, no dia 12 de fevereiro, ao casal Aparecido de Oliveira Vale e Lucília Alvarenga de Souza Vale, por dedicarem suas vidas a esse trabalho.
Convocada pelo vereador Flávio Cheker e, em atendimento à solicitação do Sindicato dos Bancários, foi realizada audiência pública, em 07 de fevereiro, onde, novamente entrou em pauta a questão da segurança das várias instituições financeiras de Juiz de Fora e suas competências constitucionais. “Com algumas exceções, os bancos vêm continuamente ignorando as leis municipais, e este fato vem gerando insegurança entre funcionários, clientes e população em geral”, destacou o vereador.
Leia mais e deixe seu comentário
O vereador Flávio Cheker proferiu pronunciamento no plenário da Câmara e apresentou requerimento cobrando posicionamento e informações do Executivo sobre o não cumprimento de Leis, em vigor há vários anos, que versam sobre a presença obrigatória de vigilantes noturnos nas Creches e Escolas, mantidas e geridas pelo Poder Público Municipal, bem como a que estabelece normas para a denominação nos logradouros de Juiz de Fora.
Para discutir as formas de ocupação previstas no projeto arquitetônico do Ginásio Poliesportivo Antônio Marcos de Nazareth Campos, empreendimento a ser edificado pelo Poder Executivo, o vereador Flávio Cheker convocou audiência pública, no dia 04 de janeiro, com o objetivo de defender, junto aos moradores do Bairro Aeroporto, que a obra seja destinada, em essência, à prática de esportes e não à realização de shows e grandes eventos, uma vez que o Bairro é considerado área residencial.
Leia mais e deixe seu comentário