O singular trabalho de reabilitação oral realizado pela equipe do Centro Odontológico de Atenção a Pacientes com Necessidades Especiais (COAPE) teve sua importância reconhecida pelo município. O vereador Flávio Cheker fez questão de entregar moções de aplauso a cada um dos profissionais que contribuem para a recuperação de pessoas especiais, aplicando um método que leva em consideração suas necessidades fisiológicas e biológicas e busca integrá-los socialmente. Com isso, o vereador busca divulgar o trabalho dos profissionais do Centro, realçando sua importância e seu reconhecimento pela sociedade.
Cheker destaca que “se não fosse o atendimento prestado por essa entidade, dificilmente os pacientes com necessidades especiais encontrariam tratamento semelhante em Juiz de Fora”. “Fico pensando na realidade de outros municípios que não prestam tal serviço”, acrescentou.
Única entidade da macro-região da Zona da Mata a realizar o trabalho, o Ceape tem 6 mil pacientes, além de atender casos de urgência e emergência. O público-alvo do centro são pessoas que precisam de atenção especial, às vezes por toda a vida, como pessoas com deficiência mental, problemas hematológicos e renais crônicos.
Desde que foi criado, em 1996, o centro vem sendo considerado uma referência, tendo sido reconhecido pela Secretaria Estadual de Saúde como modelo de Assistência Odontológica às pessoas com necessidades especiais.