A ameaça de perda dos recursos destinados à construção do Centro de Triagem de Materiais Recicláveis parece, felizmente, estar perto do fim. O Prefeito de Juiz de Fora, reunido ontem com o vereador Flávio Cheker, determinou que o chefe do Departamento de Administração Patrimonial do município tome providências imediatas e urgentes para resolver as questões que dificultam o início da obra. A decisão foi tomada em reunião convocada pelo vereador, da qual participaram também representantes da Ascajuf, da pastoral do povo de rua, do Banco do Brasil, além do Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Nos próximos dias, o chefe de patrimônio do município vai se reunir com o superintendente de patrimônio da União em Minas Gerais. Devem participar do encontro também o vereador Flávio Cheker e um representante do Banco do Brasil. As autoridades vão tratar das pendências que estão atrasando a cessão do terreno para a construção do centro. Os impasses precisam ser resolvidos até 25 de maio, prazo final para concluir a transação com o Banco do Brasil para a liberação dos R$ 200 mil destinados à obra.
As dificuldades enfrentadas pela Ascajuf na Usina de Triagem de Santa Cruz também foram debatidas hoje. O espaço, cedido pelo município, há vários meses funciona parcialmente, devido a problemas de maquinário. Para avaliar a adequação do local ao pleno desenvolvimento das atividades dos catadores, o prefeito vai solicitar a realização de um estudo de viabilidade de utilização da usina para fins de reciclagem.