Acionado o sinal verde para a construção do restaurante popular, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) já começa a se preparar para receber o equipamento público. O primeiro passo foi dado dia 16, com a realização do seminário “Gestão do restaurante popular”. O vereador Flávio Cheker, que também integra o conselho, esteve presente no evento, ao lado da presidente Bettina Koyro, expondo a expectativa do COMSEA para a gestão do restaurante popular de Juiz de Fora.
O seminário também contou com a participação de um representante do Ministério do Desenvolvimento Social, que apresentou o modelo defendido pelo órgão federal. Ao fim da exposição, foi realizado um debate com a finalidade de chegar a um consenso sobre o modelo de gestão que será defendido para o restaurante popular de Juiz de Fora.
No mesmo dia, o vereador também participou de compromisso relativo a outro mecanismo de defesa dos direitos de cidadania: o Conselho da Comunidade. Cumprindo cronograma estabelecido para a reativação do órgão, Cheker e mais três representantes do Fórum de Defesa dos Direitos Humanos (Fórum-DH) iniciaram os contatos com as entidades que têm direito a assento no conselho, reunindo-se com o presidente da Associação Comercial de Juiz de Fora.
No encontro, foi demonstrado o interesse do fórum na participação da Associação Comercial no conselho. A idéia foi bem recebida pelo presidente da entidade, que prometeu colocar o assunto em pauta na reunião da diretoria e defender a participação da associação.
Os representantes do Fórum DH devem visitar ainda este mês também a Fiemg Zona da Mata, o Centro Industrial de Juiz de Fora, a OAB de Juiz de Fora e o Conselho Regional do Serviço Social.