O vereador Flávio Cheker representou oficialmente a Câmara de Juiz de Fora na abertura da Iª Conferência Municipal de Cultura, ocorrida no dia 16 de outubro. Cheker, cujo mandato é marcado pelo incentivo à produção e à ampliação do acesso aos bens culturais, destacou em seu pronunciamento a importância de determinadas ações para o incremento das atividades culturais em todo o país.
Cheker apontou como medidas que fazem desse um momento ímpar para o setor a recém-aprovação do Vale-Cutura, contribuição federal no valor de R$ 50 mensais que será destinada aos trabalhadores de baixa renda com o objetivo de possibilitar o acesso a produtos e serviços culturais, e da proposta de emenda à Constituição (PEC) que vincula as receitas tributárias à área cultural, destinando ao setor pelo menos 2% dos impostos recolhidos pela União; 1,5% dos coletados pelos estados e 1% advindo dos municípios.
Reiterando palavras expressas na sessão matutina da Câmara Municipal, o vereador observou que “o homem público às vezes se assemelha a uma gralha, cinzento de tanto lamentar as insuficiências do poder público”. E acrescentou: “é preciso, contudo, reconhecer quando os avanços acontecem”.
Para ilustrar o potencial das medidas mencionadas, Flávio citou pesquisas recentemente realizadas pelo Ministério da Cultura. Os dados evidenciam que 96% dos brasileiros não frequentam museus, 93% nunca foram a uma exposição de arte, 78% nunca assistiram a um espetáculo de dança e apenas 14% vão regularmente aos cinemas. As pesquisas também trazem uma informação alarmante: 90% dos municípios brasileiros sequer possuem cinemas, teatros, museus ou centros culturais .
O propósito da conferência foi justamente contribuir para modificar situações como essas. O evento estabeleceu-se como um espaço de debate, no qual representantes de diversas áreas da produção cultural propuseram diretrizes a serem seguidas nos âmbitos municipal, estadual e nacional. As metas traçadas serão agora apreciadas em encontro estadual, previsto para dezembro desse ano. Se aprovadas nessa etapa, seguirão para a Conferência Nacional, na qual será elaborado o Plano Nacional de Cultura.