A semana em que se comemora a radiodifusão no Brasil foi escolhida para debater um tema conexo em Juiz de Fora: o uso dos meios de comunicação como instrumentos para o exercício da cidadania. Na véspera do dia nacional da radiodifusão, 24 de setembro, a Câmara Municipal sedia uma audiência pública sobre rádios comunitárias. Convocado pelo vereador Flávio Cheker, autor de um projeto de lei que dispõe sobre o funcionamento de rádios comunitárias no município, o evento será um espaço para discutir a situação desses veículos em Juiz de Fora.
A audiência começa às 15h e é aberta ao público. Participam do debate detentores de concessão de rádios comunitárias, representantes de rádios comerciais, movimentos sociais e culturais e pesquisadores da área. Também pode intervir qualquer cidadão interessado no assunto.
Na seqüência, ocorre a Iª Conferência Municipal de Comunicação (Conecom). O evento, marcado para os dias 25 e 26, tem por objetivos debater a democratização da comunicação e formular propostas para o setor. As diretrizes aprovadas em Juiz de Fora serão encaminhadas às conferências estadual e nacional, para a elaboração do Plano Nacional de Comunicação.
As inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 21, e vão até quinta-feira, dia 24. A Conecom é direcionada a representantes da sociedade civil, estudantes, empresários da comunicação, membros do poder público e jornalistas. As inscrições serão realizadas no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de JF e Região, situado na rua Floriano Peixoto, nº 72 – Centro, das 9h às 12h, e das 15h às 18h.
São oferecidas vagas para delegados, que terão direito a voz e voto na apreciação das propostas, e para observadores, que poderão apenas emitir opiniões. Para participar como delegado, os interessados devem apresentar apenas um documento da entidade à qual pertence fazendo a indicação. Não será cobrada nenhuma taxa.
A abertura do evento acontece dia 25, às 19h, na Câmara Municipal. No sábado, a conferência prossegue no Instituto Metodista Granbery. Pela manhã, será debatida a relação entre movimentos sociais e comunicação. Em seguida, será apresentado o cenário da comunicação em Juiz de Fora. À tarde, dez grupos de trabalho formularão e votarão propostas para serem encaminhadas às etapas estadual e nacional da conferência.
A Conecom foi organizada com o apoio da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Universidade Federal de Juiz de Fora e de entidades da sociedade civil. A Câmara foi representada pelo vereador Flávio Cheker.