Especialmente convidado a participar do 3º Encontro de Enfermagem Obstetrícia e Neonatal do Estado do Rio de Janeiro (3º ENEON), na UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o vereador Flávio Cheker integrou a Mesa Redonda sobre “Políticas de Assistência à Saúde da Mulher e Recém-Nascido nas Casas de Parto, tendo proferido pronunciamento com o tema “A Perspectiva Política das Casas de Parto no Brasil”. O evento contou com três dias de atividades, de 10 a 12 de abril, com a realização de Oficinas, Conferências, Mesas Redondas, e Exposições.
A ABENFO – Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Estado do Rio de Janeiro promoveu o Encontro com o objetivo de debater a “Prática da Enfermagem Obstétrica e Neonatal no SUS: Fortalecendo os Nexos na Inserção do Pacto pela Saúde”. Para isto, contou com a presença de profissionais ligados à saúde da mulher, cientistas, estudiosos, e pessoas preocupadas com os cuidados durante a gestação, parto e nascimento, assim como com a perspectiva de redução da mortalidade materna e neonatal.
O vereador Flávio Cheker tem participado do movimento pela retomada das atividades integrais da Casa do Parto da UFJF em Juiz de Fora, tendo realizado audiência pública e reunião de repercussão nacional, que vem mobilizando grande parte da população e profissionais da saúde. A Entidade recebeu, durante o 3º ENEON, uma Oficina específica para abordagem do tema a “Assistência de Enfermagem no Processo de Gestar, Parir e Nascer na Casa de Parto de Juiz de Fora”, registrando a participação de Maria das Dores de Souza (Vice-Coordenadora da CP-JF), Maria Inês Gomes de Almeida, Joanna d’Ark Gonçalves e Heloisa Martins de Oliveira.
As atividades do Encontro abordaram diversos temas de relevante importância, como o planejamento familiar; métodos contraceptivos; parto hospitalar e domiciliar; a qualidade e a assistência da enfermagem obstétrica; atenção humanizada no Pré-Natal, Parto e Puerpério; o pacto pela redução da mortalidade materna e neonatal; as políticas de assistência à saúde da mulher e recém-nascido; bem como os desafios, as evidências científicas, avanços e perspectivas, além do relato de experiências vivenciadas por enfermeiras obstétricas no parto domiciliar.
Além de Flávio Cheker, a Mesa Redonda sobre as “Políticas de Assistência à Saúde da Mulher e Recém-Nascido nas Casas de Parto” também registrou a presença de Maria das Dores de Souza (CP-MG), Simone Diniz (USP e REHUNA), Lena Vânia Carneiro Peres (Ministério da Saúde) e Nábia Maria Almeida de Figueira (UNIRIO).