A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda (Sdeer), em parceria com a empresa Almaviva e o Instituto Crescer, estão promovendo, nesta quarta-feira, 9, uma ação de capacitação e preparação de mão de obra para inserção no mercado de trabalho. O objetivo é beneficiar membros dos programas Bolsa Família e Poupança Jovem, acima de 18 anos, com ensino médio completo, que estão em busca do primeiro emprego. A iniciativa conta com a participação do Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Qualificação Profissional (Disq) e com o Departamento de Transferência de Renda (DTR).
Na ocasião, o Instituto Crescer ministrou palestra, a fim de explicar aos participantes o papel que o instituto desempenha, em parceria com a Almaviva, através de cursos de qualificação profissional. O propósito é integrar jovens ao mercado de trabalho, na área de callcenter. Já na primeira etapa da ação, foram selecionados candidatos, por meio de provas de conhecimentos gerais, português, matemática, informática e redação. Eles serão encaminhados às vagas disponíveis e farão o curso oferecido pelo instituto. Em seguida, serão direcionados ao mercado de trabalho, com o certificado de participação. A palestra contou com aproximadamente vinte participantes.
O titular da SDS, Flávio Cheker, reafirmou que a secretaria continuará trabalhando intensamente uma das metas fundamentais da gestão, que é propiciar o acesso ao mundo do trabalho às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. “É uma satisfação vermos beneficiários de programas sociais atingirem sua autonomia de vida através da qualificação profissional e do acesso ao emprego.”
Segundo o chefe de Departamento do Disq, José Francisco de Oliveira, o programa é uma forma de os jovens conquistarem sua autonomia financeira e também é uma porta de saída da dependência de programas sociais.
A estudante Juliana Aparecida da Silva Pury, de 18 anos, considera a iniciativa importante para seu ingresso no mercado de trabalho, já que ainda não tem experiência e nenhum tipo de formação profissional.