O vereador Flávio Cheker conferiu, no dia 15 de dezembro, Moção de Aplauso à nova direção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais – Sind-UTE, eleita no último pleito. Tendo sido a primeira vez que ele lançou mão deste recurso na Câmara, Cheker afirmou ter sentido a necessidade real de homenagear os companheiros de magistério, pela incansável luta, pela competência desenvolvida, apesar de todas as dificuldades e empecilhos da profissão.
Falando dos percalços, o vereador refez parte da trajetória histórica, lembrando a luta dos professores por melhores salários e qualidade de trabalho. Ressaltou a importância dos movimentos sindicais pela busca constante de melhorias no ensino e falou sobre a responsabilização contínua do Estado com os rumos da educação.
“Como são vivos os episódios da difícil luta contra governantes insensíveis, as greves e correrias da polícia, os bombardeios de água, cães e cavalaria, utilizados pelo governo através de força bruta contra os educadores, em uma tentativa de nos intimidar. Mas, felizmente, a nossa sensibilidade venceu. A categoria respondeu com mais denodo, mais empenho na luta pela busca de uma sociedade mais humana e fraterna”, ressaltou Cheker.
Aos profissionais homenageados, o vereador analisou as campanhas e o quadro de derrota e vitória em eleições do sindicato em pleitos anteriores, destacando a importância de uma diretoria combativa, com experiência, que tenha lastro na história da educação como retomada em luta das principais reivindicações da categoria.
Flávio Cheker registrou sua emoção ao estar com um grupo de valorosos e combativos profissionais do ensino, que vem há muitos anos atuando na entidade, pautando suas atividades pela defesa intransigente da educação pública universal e de boa qualidade.
A palavra foi aberta à educadora e representante do Sind-UTE, Maria Elisa Barone que proferiu agradecimento em nome dos homenageados com a Moção de Aplauso. Ela destacou que Juiz de Fora tem uma tradição de luta pela educação de qualidade, reafirmando o compromisso de todos em representar, com garra, a força dos profissionais da educação nessa busca.
Os homenageados com a moção de aplauso, foram:
Ana Maria Silva Oliveira; Ana Paula da Silva; Ângela Maria Mariano Duque;
Edson Resende da Silva; José Eduardo Ferreira Milione; Lúcia Helena Mellino;
Maria das Graças Vieira Campos; Maria Elisa Monteiro Vieira Braga Barone; Nivalda Maria Perobelli; Regina Célia Barroso; Vicentina Maria Celeste Ribeiro de Castro;Zilda Villela de Oliveira.