O Centro de Referência Especializado Para População em Situação de Rua (Centro Pop), serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), divulgou o relatório dos serviços realizados em novembro. Foram 3.742 atendimentos, que correspondem a todos os serviços oferecidos, com assistentes sociais e/ou psicólogos, refeições, atividades sociais e encaminhamentos para outros serviços da PJF.
Das 243 pessoas em situação de rua atendidas no mês, 181 participaram de atividades socioeducativas. Já através do serviço de atendimento ao migrante, 80 pessoas em situação de rua receberam auxílio para retornar às suas cidades de origem. Além disso, 2.689 tíquetes-refeição foram distribuídos ao longo do período, garantindo gratuidade no Restaurante Popular.
Abordagem Social
Durante o mês, o Serviço de Abordagem Social realizou 518 atendimentos. Este serviço, agora independente e desvinculado do Centro Pop, busca oferecer, para os cidadãos em situação de rua, locais com melhores condições de vida, onde recebem refeições adequadas e encaminhamento para diversas áreas, inclusive tratamento de saúde e até de moradia própria (através do aluguel social). Existe, ainda, a possibilidade de que essas pessoas sejam incluídas no Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico), para o recebimento do Bolsa Família ou outros benefícios.
A unidade
O Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção na sociedade do cidadão em situação de rua, buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. A unidade conta, ainda, com uma biblioteca e uma sala de artes para a promoção de oficinas de artesanato. O Centro Pop tem capacidade para atender, em média, 120 pessoas por dia e funciona na Rua Oswaldo Veloso, 190, no Centro. O cidadão pode ter acesso procurando pessoalmente a unidade, ou através do Serviço de Abordagem Social, que pode ser solicitado por qualquer pessoa, pelo telefone 3690- 7770.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.