A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou, na manhã desta terça-feira, 23, uma assembleia geral com os usuários do Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop), no próprio local. O encontro reuniu cerca de 40 cidadãos atendidos pelo serviço. O objetivo foi apresentar o reordenamento do Centro Pop e as novas atividades que serão desenvolvidas na unidade, além de captar as demandas dos usuários em relação ao funcionamento.
A grande novidade anunciada na assembleia foi o “Círculo de Alfabetização e Cultura”, realizado em parceria com a Secretaria de Educação (SE), que vai começar em agosto, no Centro Pop. “Este ciclo terá duração de 6 meses e visa a elevar o nível de escolaridade dos cidadãos de rua. Os benefícios vão desde a possibilidade de reinserção no mercado de trabalho à elevação de autoestima, pois resgata a cidadania que muitas vezes é negada a quem não sabe ler e escrever. Eles sairão daqui com certificados que atestam o nível de escolaridade, podendo continuar os estudos em outras instituições de ensino”, destacou a responsável pelo Círculo, Marli Corrêa Pires, técnica da Supervisão de Jovens e Adultos da SE.
Na ocasião, foi apresentado ainda o Plano Individual de Atendimento (PIA), desenvolvido para viabilizar a saída da situação de rua. “O plano é a grande estratégia que temos nesse sentido. Com ele, será feito um diagnóstico personalizado, que vai nos embasar para realizar o melhor encaminhamento à rede socioassistencial do município e possibilitar o processo de autonomia destes cidadãos”, explicou o chefe do Departamento de Proteção Especial (DPE) da SDS, Lindomar José da Silva.
Demandas dos usuários
Durante a assembleia, foi apresentada a nova grade de atividades do Centro Pop, incluindo oficinas de pintura, bordado, artes e pintura de unhas. Também foram adiantados os serviços que serão disponibilizados nos próximos meses, como local adequado para realizar higiene pessoal e guardar pertences. O encontro recebeu, ainda, demandas dos usuários para aperfeiçoar o serviço.
“É um trabalho conjunto, estamos aqui, gestão, execução e atendidos, para ouvir e sermos ouvidos, no objetivo de construir e desencadear a melhora do serviço. É um momento muito positivo”, declarou a chefe do Departamento de Proteção Especial da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), Alexandra Rossi.
Os usuários do Centro Pop também aprovaram a realização do encontro. “Queria agradecer essa nova grade que foi desenvolvida, são muitas atividades interessantes. Temos que agarrar a oportunidade que está sendo dada para melhorar nossa vida”, disse Felipe de Souza Rodrigues, 33, usuário do Centro Pop.
Após o depoimento de outro usuário, que relatou a melhora de vida e geração de renda depois de participar das oficinas de pintura e bordado, Jean Carlos de Aguinel, 38, também atendido pela unidade, emendou: “Não adianta sentar e ficar reclamando. O irmão me mostrou o outro lado da moeda. Se funcionou pra ele, vai funcionar pra mim. Como diz o Cazuza, o que adianta uma ideologia se minhas ideias não correspondem aos fatos?”, citou, arrancando aplausos dos outros usuários.
A próxima assembleia está marcada para 11 de agosto, quando as equipes da SDS e da Amac se reunirão novamente com os atendidos do Centro Pop para dar um retorno às demandas e prosseguir as discussões acerca da melhoria do serviço.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.